Autor Tópico: (Resolvido) Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?  (Lida 36775 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2013, 02:33 »
Cara, você faz mesmo muita questão de usar o 13.04? Eu nem estou usando ele ainda. Ele acabou de ser lançado, ainda tem muitas instabilidades. Seria mais interessante pra você ficar no 12.04 que é LTS ou 12.10.
Se quiser experimentar um dos dois, o procedimento é o mesmo que você acabo de fazer.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2013, 09:44 »
Cara, você faz mesmo muita questão de usar o 13.04? Eu nem estou usando ele ainda. Ele acabou de ser lançado, ainda tem muitas instabilidades. Seria mais interessante pra você ficar no 12.04 que é LTS ou 12.10.
Se quiser experimentar um dos dois, o procedimento é o mesmo que você acabo de fazer.

Então cara na verdade é minha primeira vez que uso Linux, então seria hipocrisia falar 'tem que ser o 13.04', afinal eu não tenho conhecimento em nenhum sistema Linux. Instalei o 13.04 porque no meu ver acreditava que ele era o mais moderno e fácil de usar.... Mas pelo que ando lendo aqui no fórum não é bem assim... rs

Na verdade quando me fez essa pergunta ontem já coloquei pra baixar o 12.04LTS, pelo menos tem suporte até 2017. Qual a diferença do 12.10 e 12.04LTS?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2013, 09:58 »
Na aparência e na forma de usar o sistema, não encontrará nenhuma diferença, não há uma grande mudança na forma de usar o Ubuntu desde a versão 11.04, mas na estabilidade do sistema, o 12.04 é a versão mais estável e o 12.10 está razoavelmente estável no momento, não deve dar mais sustos.

Explicando melhor. De 2 em 2 anos a Canonical lança uma versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu. A versão LTS, é feita para ser mais estável, e justamente por ter suporte longo (3 anos desktop e 5 anos servidor) acaba se tornando muito mais estável mesmo, como consequência disso, você fica mais tempo com versões de determinados programas, é a forma mais sóbria de ter o sistema, enquanto se você se mantiver atualizando sempre para uma nova versão, estará usando sempre os programas em sua versão mais recente, só que todo programa recém lançado é mais instável e suscetível a falhas. A maior parte das pessoas nesse fórum, atualmente, usam a versão LTS do Ubuntu. Porém, nenhuma versão recém lançada é estável, nem uma LTS, elas ficam estáveis depois de uns meses.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 10:05 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2013, 10:06 »
Na aparência e na forma de usar o sistema, não encontrará nenhuma diferença, não há uma grande mudança na forma de usar o Ubuntu desde a versão 11.04, mas na estabilidade do sistema, o 12.04 é a versão mais estável e o 12.10 está razoavelmente estável no momento, não deve dar mais sustos.

Explicando melhor. De 2 em 2 anos a Canonical lança uma versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu. A versão LTS, é feita para ser mais estável, e justamente por ter suporte longo (3 anos desktop e 5 anos servidor) acaba se tornando muito mais estável mesmo, como consequência disso, você fica mais tempo com versões de determinados programas, é a forma mais sóbria de ter o sistema, enquanto se você se mantiver atualizando sempre para uma nova versão, estará usando sempre os programas em sua versão mais recente, só que todo programa recém lançado é mais instável e suscetível a falhas. A maior parte das pessoas nesse fórum, atualmente, usam a versão LTS do Ubuntu.

Mais explicado que isso impossível! Muito obrigado pela força nomade, ainda não vou colocar 'resolvido' no título, pois vou instalar a versão 12.04LTS e postar o resultado com minha placa, para no futuro outros interessados saberem. Caso de algum problema voltamos nos falar.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 10:13 por Impy4 »

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2013, 16:04 »
Código: [Selecionar]
impy4@impy4-Inspiron:~$ sudo apt-get install mesa-utils
[sudo] password for impy4:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  dkms linux-headers-3.5.0-23-generic linux-headers-3.5.0-23
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  mesa-utils
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 30,3 kB de arquivos.
Depois desta operação, 152 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Obter:1 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise/universe mesa-utils amd64 8.0.1+git20110129+d8f7d6b-0ubuntu2 [30,3 kB]
Baixados 30,3 kB em 0s (187 kB/s)    
Selecionando pacote mesa-utils previamente não selecionado.
(Lendo banco de dados ... 176310 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando mesa-utils (de .../mesa-utils_8.0.1+git20110129+d8f7d6b-0ubuntu2_amd64.deb) ...
Processando gatilhos para man-db ...
Configurando mesa-utils (8.0.1+git20110129+d8f7d6b-0ubuntu2) ...
impy4@impy4-Inspiron:~$ glxinfo | grep OpenGL
OpenGL vendor string: X.Org R300 Project
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on ATI RS690
OpenGL version string: 2.1 Mesa 9.0.3
OpenGL shading language version string: 1.20
OpenGL extensions:
impy4@impy4-Inspiron:~$ glxinfo | grep render
direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on ATI RS690
    GL_NV_conditional_render, GL_ARB_ES2_compatibility, GL_ARB_debug_output,
impy4@impy4-Inspiron:~$ /usr/lib/nux/unity_support_test -p
OpenGL vendor string:   X.Org R300 Project
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on ATI RS690
OpenGL version string:  2.1 Mesa 9.0.3

Not software rendered:    yes
Not blacklisted:          yes
GLX fbconfig:             yes
GLX texture from pixmap:  yes
GL npot or rect textures: yes
GL vertex program:        yes
GL fragment program:      yes
GL vertex buffer object:  yes
GL framebuffer object:    yes
GL version is 1.4+:       yes

Unity 3D supported:       yes
impy4@impy4-Inspiron:~$

nomade, instalei agora de pouco... corrigiu aquele erro do menu iniciar, porem ainda esta mto lento meu sistema... acho que eh meu pc mesmo que nao tem jeito... depois se puder  me falar como tiro a sincronização vertical ficarei grato.... ae vejo se vai melhorar um pouco...

EDIT

A Sincronização vertical, seria desmarcar "Sincronizar a VBlank" ?
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, 16:22 por Impy4 »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #20 Online: 25 de Maio de 2013, 02:36 »
Cara, não sei se seu Catalyst terá essa opção, já que é uma versão antiga, mas vamos lá.
No painel inicial digite Catalyst e escolha o Catalyst com opção de administrador. Agora vá em Opções de vídeo > Livre de cortes e desative a área de trabalho sem cortes...

Veja se melhora alguma coisa, costuma melhorar.

Agora no compiz, procure na Central de programas do ubuntu o "Gerenciador de Configurações do Compiz" e instale

Abra o gerenciador e procure nele o OpenGL, é nele que você testar desmarcar vblanc e/ou outras opções observando se melhora o desempenho de vídeo. Na Radeon HD 4350, desabilitar vblanc ás vezes melhora o desempenho

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2013, 22:52 »
Cara, não sei se seu Catalyst terá essa opção, já que é uma versão antiga, mas vamos lá.
No painel inicial digite Catalyst e escolha o Catalyst com opção de administrador. Agora vá em Opções de vídeo > Livre de cortes e desative a área de trabalho sem cortes...

Veja se melhora alguma coisa, costuma melhorar.

Agora no compiz, procure na Central de programas do ubuntu o "Gerenciador de Configurações do Compiz" e instale

Abra o gerenciador e procure nele o OpenGL, é nele que você testar desmarcar vblanc e/ou outras opções observando se melhora o desempenho de vídeo. Na Radeon HD 4350, desabilitar vblanc ás vezes melhora o desempenho



Então nomade, acho que não tem jeito mesmo, pois eu desmarquei essa opção vblank mas não melhorou nada...

quando eu tinha uma ge-force ela costumava melhorar também... mas não funcionou agora, mas eh normal se tratando de um note tão antigo como esse meu... rs

enfim, acho que tenho que me contentar com isso aqui mesmo ou voltar pro "bom" e velho faindows.... como alguns chamam aqui... rs

de qualquer maneira muito obrigado pela força nomade, para um primeiro contato no linux, eu sendo um leigo e não tendo conhecimento técnico em manutenção de micro, vi que é simples de usar e fácil de aprender.

Vou continuar com ele aqui do jeito que ta e qualquer coisa  volto pro windows... Claro que vou continuar frequentando o forum e tentando aprender mais sobre esse sistema que ja me conquistou em 4 dias de  uso...

um abraço!

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2013, 10:54 »
Experimente o Ubuntu 12.04.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2013, 16:25 »
Experimente o Ubuntu 12.04.

