Autor Tópico: SSD Ubuntu 13.10  (Lida 4507 vezes)

Offline NanukeX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Linux Inside
    • Ver perfil
SSD Ubuntu 13.10
« Online: 02 de Janeiro de 2014, 10:57 »
     Ola pessoal gostaria de saber se o processo de instalação do ubuntu para disco SSD é o mesmo de um HD normal ou tem alguns truques para serem feitos durante a instalação, e se o ubuntu reconhece o SSD

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: SSD Ubuntu 13.10
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2014, 10:59 »
Esse assunto foi largamente discutido aqui nesse Fórum, o usuário Sergio Benjamim deu muita explicação aqui.

Faça uma simples pesquisa pelo termo "SSD" e pode filtrar por usuário (Sergio Benjamim), vai encontrar muita coisa.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SSD Ubuntu 13.10
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:30 »
     Ola pessoal gostaria de saber se o processo de instalação do ubuntu para disco SSD é o mesmo de um HD normal ou tem alguns truques para serem feitos durante a instalação

Ola

Leia sobre como funciona um hd mecânico e um hd ssd, bem como sobre trabelas de alocação de arquivos.

Veja os topicos do fórum sobre o assunto e tome sua decisão.

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: SSD Ubuntu 13.10
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:24 »
Tem várias informações relevantes aqui:

Easy Linux tips project - Solid State Drive (SSD): optimize it for Ubuntu, Linux Mint and Debian

Basicamente:

- ativar o AHCI (provavelmente já está ativo na BIOS)

- checar se há atualização de firmware do SSD

- na hora de fazer as partições, alinhar com o tamanho do erase block da memória flash do seu SSD, o flashbench te auxilia a achar esse valor (ele tem nos repositórios oficiais do ubuntu, procurar na Central de Programa ou apt-get install). Aqui no meu SSD Samsung 840 PRO, eu achei o valor de 1 MiB. Em um cartão SD da samdisk, achei 4 MiB. No meu pen drive Kingston DTR30/16GB, achei 16 MiB. Criar as partições com o Gparted, ele usa a unidade MiB, logo fica fácil de alinhar com o erase block, lembrar que as partições deverão ter o tamanho múltiplo desse erased block (por exemplo, no meu Kingston a partição EFI ficou com 112 MiB, que é 7 * 16 MiB = 112 MiB)

- reservar de 10 à 30% da capacidade do SSD para overprovisioning (ou seja, deixar um espaço não formatado)

- escolher EXT4 como sistema de arquivos (futuramente tentar F2FS, ainda está em desenvolvimento)

- noatime nos pontos de montagem do /etc/fstab (aqui eu coloquei em / e /boot, que estão no meu SSD)

- habilitar o TRIM por meio do cron, criando um arquivo em /etc/cron.daily/trim, ver lá no link, tá bem explicado (atenção, não usar o comando fstrim -v para partição do EFI, ou seja, /boot/efi)

- limitar o uso de swap (isso se optar por tê-lo no SSD), se tiver HDD colocar o swap nele

- montar o /var em um HDD de preferência (foi o que fiz aqui). Não tentar montá-lo em tmpfs, eu fiz isso e me deparei com vários problemas.

- montar o /home em um HDD de preferência, normalmente há muita escrita em disco, por exemplo a pasta Downloads do seu usuário, ou os caches dos navegadores

- montar o /tmp em tmpfs lá no /etc/fstab (o /tmp ficará na memória ram)

- mudar o I/O scheduler para deadline (o ubuntu 13.10 usa o deadline por padrão, mas o ubuntu 12.04 não)

- se a /home estiver no SSD, limitar as ações de escritas do Firefox e Google Chrome (mover o cachê deles para tmpfs ou desativar)

- não habilitar hibernação

- não tentar desfragmentar o disco (usando o windows por exemplo, no linux não há esse problema)
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 15:37 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: SSD Ubuntu 13.10
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:27 »
Esqueci de comentar... eu sempre uso a opção "Instalação Avançada", aquela última do instalador do Ubuntu. Eu crio as partições primeiro, pelo Gparted, e depois escolho essa opção. Daí é só você selecionar as partições criadas, selecionando os pontos de montagem.

Mesmo que tenha o windows instalado na máquina, na minha opnião acho melhor desse jeito, pois você tem maior controle no processo de instalação.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: SSD Ubuntu 13.10
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:48 »
Segue um exemplo do meu /etc/fstab :

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system>                             <mount point>   <type>   <options>                                                 <dump>  <pass>

# / was on /dev/sdb3 during installation
UUID=8acc5f06-83db-4927-93ec-f1700d2f7b56   /               ext4     noatime,errors=remount-ro                                 0       1

# /boot was on /dev/sdb2 during installation
UUID=8eda134b-7bb9-47e9-a0f2-21196bea1fc3   /boot           ext4     defaults,noatime                                          0       2

# /var on /dev/sda3 (custom)
UUID=2c817d7b-7a84-4181-bae5-45435d449b7c   /var            ext4     defaults,noatime                                          0       2

# /tmp on tmpfs (custom)
tmpfs                                       /tmp            tmpfs    defaults,noatime,nodev,nosuid,size=20%,mode=1777          0       0

# /var/cache/apt on tmpfs (custom)
tmpfs                                       /var/cache/apt  tmpfs    defaults,noatime,nodev,nosuid,size=60%,mode=0755          0       0

# /boot/efi was on /dev/sdb1 during installation
UUID=6F2C-5BCB                              /boot/efi       vfat     defaults                                                  0       1

# /home was on /dev/sda7 during installation
UUID=8af58913-fdbd-44f4-bec2-7de4d42b622e   /home           ext4     defaults,relatime                                         0       2

# swap was on /dev/sda2 during installation
UUID=2e824ff0-fd7d-4c2e-9445-fc246e4cbafb   none            swap     sw                                                        0       0

E de meu /etc/cron.daily/trim :

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
fstrim -v / && fstrim -v /boot

E exemplo de particionamento em um Asus R751JB com HDD de 1 GB e SSD de 128 GB, 2 instalações Linux (Ubuntu 13.10 e Alpha do Xubuntu 14.04):

http://img834.imageshack.us/img834/7455/gyek.png

Obs: a foto é montagem, não dá para abrir 2 vezes o Gparted. O SSD é o /dev/sdb, o da esquerda.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 15:52 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !