Autor Tópico: Dúvidas sobre particionamento de HD  (Lida 10579 vezes)

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Dúvidas sobre particionamento de HD
« Online: 22 de MAR?O de 2013, 17:04 »
Olá a todos, sou usuário Ubu12.04 (a uma semana) e tenho algumas dúvidas quanto a particionamento que ficaria feliz se fossem esclarecidas.
Espero que esta seja a área correta, se não, peço que algum moderador mova o tópico para devida área.

Criei os particionamentos de meu sistema da seguinte forma:

Pelo Win7
1- Dividi a partição do Win7 e deixei pouco mais de 157 GB (o máximo que consegui) livre para instalação do Ubuntu

Pelo CDR Ubuntu 12.04 LTS comecei a configurar as partições manualmente
2- Criei uma partição "/" de 27 GB
3- Criei uma partição "/home" de 125 GB
4- Criei uma partição "swap" de 5 GB

Minha primeira dúvida é quanto as diferenças entre tipo de partição "Primária" e "Lógica", bem como "Início" e "Final".

Minha segunda dúvida, é com o fato de que quando tentei criar uma partição livre de 25 GB para outro SO (ainda durante a instalação do Ubuntu) e deixar apenas 100 GB para /home, o sistema aparentemente chegou ao limite de partições, sendo:
Código: [Selecionar]
sda1 - Win7
sda2 - Ubuntu
sda3 - /home
sda5 - swap

Como em todos os tópicos que li sobre instalação do Ubuntu o autor conseguia criar mais de 4 partições sem problemas, fiquei com essa dúvida, em relação ao motivo pelo qual não foi permitido criar novas partições e como solucionar este problema.

Por último, gostaria de entender as diferenças entre ".ext3" e ".ext4". Como em todos os tutoriais que li o autor instalava como ".ext3" eu o escolhi em minha instalação, tanto para "/" quanto para "/home".
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2013, 17:19 »
Ola

Minha primeira dúvida é quanto as diferenças entre tipo de partição "Primária" e "Lógica", bem como "Início" e "Final".

Leia => http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

Minha segunda dúvida, é com o fato de que quando tentei criar uma partição livre de 25 GB para outro SO (ainda durante a instalação do Ubuntu) e deixar apenas 100 GB para /home, o sistema aparentemente chegou ao limite de partições, sendo:
Código: [Selecionar]
sda1 - Win7
sda2 - Ubuntu
sda3 - /home
sda5 - swap

O padrão IBM (MBR) PC admite apenas quatro partições primárias, ou tres partições primarias e uma extendida, e esta extendida pode ter até 256 partições Lógicas
 
Leia => http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

Como em todos os tópicos que li sobre instalação do Ubuntu o autor conseguia criar mais de 4 partições sem problemas, fiquei com essa dúvida, em relação ao motivo pelo qual não foi permitido criar novas partições e como solucionar este problema.

Como Já explicado, não foi permitido criar novas partições pois você as fez sem conhecimento

Por último, gostaria de entender as diferenças entre ".ext3" e ".ext4". Como em todos os tutoriais que li o autor instalava como ".ext3" eu o escolhi em minha instalação, tanto para "/" quanto para "/home".

Extended File System,
Ext4 é uma evolução do ext3, que é uma evolução do ext2

Leia => http://pt.wikipedia.org/wiki/Ext
Leia => http://pt.wikipedia.org/wiki/Ext4
Leia => http://www.hardware.com.br/artigos/ext4/

[]'s e bons estudos
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2013, 17:25 por Tota »

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #2 Online: 22 de MAR?O de 2013, 17:25 »
Agradeço os links ^^
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Dúvidas quanto a instalação múltipla de distros
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:03 »
Olá galera do UbFórum, meu nome é Kayo Henrique e sou iniciante GNU/Linux. Recentemente comecei a utilizar o Ubuntu 12.04 LTS, porém não liberei espaço para a instalação de novas distros, então vim pedir ajuda a vocês quanto ao particionamento para a instalação de outras distribuições.

Minha intenção é puramente de aprendizado, por isso quero utilizar outras distros para estudá-las, razão pela qual gostaria de ter certa liberdade quanto ao desdobramento das distros, bem como em suas organizações, mas não há necessidade de particionamentos extravagantes já que não serão para uso pessoal, apenas para experimentos.

Atualmente pretendo manter o Win7, até aprender a configurar com maestria uma distro em meu HD. Possuo um HD de 320 GB no Notebook (Sony Vaio VGN-FW455J), além de um HD externo que uso para Backup's. O máximo que consegui liberar do Win7 (após formatação) foram 150 GB, e por hora gostaria da opinião de vocês quanto ao seguinte particionamento:

Código: [Selecionar]
sda1 Win7 150 GB
sda2 *150 GB extendido
 sda3 /Ubuntu 25 GB lógica
 sda4 /home 40 GB lógica
 sda5 /Distro 20 GB lógica
 sda6 /home 20 GB lógica
 sda7 /Distro 20 GB lógica
 sda8 /home 20 GB lógica
 sda9 swap 05 GB lógica

Não sei se isso vai funcionar, nem se ficarão bem particionadas, então vim pedir a opinião de vocês.

Também, se alguém me ensinasse a liberar mais espaço do Win7, pois achei muito estranho formatar o HD e só conseguir liberar 150 GB do espaço no qual o Win7 estava instalado, ainda que apenas 30 GB haviam sido ocupadas na instalação do SO.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2013, 23:04 por Kayo He »
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvidas quanto a instalação múltipla de distros
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:06 »
Dá uma procurada no fórum, muita gente já teve a mesma dúvida q vc já teve, eu já respondi algumas (Dá uma pesquisada pelo meu usuário). Sugiro vc pedir depois para unir este tópico ao já existente, faz pouco tempo q essa mesma dúvida surgiu (é só clicar em "Denunciar ao Moderador").

Não precisa ter uma /home para cada distro. Usa a pesquisa do fórum.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2013, 23:08 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas quanto a instalação múltipla de distros
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:25 »
Oka, quando encontrar algum tópico semelhante apago este tópico e posto minha dúvida lá (se restar alguma).
Obrigado pela resposta ^^
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvidas quanto a instalação múltipla de distros
« Resposta #6 Online: 22 de MAR?O de 2013, 23:55 »
Oka, quando encontrar algum tópico semelhante apago este tópico e posto minha dúvida lá (se restar alguma).
Obrigado pela resposta ^^

Não precisa apagar, dá para agregar no outro tópico, fórum tem bastante recurso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2013, 11:25 »
Estou com uma dúvida parecida, minha intenção é a instalação de Distros Múltiplos, em que a primeira é a principal, sendo o Ubuntu, as outras duas serviriam para estudo dos SO's específicos. Como não tenho experiência quanto ao particionamento gostaria da opinião de vocês quanto a seguinte configuração:

Código: [Selecionar]
sda1 Win7 150 GB
sda2 *150 GB extendido
 sda3 /Ubuntu 28 GB lógica
 sda4 /Distro 20 GB lógica
 sda5 /Distro 20 GB lógica
 sda6 /home 80 GB lógica
 sda7 swap 02 GB lógica
"Possuo 4 GB RAM"

Também gostaria de pedir ajuda quanto a liberação de mais espaço da partição do Win7, pois formatei o mesmo e consegui liberar apenas 150 GB do mesmo, ainda que apenas 25 GB estejam sendo usados (pela instalação do próprio Windows). Não preciso de mais que 60 GB para esta partição.

Outra coisa que esqueci de perguntar, se no futuro quiser substituir uma das Distros por outra, basta apagar o usuário da mesma em "/home" e formatar a partição "/" da Distro?
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2013, 12:44 »
Meu notebook com 160gb/hd  está assim
sda1...1gb...ntfs...bootwindows >> partição criada automaticamente qod se instala o vista ou  seven
sda2...49gb...ntfs...windows-7
sda3...80gb...ntfs...BKP (documentos/imagens/musicas/videos) >> pode ser acessada pelo w7 e pelo linux
sda4...extendia
sda6...28gb...ext.../...Ubuntu
sda7...2gb...swap

Desta forma posso instalar cada nova versão do ubuntu na sda6 s/ perder meus dados na sda3
O tamanho das partições depende do tamanho do hd
Lembre-se que o hd pode ter 4 partições primarias ou 3 primarias + 1 extendida , dentro da qual vc pode criar varias partições logicas nas quais pode instalar sua distro s/ problemas
Lembre-se tbem que windows só funciona em partições primarias

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #9 Online: 23 de MAR?O de 2013, 15:15 »
Ola acho mais conveniente ao invez de criar o multi boot com 2 ou mais sistemas(que pode dar um pouco de confusao ao iniciante) que vc use o Virtualbox, ja que vc tem uma /home grande.

