Autor Tópico: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell  (Lida 6307 vezes)

Offline resendde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Online: 09 de Setembro de 2013, 16:40 »
Olá a todos, comprei um ultrabook Dell Inspiron 5690, e estou iniciando no ubuntu, gostaria de instalar o ubuntu 13.04 neste ultrabook, alguém sabe me dizer se o desempenho é bom, se há compatibilidade, vi na internet que tem pessoas com dificuldades na instalação, outros não recomendam instalar no SSD, outros dizem que nem todos os dispositivos possuem drives, e por ai vai. Alguém aqui utiliza o ubuntu em um ultrabook Dell? Recomenda? Desde já agradeço a todos.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2013, 16:59 »
Você pode baixar a mídia e testar, sem instalar.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline resendde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2013, 18:55 »
Obrigado Sérgio, foi isso que eu fiz, instalei o 13.04 tudo está funcionando bem, tirando o fato de a bateria estar acabando rápido demais.
No mais, obrigado.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2013, 20:37 »
Obrigado Sérgio, foi isso que eu fiz, instalei o 13.04 tudo está funcionando bem, tirando o fato de a bateria estar acabando rápido demais.
No mais, obrigado.

Acabando rápido demais? Instalou o driver de vídeo (se for placa AMD ou Nvidia)? É placa de vídeo hibrida? Pode ser também o kernel... Você pode experimentar outro e ver se melhora isso, estou usando o kernel linux 3.11 aqui no linux mint 15 (é baseado no ubuntu 13.04).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline resendde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:39 »
A placa de video é uma Radeon 7550m da AMD.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade do ubuntu em ultrabook dell
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2013, 13:59 »
Digita os comandos:

Código: [Selecionar]
lspci
sudo lshw -C video
lsmod | grep "video"

Você não respondeu se a placa é híbrida, e se instalou o driver.

Quanto ao SSD, dá uma procurada no fórum, vira e mexe a gente discute a respeito. O ideal é você formatar em 3 partições:

Citar
/dev/sda1 - 100 MiB em FAT 32, Label = EFI, flag de boot habilitada
/dev/sda2 - 512 MiB à 1 GiB em Ext4, para o /boot
/dev/sda3 - O restante em Ext4 ou Btrfs, para a / (a raiz do sistema, é onde fica instalado todo o sistema do ubuntu e programas) (para futuras versões do Ubuntu pode ser usado o F2FS no lugar do Ext4 ou Btrfs, esse sistema de arquivos está em desenvolvimento é otimizado para memórias do tipo flash NAND, como SSD, pen drives, cartões de memória SD)

Eu estou levando em conta que esse notebook é novo, tem o UEFI e você não vai desabilitar o secure boot.

Essa notação /dev/sdaX se refere à cada partição, seria o equivalente à C:/ e D:/ no windows. Você fará essas partições com o Gparted, atenção que a tabela de particionamento é GPT. Os pontos de montagem /boot e / serão definidos no momento da instalação, escolha a última opção "Instalação Avançada". A idéia básica é manter no SSD coisas que são mais leitura do que escrita, como o kernel do linux e programas diversos. O que for leitura/escrita, como pasta de Downloads, documentos diversos, músicas e etc você usa o HD, ou seja, a /home, podendo usar Ext4 ou Btrfs.

Dê uma procurada na net a respeito de SSD no Ubuntu, existe outras coisas a ser levadas em conta, como desabilitar o journaling no Ext4 ou Btrfs (esse journaling é o que mantém a integridade do sistema de arquivo em caso de queda de energia ou desligamento/reiniciamento forçado do sistema, mas ele fica "escrevendo" a todo momento no HD ou SSD, e isso pode ser ruim no caso do SSD, pode diminuir o tempo de vida útil dele), e também é necessário deixar um espaço em vazio, sem formatação, para o over provisioning.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !