Autor Tópico: notebook lento  (Lida 7354 vezes)

Offline henriquebach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
notebook lento
« Online: 22 de Agosto de 2013, 08:58 »
o notebook da minha mae nao tem grande potencia, possui um processador AMD c50 64bits ( http://www.notebookcheck.info/AMD-C-50-Notebook-Processor.52813.0.html ), HDD 320GB sata e 2GB de ram(apesar de que tanto windows e linux reconhecem 1,6 GB).
como ele é um pouco fraco, decidi instalar algum sistema linux pois é muito mais estavel e leve do que o windows, ja que minha mae precisa apenas acessar internet, então decidi instalar o Ubuntu 12.10 e o 13.04 (testei tanto o 32bits quanto o 64bits.
o engraçado foi que msm depois de instala-lo, atualizá-lo e escolher driver de vídeo proprietário, o notebook com ubuntu roda pior do que o windows 7 e 8 em ambas versoes, 32bits e 64bits. achei muito estranho, achando que poderia ser algum tipo de incompatibilidade, mas deixei quieto e fui para uma distribuição que vi que é uma das mais leves e com visual moderno, diferente da aparencia porqueira do puppy linux(sorry :P), o Lubuntu 13.04. msm assim ele fica pior do que o windows, semelhante ao ubuntu.
gostaria de saber que tipo de problema pode ser isso, mesmo depois de instalar tanto windows quanto linux, a performace do notebook parece ser ruim demais para o que deveria, gostaria de dicas sobre o que pode estar causando isto ou como instalar com boa performace alguma distribuição linux ( de preferencia o Ubuntu)

Offline henriquebach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2013, 09:27 »
esqueci de falar, modelo do notebook é semp toshiba as 1301 http://aberturatecnologica.blogspot.com.br/2012/03/notebook-sti-infinity-as-1301.html

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2013, 09:49 »
Oi amigo, o processador é fraco mesmo, recomendo o Lubuntu 12.04.
Foi o único sistema que rodou bem em um netbook bem antigo que eu tenho.

Offline henriquebach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2013, 12:18 »
vou dar uma olhada, mas vou esperar mais sugestoes do pessoal aqui do forum, vlw velho

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2013, 12:24 »
Tem o Lubuntu, e tem também o Linux Mint 15 Mate desktop, e XFCE desktop também. O Ubuntu também tem uma versão em XFCE, o Xubuntu. Tenha em mente que dependendo da versão que instalar, terá 5 anos ou apenas 9 meses de suporte (correções de bugs e atualização de segurança). Ubuntu 12.04 e suas variantes são LTS (Xubuntu 12.04, Linux Mint 13 com XFCE ou Mate) tem suporte de 5 anos, enquanto que o Ubuntu 13.04 e suas variantes (Xubuntu e Lubuntu 13.04, Linux Mint 15) tem apenas 9 meses, e após isso você teria que instalar outra versão, de preferência LTS.

Linux Mint 15 - download (várias versões)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline henriquebach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:08 »
esqueci de falar, eu tbm tentei o mint e acho q tu nao leu o texto, eu ja tentei o lubuntu e nao rola =/, fica pior q o windows, eu acho q é o driver de video ultrapassado, como instalo o driver de video atual?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: notebook lento
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:14 »
Na descrição diz que é ATI, para conferir, execute sudo lshw -C video em um terminal e cole o resultado aqui.