Instale o Windows e o Ubuntu 12.04 no seu HD e deixe os dois como referencia, e nas maquinas vituais dentro do Ubuntu vc isntala as outras distros para testar.

A swap nao precisa ter mais que 2 gigas, se vc tem 4 giga de memoria ram nao precisa de swap.

Se vc quiser mesmo assim criar uma, pode ser de apenas 1giga.

Pegue apostilas na minha assinatura abaixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #10 Online: 23 de MAR?O de 2013, 18:05 »
Clodoaldops
Não quero investir em uma participação para dados Win/Linux, já que não possuo documentos nesse sentido. Meu HD é um Pendrive de 16 GB com todos os documentos e aplicativos úteis, sendo mais versátil já que posso acessar em qualquer máquina. Minha intenção vem a ser usar o Win7 em uma partição primária (queria que fosse de apenas 60 GB, mas não consegui reduzir mais que 150 GB) e as distribuições Linux dentro de uma partição extendida, desta forma:

Código: [Selecionar]
sda1 Win7 150 GB
sda2 *150 GB extendido
 sda3 /Ubuntu 28 GB lógica
 sda4 /Distro 20 GB lógica
 sda5 /Distro 20 GB lógica
 sda6 /home 80 GB lógica
 sda7 swap 2? GB lógica



Platao
Minha intenção é de instalar várias distros para estudar seus códigos e analisar como os aplicativos rodam em distros distintas, ou seja, quero destrinchar as distros, isso seria possível pelo Virtualbox?
Também gostaria de saber se faz-se necessária a instalação de uma distro 64 bits para fazer uso dos 4 GBs RAM, se for possível utilizar os 4 GBs em distros 32 bits (que aparentemente são mais estáveis), então colocaria apenas 1 GB de swap.

Agradeço pelas apostilas ^^



Instalar diversas distros pareceu até simples para mim, minha dúvida mesmo é em relação ao espaço do HD necessário para cada distro, pois pretendo usar e abusar delas.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2013, 19:37 por Kayo He »
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #11 Online: 23 de MAR?O de 2013, 19:42 »
Ola, usar o Virtualbox para testar distros parece ser no seu caso uma boa pedida. Vc tbm pode selecionar uma partição separada deixar um tri-boot windows-Ubuntu-outra distro se desejar e ainda usar o Virtualbox dentro do Ubuntu ou no Windows.

A performace vai ser um pouco prejudicada porque esta rodando o sistema em maquina virtual, mas no caso e uma excelente alterativa para o estudo que vc deseja.

Vale lembrar que vc pode no ubuntu tbm instalar outros ambientes graficos como o Xface e Kde.

O Ubuntu de 32bits tbm reconhece os 4 gigas de ram normalmente atravez do kernel PAE que e instalado automaticamente. Veja mais aqui;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102907.msg566858.html#msg566858

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #12 Online: 23 de MAR?O de 2013, 20:08 »
Agradeço pela ajuda Platao, testarei o Virtualbox assim que possível ^^
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #13 Online: 23 de MAR?O de 2013, 20:47 »
-deixe windows na partição primaria e crie uma extendida (sda3) com 4 partições logicas
sda1...boot-windows
sda2...windows7
sda3...extendida
sda5.../...distro1
sda6.../...distro2
sda7.../...distro3
sda8.../home
sda9...swap...1gb >> dá e sobra

-se vc tem 4gb/ram use distro 64bits
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2013, 20:52 por clodoaldops »

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #14 Online: 23 de MAR?O de 2013, 20:52 »
Era essa a ideia, só não sabia quanto de memória deixar para as outras distros, de qualquer forma farei como sugerido pelo Platao (Virtualbox).

Agradeço pela ajuda clodoaldops ^^
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB