Autor Tópico: [Breezy] MP3 e preview no nautilus  (Lida 31981 vezes)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Online: 18 de Outubro de 2005, 20:12 »
Eu sempre usei navegação em lista (ali em cima do Nautilus tem uma opção "Ver em Lista" ou "Ver em Ícones") então nunca tinha precisado disso. Mas lembro que no Konqueror, quando eu usava KDE, tinha uma função bem legal de prever as músicas sem eu precisar abrir nenhum programa especial.

O Breezy foi feito para já vir com essa função de pré-visualização de áudio no nautilus, que só funciona no modo de visualização em ícones. É provável que a maioria de vocês tenha músicas em mp3, e como vocês sabem, é um formato proprietário em muitos países e por isso não vem por padrão com todos os codecs necessários. Para poder ouvir todas as MP3 e ainda a pré-visualização no nautilus, instale os pacotes:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gstreamer0.8-plugins gstreamer0.8-plugins-multiverse gstreamer0.8-lame gstreamer0.8-ffmpeg lame sox ffmpeg mjpegtools gstreamer0.8-pitfdll mpg321

Esses dois últimos pacotes não estão listados nem no UbuntuGuide.org nem no Wiki.Ubuntu.com e eles são necessários para a pré-visualização. Pra ter certeza que ia funcionar (mas não sei se é necessário), após instalados os pacotes, executei:

Código: [Selecionar]
killall nautilus

Vai fundo que tá funcionando, garoto! :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 07:51 »
Boa menino! Sucesso pleno!

Vlw!!!

Offline malakl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://macaxeiradigital.blogspot.com
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2005, 15:41 »
LaSSarD, valews, agradecimentos nunca sao demais naum eh mesmo =D

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2005, 16:13 »
Eu tô na bronca que o meu não tá prévisualizando OGG que joça, sempre visualizou de boa e agora não tá visualizando :-(
alguma dica mestre ? tenho todos os codecs e libs para ogg/flac instalado "já que este é meu formato preferido" para ripar.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2005, 16:19 »
Citação de: "Xterminator"
Eu tô na bronca que o meu não tá prévisualizando OGG que joça, sempre visualizou de boa e agora não tá visualizando :-(
alguma dica mestre ? tenho todos os codes e libs para ogg instalado "já que este é meu formato preferido" para ripar.


Aqui tbm não... OGG neca. O resto visualiza tudo.

Outro detalhe é que no Gnome Live ele previsualizava vídeos também. Alguém conseguiu achar alguma opção que faz isso??? Muito estranho!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2005, 16:28 »
Citação de: "LedStyle"
Citação de: "Xterminator"
Eu tô na bronca que o meu não tá prévisualizando OGG que joça, sempre visualizou de boa e agora não tá visualizando :-(
alguma dica mestre ? tenho todos os codes e libs para ogg instalado "já que este é meu formato preferido" para ripar.


Aqui tbm não... OGG neca. O resto visualiza tudo.

Outro detalhe é que no Gnome Live ele previsualizava vídeos também. Alguém conseguiu achar alguma opção que faz isso??? Muito estranho!


Bem lembrado quando eu usava o CL eu ia nas preferências do nautilus e habilitava pré-visualização para outros arquivos tamanho XXX para arquivos locais, e aparecia um previewzinho dos vídeos.

EDIT
tenho saudades do player também :-)
que quando vc acessava um diretório cheio de músicas é só marcar View as Audio
um link para scripts do nautilus, ehehe eu gosto deles.
http://g-scripts.sourceforge.net/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2005, 18:03 »
Não sei como é que pode uma coisa dessas. Pra visualizar arquivo proprietário pode. E o OGG não pode. :(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2005, 18:43 »
não tenho nada em ogg aqui pra testar, mas os únicos pacotes que eu encontrei além dos instalados foram:
vorbis-tools
oggz-tools
ogmtools
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install vorbis-tools oggz-tools ogmtools
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2005, 00:13 »
Citação de: "LaSSarD"
não tenho nada em ogg aqui pra testar, mas os únicos pacotes que eu encontrei além dos instalados foram:
vorbis-tools
oggz-tools
ogmtools
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install vorbis-tools oggz-tools ogmtools


Já tinha o Vorbis-tools instalado, instalei os outros dois pacotes e mesmo assim nada de Preview de OGG-Vorbis. :(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2005, 00:42 »
É, converti todos os meus cds para OGG, alguns ganhei qualidade, outros ficaram na mesma, o tamanho varia hehee, mais é muito bom ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2005, 01:33 »
Citação de: "dealer"
É, converti todos os meus cds para OGG, alguns ganhei qualidade, outros ficaram na mesma, o tamanho varia hehee, mais é muito bom ;D


O Ogg-vorbis tem melhor qualidade que o MP3.


Lassard, eu achei um FAQ da própria Vorbis, onde eles afirmam que você não deve fazer conversões de MP3 para Ogg-vorbis:

"Can I convert my MP3 collection to the Ogg Vorbis format?

You can convert any audio format to Ogg Vorbis. However, converting from one lossy format, like MP3, to another lossy format, like Vorbis, is generally a bad idea. Both MP3 and Vorbis encoders achieve high compression ratios by throwing away parts of the audio waveform that you probably won't hear. However, the MP3 and Vorbis codecs are very different, so they each will throw away different parts of the audio, although there certainly is some overlap. Converting a MP3 to Vorbis involves decoding the MP3 file back to an uncompressed format, like WAV, and recompressing it using the Ogg Vorbis encoder. The decoded MP3 will be missing the parts of the original audio that the MP3 encoder chose to discard. The Ogg Vorbis encoder will then discard other audio components when it compresses the data. At best, the result will be an Ogg file that sounds the same as your original MP3, but it is most likely that the resulting file will sound worse than your original MP3. In no case will you get a file that sounds better than the original MP3.

Since many music players can play both MP3 and Ogg files, there is no reason that you should have to switch all of your files to one format or the other. If you like Ogg Vorbis, then we would encourage you to use it when you encode from original, lossless audio sources (like CDs). When encoding from originals, you will find that you can make Ogg files that are smaller or of better quality (or both) than your MP3s.

(If you must absolutely must convert from MP3 to Ogg, there are several conversion scripts available on Freshmeat .)"

http://www.vorbis.com/faq/

Além disso já tinha lido no Fórum do Ubuntu Gringo que este tipo de comversão Ogg - MP3 ou vice-versa, deve ser evitado por causa das perdas , fica muito ruim.

Então você tem que escolher mesmo na hora de ripar o CD qual formato escolher.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2005, 01:37 »
Eu usei mp32ogg, e não perdi qualidade, no minimo ficou igual hehe
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2005, 13:40 »
galactus, onde que eu falei em converter mp3 pra ogg? ^^
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
[Breezy] MP3 e preview no nautilus
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2005, 14:14 »
Citação de: "LaSSarD"
galactus, onde que eu falei em converter mp3 pra ogg? ^^

Num outro tópico que eu não achei. Você me perguntou da qualidade de se converter MP3 e OGG.
Eu ainda não estou gagá. :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline voyeg3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
    • http://vivaotux.blogspot.com
autoplay Exterminador!
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2005, 14:07 »
Citação de: "Xterminator"
Eu tô na bronca que o meu não tá prévisualizando OGG que joça, sempre visualizou de boa e agora não tá visualizando :-(
alguma dica mestre ? tenho todos os codecs e libs para ogg/flac instalado "já que este é meu formato preferido" para ripar.


Andei buscando na net algo sobre e alguém se referiu a este recurso como autoplay, busquei então este autoplay no gconfEditor e não encontrei, aliás use o CTRL+F no editor de configurações, facilita as coisas. Tomei o cuidado marcar "Notificar-me quando essa mensagem for respondida" pois quero publicar a dica também no meu blog e talvez enviar até pro br-linux.

 meu blog   http://vivaotux.blogspot.com