É com ele mesmo que não deu certo namode... melhorou mas nao ficou 100%... ainda ta bem lento o sistema...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2013, 19:43 »
Tente o ubuntu 12.04 com outro ambiente,  como o Lubuntu ou Xubuntu. Vai melhorar incrivelmente seu desempenho.
Citar
sudo apt-get install xubuntu-desktop
ai, na hora de inicializar, na bolinha do lado do se nome de usuario, na tea de logon, você clica e escolhe o ambiente xfce (xubuntu).
Muitos usuarios aqui que tem VGAs antigas, usam xubuntu. É bem leve.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #25 Online: 27 de Maio de 2013, 21:21 »
Tente o ubuntu 12.04 com outro ambiente,  como o Lubuntu ou Xubuntu. Vai melhorar incrivelmente seu desempenho.
Citar
sudo apt-get install xubuntu-desktop
ai, na hora de inicializar, na bolinha do lado do se nome de usuario, na tea de logon, você clica e escolhe o ambiente xfce (xubuntu).
Muitos usuarios aqui que tem VGAs antigas, usam xubuntu. É bem leve.

melhorou muito a velocidade agora! Nossa esse Linux é realmente incrivel as possibilidades de melhorias que podemos fazer nele heim?

Existe algo mais a ser feito para melhorar o desempenho ou esse é o máximo? rs Perguntando mais por curiosidade mesmo, mas do jeito que está, já estou contente com o desempenho!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #26 Online: 27 de Maio de 2013, 21:32 »
Aproveitando o tópico, e já que o colega gostou do Xubuntu, minha dúvida é saber se o Xfce que vem no Xubuntu atualmente tem aqueles efeitos do compiz (ou se pode usa-los)? Faz um bom tempo que não uso Xfce que até me esqueci de como era.  ;D

Por efeitos do compiz eu quero dizer aqueles padrões mesmo: esmaecimento, transparência nos balõezinhos de notificações, aquele efeito de minimizar que a janela voa pro dash, igual no ubuntu.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #27 Online: 28 de Maio de 2013, 00:37 »
Aproveitando o tópico, e já que o colega gostou do Xubuntu, minha dúvida é saber se o Xfce que vem no Xubuntu atualmente tem aqueles efeitos do compiz (ou se pode usa-los)? Faz um bom tempo que não uso Xfce que até me esqueci de como era.  ;D

Por efeitos do compiz eu quero dizer aqueles padrões mesmo: esmaecimento, transparência nos balõezinhos de notificações, aquele efeito de minimizar que a janela voa pro dash, igual no ubuntu.
Garfo, pelo que eu saiba é tranquilo usar o compiz no xubuntu (claro, lembre-se de que certos efeitos do compiz podem bugar seu desktop, use tendo a mão o comando para resetar o compiz caso dê algo errado). Você precisa instalar o settings manager do compiz né... isso não costuma vir por padrão.
Citar
http://www.youtube.com/watch?v=n0cOiSDJPQ4
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #28 Online: 28 de Maio de 2013, 01:04 »
Garfo, pelo que eu saiba é tranquilo usar o compiz no xubuntu (claro, lembre-se de que certos efeitos do compiz podem bugar seu desktop, use tendo a mão o comando para resetar o compiz caso dê algo errado). Você precisa instalar o settings manager do compiz né... isso não costuma vir por padrão.
Citar
http://www.youtube.com/watch?v=n0cOiSDJPQ4

Valeu Nomade. Já coloquei o Xubuntu pra baixar aqui, só pra matar a saudade! Vou instalar nessa madrugada mesmo, aproveitar a insônia.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Impy4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Drive ATI RS690M [Radeon Xpress 1200/1250/1270] Como instalar?
« Resposta #29 Online: 28 de Maio de 2013, 09:42 »
Garfo, pelo que eu saiba é tranquilo usar o compiz no xubuntu (claro, lembre-se de que certos efeitos do compiz podem bugar seu desktop, use tendo a mão o comando para resetar o compiz caso dê algo errado). Você precisa instalar o settings manager do compiz né... isso não costuma vir por padrão.
Citar
http://www.youtube.com/watch?v=n0cOiSDJPQ4

Valeu Nomade. Já coloquei o Xubuntu pra baixar aqui, só pra matar a saudade! Vou instalar nessa madrugada mesmo, aproveitar a insônia.  :D

Pode baixar que é muito bom! Ganhei pelo menos uns 30% a mais de velocidade! Pra mim já eh mto bom, claro que ainda tem umas travadinha, mas melhorou muito e isso pra mim já está ótimo! Vou baixar o chrome pra ver se melhora agora a navegação, mas de resto não tenho do que reclamar!