Autor Tópico: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!  (Lida 11877 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Prezados,

As novas versões do Kernel Linux (3.13) e Mesa (10.0) estão trazendo grandes melhorias na área de drivers gráficos (NVidia, Intel e AMD).

Abaixo segue um resumo dessas melhorias:

INTEL:
- Implantação de suporte total a OpenGL 3.2 e 3.3 (o suporte ao OpenGL 4 deverá ser impementado em 2014). O desempenho dos drivers Intel para Linux (Mesa) já apresentam desempenho bem próximo ao encontrado no Windows.

AMD:
- Grandes melhorias no driver gráfico aberto para placas AMD ATI, o chamado Radeon Gallium3D. A nova versão do Gallium3D (presente no Linux Kernel 3.13 + Mesa 10) já apresenta desempenho próximo ao da versão proprietária, com um média de cerca de 70% a 80% do desempenho da versão fechada. Já o novo Catalyst irá trazer de volta o suporte a áudio HDMI nas placas ATI Radeon.

NVidia:
- Os drivers abertos da NVidia (Nouveau) foram os que apresentaram menor evolução no Mesa 10. Entretanto, os drivers fechados da empresa para o Linux são os que apresentam melhor desempenho no pinguim, já apresentando o mesmo nível encontrado nos SOs proprietários.

E muito mais está por vir, especialmente após a chegada das versões estáveis do Wayland e MIR.

Sem dúvidas, excelentes notícias especialmente para os gamers e demais usuários que necessitam de alto desempenho gráfico em seus PCs.

Maiores informações (em inglês) no link abaixo:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTUzMTg

Abraço e fiquem com Deus.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, 09:50 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2013, 13:42 »
será bom para o ubuntu 14.04 que deve vir com kernel acima do 3.13

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2013, 15:46 »
Maiores informações (em inglês) no link abaixo:http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTUzMTg]http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTUzMTg

Seria bom remover a tradução do texto. Ele é protegido por direitos autorais

Citar
All information displayed on Phoronix Media web-sites are the property of Phoronix Media and is protected by copyright. Articles may not be copied or distributed without the prior written consent of Phoronix Media. Some web properties offer areas that contain readers' comments and opinions, which Phoronix does not have any responsibility or any liability over any readers' comments and opinions.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:22 »
Seria bom remover a tradução do texto. Ele é protegido por direitos autorais

Que tradução?

Só postei um resumo das principais novidades que estão a chegar ao pinguim, além de um link para um bom artigo que aborda isso.

A que tradução você se refere?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2013, 19:34 »
Seria bom remover a tradução do texto. Ele é protegido por direitos autorais

Que tradução?

Só postei um resumo das principais novidades que estão a chegar ao pinguim, além de um link para um bom artigo que aborda isso.

A que tradução você se refere?

Foi mal, eu não havia lido todo o link.

Voce tem razão

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2013, 20:17 »
Seria bom remover a tradução do texto. Ele é protegido por direitos autorais

Que tradução?

Só postei um resumo das principais novidades que estão a chegar ao pinguim, além de um link para um bom artigo que aborda isso.

A que tradução você se refere?

Foi mal, eu não havia lido todo o link.

Voce tem razão

Sem problemas, mestre Tota.

Apenas estava sem entender ao que você estava se referindo.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:54 »
Que seja rápido pois estou cansado de ver usuário desistindo do Linux por causa disso...

Offline rihoem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2013, 00:18 »
Para jogos eu até entendo essa ansiedade. Mas para o uso comum, os drivers atuais estão num nível muito bom, mesmo os livres.

Quando tinha um computador com placa dedicada da nvidia, e outro da ATI, os drivers livres realmente tinham um desempenho ruim em jogos. Porém a diferença em relação aos drivers proprietários era insignificante em se tratando de composite (compiz, kwin, etc). Tirando que a estabilidade é infinitamente maior.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2013, 00:35 »
Para jogos eu até entendo essa ansiedade. Mas para o uso comum, os drivers atuais estão num nível muito bom, mesmo os livres.

Quando tinha um computador com placa dedicada da nvidia, e outro da ATI, os drivers livres realmente tinham um desempenho ruim em jogos. Porém a diferença em relação aos drivers proprietários era insignificante em se tratando de composite (compiz, kwin, etc). Tirando que a estabilidade é infinitamente maior.
Pra quem quer fazer algo bacana no Blender teria ansiedade se vivesse só no Linux.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2013, 07:59 »
Para jogos eu até entendo essa ansiedade. Mas para o uso comum, os drivers atuais estão num nível muito bom, mesmo os livres.

Quando tinha um computador com placa dedicada da nvidia, e outro da ATI, os drivers livres realmente tinham um desempenho ruim em jogos. Porém a diferença em relação aos drivers proprietários era insignificante em se tratando de composite (compiz, kwin, etc). Tirando que a estabilidade é infinitamente maior.

O novo Mesa 10 (junto ao Kernel 3.13) realmente aumentou de forma significativa o desempenho dos drivers abertos para as placas Intel e principalmente para as placas AMD Radeon.

Quanto as placas NVidia, como disse antes, o desempenho do Nouveau ainda não está legal (apesar dele ser bastante estável). Porém, o driver fechado da empresa é simplesmente o melhor encontrado hoje no pinguim, entregando os mesmos recursos e desempenho de seu equivalente para os SOs proprietários.

Para completar, a Valve juntou-se a Linux Foundation, o que demonstra o seu real interesse de investir forte no pinguim!  :D

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2013, 21:44 »
Espero que alguém arrume essa aberração que já persiste há alguns anos
https://www.youtube.com/watch?v=l2z9iUFv_jk

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2013, 08:27 »
Espero que alguém arrume essa aberração que já persiste há alguns anos
https://www.youtube.com/watch?v=l2z9iUFv_jk

Por aqui, nos meus PCs com placas Intel, isso não ocorre. Qual a sua placa de vídeo?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2013, 11:30 »
Espero que alguém arrume essa aberração que já persiste há alguns anos
https://www.youtube.com/watch?v=l2z9iUFv_jk

Por aqui, nos meus PCs com placas Intel, isso não ocorre. Qual a sua placa de vídeo?

Citar
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:13 »


00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)

Pois é.

Já vi alguns relatos de problemas em relação especificamente a este chip Intel.  A mesma coisa ocorre em relação as famosos chips da SIS, que possuem muitos bugs com o pinguim, devido a péssima qualidade dos drivers liberados para o Linux.

Com as placas Intel mais modernas (Sandy-Bridge ou mais recentes), entretanto, os problemas são raríssimos.

Vou dar uma pesquisada pra ver se descubro algo que ajude.




« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 12:15 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Grandes melhorias nos drivers gráficos para Linux estão chegando!
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:18 »


00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)

Pois é.

Já vi alguns relatos de problemas em relação especificamente a este chip Intel.  A mesma coisa ocorre em relação as famosos chips da SIS, que possuem muitos bugs com o pinguim, devido a péssima qualidade dos drivers liberados para o Linux.

Com as placas Intel mais modernas (Sandy-Bridge ou mais recentes), entretanto, os problemas são raríssimos.

Vou dar uma pesquisada pra ver se descubro algo que ajude.


obrigado. Recentemente testei distros com gnome-shell num notebook com aquele video embutido no processador i5 de segunda geração e também vi problemas.