Autor Tópico: Dúvidas sobre particionamento de HD  (Lida 10524 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #15 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:06 »
Kayo

Esse tópico explica bem a diferença entre partições lógicas e primárias e porque devemos priorizar as últimas:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,98836.0.html
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #16 Online: 25 de MAR?O de 2013, 00:08 »
Agradeço o suporte, darei uma olhada ^^
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Recifense

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2014, 15:24 »
Ola acho mais conveniente ao invez de criar o multi boot com 2 ou mais sistemas(que pode dar um pouco de confusao ao iniciante) que vc use o Virtualbox, ja que vc tem uma /home grande.

Instale o Windows e o Ubuntu 12.04 no seu HD e deixe os dois como referencia, e nas maquinas vituais dentro do Ubuntu vc isntala as outras distros para testar.

A swap nao precisa ter mais que 2 gigas, se vc tem 4 giga de memoria ram nao precisa de swap.

Se vc quiser mesmo assim criar uma, pode ser de apenas 1giga.

Pegue apostilas na minha assinatura abaixo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Olá Platão,

1. Eu estou tentando resolver o mesmo problema do caio, ou seja, quero instalar 04 sistemas diferentes em meus 02 notebooks. Consegui em dual boot.
2. Eu tenho o VirtualBox e já instalei várias distribuições e digo " o desepenho é pífio " em relação à distribuição instalada diretamente no HD.

Mas valeu a dica,
Obrigado.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre particionamento de HD
« Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2014, 16:54 »
Se no caso, vc quer ter uma experiencia mais proxima do sistema isntalado no HD, e melhor usar um live pendrive com a distro que vc quer testar. Se vc tem bastante memoria na maquina, todo o sistema e carregado na memoria, o pendrive somente e usado para ler os dados na partida do sistema ou na carga dos aplicativos, depois que ele carregou uma vez, vai tudo para a ram e vc vai poder ter uma base da velocidade e da leveza da interface que vc escolheu.

O virtualbox depende muito da maquina hospedeira e da configuração, se vc tem uma maquina com pouca memoria ou um processador menos potente nao vai servir para medir desempenho, somente para estudo e praticidade. E claro tbm que se o sistema rodar rapido na VM e um bom sinal, e provavel que fique bem melhor na maquina real.

Tem pessoal que e "testador de distro" mas acho interessante ; ) que eles nao ficam nem uma semana com ela isntalada na maquina, e convenhamos, vc precisa de tempo e testes para explorar as possibilidades da interface, programas,compatibilidade... Por isso nao aconselho instalar varias distros no HD, por fim vc acaba nao se aprofundando em nenhuma, mas a liberdade esta ai, quando começei no linux, queria isntalar trocentas distros na maquina ehehehehe ; ).
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 17:07 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997