Autor Tópico: Limitar opções de usuário no Lubuntu  (Lida 3328 vezes)

Offline RicardoScar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Limitar opções de usuário no Lubuntu
« Online: 14 de Novembro de 2012, 08:26 »
Olá, tenho duas dúvidas

Tem como eu criar no Lubuntu um usuário que não consiga mudar o papel de parede, ou fazer com que o sistema peça a senha pra muda-lo? Instalei Lubuntu em uns PCs de uso coletivo aqui e o pessoal ta zuando o papel de parede.. rs
Também não sei se tem como fazer ele iniciar uma sessão automaticamente sem entrar na tela que pede pra selecionar o usuário pra logar, tem como?

Obrigado

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Limitar opções de usuário no Lubuntu
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2012, 22:26 »
Cara tbem nao sei como gerenciar melhor estas politicas de acesso mas sabe o que da para vc fazer, quanto aos papeis de parede entre no perfil do usuario que queira bloquear e mude as permissoes das imagens. o problema é que mesmo assim poderam mudar se baixar novos da internet ou pen drive.

Se quiser tentar;

Entre no perfil do usuario
Código: [Selecionar]
$ cd /home/perfil_usuario
Ache a pasta onde estao os papeis de parede ma maioria das vezes pasta "imagens";
Código: [Selecionar]
$ ls -l
Restrinja o acesso a esta pasta mudando de dono; ( apossando da pasta para root ou outro usuario)
Código: [Selecionar]
sudo chown root.root imagens
Para dar certo depois da mudança as permissoes tem que estarem em modo 770.
Código: [Selecionar]
sudo chmod 770 imagens
Esse seria o modo mais tosco de se fazer isso, mas vamos ver se alguem posta uma solução melhor abç
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Limitar opções de usuário no Lubuntu
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2012, 22:36 »
Se usa o Lubuntu, em Sistema> Configurações de Usuários, tem algumas opções avançadas. Veja se ajuda.

Também já li que pode tentar bloquear o acesso à alguma pasta oculta do usuário, bloquear escrita nela, etc...

Offline RicardoScar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Limitar opções de usuário no Lubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2012, 09:14 »
valeu moçada..

Eu dei uma fuçada nessas configurações avançadas logo que instalei e só consegui fazer o sistema logar sem pedir senha, ainda aparece a tela de login.

Quanto aos papéis de parede, ta tranquilo agora, já deve ter perdido a graça mudar ele uahau

Obrigado.

Offline jefersoncerutti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Limitar opções de usuário no Lubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2015, 10:44 »
Estou efetuando a instalação do Lubuntu15 em 60 estações de trabalho em um Domínio Windows.
Bloquear o papel de parede para pedir autenticação não consegui ainda. O que consegui foi alterar as permissões do arquivo para somente leitura  assim o usuário até consegue alterar o papel de parede, porém quando voltar a entrar no sistema o papel de parede volta a ser definido.
Segue os comandos.
$sudo su
#chmod 550 -R ~/.config/pcmanfm/lubuntu/
Nota que quando utilizamos o skel podemos alterar o arquivo /etc/skel/.profile e adicionar a linha acima no final do mesmo assim quando adicionar todo usuário o mesmo fica impedido de modificar o arquivo.
 
Nota estou utilizando o Lubuntu 15.04 Vivid Vervet released com o window LXDE vale ressaltar que o usuário até consegue alterar o papel de parede, porém depois de desconectar o entrar novamente o papel de parede volta a ser o que era.

Na empresa que está sendo implantado o linux como estação de trabalho os mesmos já utilizam o libreoffice assim não está havendo impactos, não aconselho efetuar a migração de sistema operacional mais conjunto Microsoft Office para um Linux com o LibreOffice, para efetuar esse procedimento o primeiro passo é mudar o MS Office para o Libre Office e só assim depois que os usuários pararem de reclamar e dizerem que o libre office "não funciona", por não saber onde está a função correspondente ou simplesmente não lêem o que está na tela, só assim efetuamos a migração de sistema operacional.


Os usuários que estão utilizando o LUbuntu até o momento não encontraram dificuldades e sim elogiaram rapidez e segurança.

A interabilidade entre o sistema Microsoft e Linux está fantastica, para interabilidade foi utilizado o C.i.d.
Segue link onde podemos efetuar o download do Lubuntu e C.I.D.:
http://lubuntu.net/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ubuntu-1404-no-AD-com-CiD