Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 568751 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2014, 23:50 »
O "openjdk-7-jre" já possui o plug-in pra navegador?

E o "icedtea-7-plugin" faz o quê então?
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, 23:52 por Renan Rischiotto »

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #31 Online: 09 de Maio de 2014, 00:14 »
O "openjdk-7-jre" já possui o plug-in pra navegador?

E o "icedtea-7-plugin" faz o quê então?

Geralmente um JDK já vem com tudo dentro: JVM, JRE, plugin etc. No entanto, o OpenJDK é exceção, porque nele tudo é separado em pacotes: há um pacote para o JDK (sem JRE e sem plugin), outro para o JRE (com a JVM dentro), outro com as bibliotecas que o JRE utiliza etc. Exemplos: openjdk-7-jdk (pacote de instalação do JDK do OpenJDK 7), openjdk-7-jre (pacote de instalação do JRE do OpenJDK 7), openjdk-7-jre-lib (pacote de instalação das bibliotecas do JRE do OpenJDK 7) etc.
Nota: se não souber o que é JDK, JRE e JVM veja o meu post anterior, que acabei de publicar em resposta ao comentário do Rodrigo.

A função básica do plugin java é "plugar" mesmo: ele faz a "ligação" entre o JRE do seu sistema e o applet que está no website que o seu navegador está acessando (um applet java é um programinha escrito em java, como por exemplo o teclado virtual do seu banco, que está no website do banco, sendo carregado pelo navegador e pedindo para ser executado).

No entanto, o OpenJDK não possui um plugin. É aí que entra o plugin IcedTea, cujo nome oficial é IcedTea-Web. É o IcedTea-Web que executa a função de plugin entre o JRE do OpenJDK e o applet do website que você está acessando. No Ubuntu o pacote de instalação do IcedTea-Web é algo como por exemplo icedtea-7-plugin.

O plugin IcedTea é apenas um dos componentes do IcedTea, que por sua vez é uma coleção de "peças de software" que são úteis para ajudar as pessoas (que desenvolvem códigos java no OpenJDK) a "compilar" esses códigos e fazer esses códigos serem executados em navegadores e também em outras plataformas (outros sistemas operacionais).

Consequentemente, o plugin IcedTea-Web é uma das "peças de software" que compõem a "coleção" IcedTea. Outra "peça de software" que faz parte do IcedTea é o IcedTea JamVM (o nome do pacote é algo como icedtea-7-jre-jamvm): uma JVM chamada "Jam". Essa JVM é uma alternativa para quem não quer usar a JVM padrão do OpenJDK.

Vou parando por aqui senão o assunto vai ficando cada vez mais profundo e complicado, e eu também não sou nenhum desenvolvedor Java: sou apenas um usuário final que possui conhecimentos um pouco mais avançados. Se as perguntas se aprofundarem demais eu já posso não saber responder. :D

...isso sem contar que se a tecnologia Aura, desenvolvida pela Google, for mesmo adotada pelos desenvolvedores de websites, passaremos a ver cada vez menos websites exigindo plugins, e daí instalar e usar plugins deixará de ser necessário e todo o conhecimento exposto aqui perderá a utilidade (a menos que fora do ambiente web as pessoas continuem desenvolvendo aplicações em linguagem Java, para execução diretamente no computador, ou seja, dentro do JRE porém fora da web). :)

Diagrama esquemático mostrando uma JVM (conjunto de retângulos amarelos) dentro de um JRE:

« Última modificação: 13 de MAR?O de 2016, 17:44 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #32 Online: 09 de Maio de 2014, 00:20 »
Hmm, acho que entendi rsrs

É que tinha visto você dizer:

Citar
...então o JRE (que, além de possuir a JVM, possui também o plugin e outras coisas) será suficiente...

aí surgiu a dúvida :)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #33 Online: 09 de Maio de 2014, 00:23 »
Uma coisa que também não entendo é o por quê que existem esses dois Java's (OpenJDK e o Java Oracle), pois pelo que pesquisei o Java Oracle não é proprietário, é licenciado pela GPL, então não entendo a existência do OpenJDK.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #34 Online: 09 de Maio de 2014, 01:22 »
Uma coisa que também não entendo é o por quê que existem esses dois Java's (OpenJDK e o Java Oracle), pois pelo que pesquisei o Java Oracle não é proprietário, é licenciado pela GPL, então não entendo a existência do OpenJDK.

Não, não: o "Sun Java" / "Java da Oracle" é freeware (código-fonte fechado), enquanto que o OpenJDK é open source (código-fonte aberto).

(vou comparar os JDK, para ficar mais fácil)

Há diferenças entre o JDK da Oracle e o OpenJDK (que também é da Oracle, porém embora o projeto de desenvolvimento do OpenJDK seja da Oracle, o desenvolvimento do projeto OpenJDK é aberto ao público: open source com licença GPL).

Essas diferenças entre os dois JDK são uma consequência do objetivo de cada implementação: o desenvolvimento do JDK "OpenJDK" é aberto à comunidade (embora o projeto tenha sido iniciativa da Oracle, ele é aberto ao público, à comunidade de desenvolvedores), enquanto que o JDK oficial da Oracle é proprietário, seu código-fonte é fechado (ele é desenvolvido pelos funcionários da Oracle).

Embora ambos os JDK possuam quase as mesmas classes (na API Java), o código da JVM do OpenJDK é diferente do código da JVM do Oracle JDK. Além disso, enquanto o OpenJDK (desenvolvido pela comunidade mundo afora, embora sob a coordenação/gestão da Oracle) utiliza bibliotecas de código aberto, o JDK da Oracle (desenvolvido somente pelos funcionários da Oracle) praticamente só utiliza bibliotecas proprietárias, de código fechado. É o caso da biblioteca de fontes do JDK da Oracle: ela é proprietária. Mas no OpenJDK a biblioteca de fontes é diferente (e é livre).

É por isso que as distribuições Linux pararam de distribuir o Oracle Java e passaram a no lugar colocar o OpenJDK: porque o Oracle Java é proprietário, enquanto que o OpenJDK não é proprietário, já que o seu desenvolvimento foi apenas iniciado pela Oracle e é apenas "coordenado" pela Oracle, junto à comunidade de desenvolvedores. Essa foi a maneira de as distribuições Linux continuarem fornecendo JDK e JRE de código-aberto. ;)
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, 10:33 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #35 Online: 09 de Maio de 2014, 08:46 »
Caro Sampayu,

Tenho preferido usar o Oracle Java, especificamente o pacote oficial (tar.gz) do site oficial. O OpenJDK não resolve meus problemas com a Caixa Econômica Federal e Itaú. Nem mesmo o PPA do Webupd8.

Cada caso é um caso. No site da Caixa, as vezes é preciso de duas a três tentativas para fazer o login. No Itaú, a instalação do Guardião as vezes só é possível no dia seguinte (se a primeira tentativa de instalação do Guardião falhar). Comportamentos estranhos...

Compartilho meu how to de instalação para quem enfrentar problemas similares:

http://www.youtube.com/watch?v=VntOWXlkl5U&list=PLDd4HYheS_uIkuOspXdzPeHF8Gw1rrPzo&feature=share

Se tudo feito de acordo, Caixa e Itaú devem funcionar (desde que contornando os inconvenientes descritos acima).
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 09:50 por rodrigo.miguel »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #36 Online: 09 de Maio de 2014, 16:59 »
Ótima explicação Sampayu! Valeu :)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #37 Online: 10 de Maio de 2014, 01:00 »
Caro Sampayu,

Tenho preferido usar o Oracle Java, especificamente o pacote oficial (tar.gz) do site oficial. O OpenJDK não resolve meus problemas com a Caixa Econômica Federal e Itaú. Nem mesmo o PPA do Webupd8.

Cada caso é um caso. No site da Caixa, as vezes é preciso de duas a três tentativas para fazer o login. No Itaú, a instalação do Guardião as vezes só é possível no dia seguinte (se a primeira tentativa de instalação do Guardião falhar). Comportamentos estranhos...

Compartilho meu how to de instalação para quem enfrentar problemas similares:

http://www.youtube.com/watch?v=VntOWXlkl5U&list=PLDd4HYheS_uIkuOspXdzPeHF8Gw1rrPzo&feature=share

Se tudo feito de acordo, Caixa e Itaú devem funcionar (desde que contornando os inconvenientes descritos acima).

Fui cliente da Caixa Econômica Federal (CEF), mas tive tantas dores de cabeça com o internet banking da CEF que depois de apenas 2 meses eu joguei a toalha e deixei de ser cliente da CEF. :P Não que o internet banking do Banco do Brasil (BB) seja uma maravilha, porque não é (aliás, acho que de banco nenhum é), mas com o da CEF eu me estressei demais, putz. E também passei alguns sustos, como uma vez em que quase não consegui pagar uma conta porque ao longo de 2 dias toda vez que eu acessava o website e tentava pagar a conta algum erro ocorria e eu não conseguia chegar até o final da operação. :(

Pior que eu usei tantos recursos técnicos para tentar acessar o internet banking - como por exemplo usar o JRE proprietário da Oracle, usar o OpenJDK JRE com IcedTea-Web, acessar via dispositivo Android, acessar via OS X com JRE proprietário da Apple, disparar ping ininterrupto (não flood ping) contra o servidor da CEF que está servindo o acesso ao ambiente de internet banking, executar netstat, rodar flush no cache local do DNS, intercambiar DNS, tentar acessar via web proxy, tentar acessar via diferentes navegadores (inclusive via Lynx, que é executado a partir do shell, em modo texto puro) etc. - que não existe a menor possibilidade de a dificuldade de acesso ser culpa do cliente: o problema está mesmo é na estrutura de hardware e de software que a CEF disponibiliza. :P

Inclusive foram esses problemas com a CEF que me levaram a instalar o Java via tarball: assim eu sabia que se a pane persistisse não seria por culpa do Java. No fim das contas acabei voltando para o Banco do Brasil mesmo.

Será que essa inconveniência do Guardião Itaú (de ter que esperar até o dia seguinte) é alguma configuração tosca remota (do applet e/ou do servidor do Itaú)? Ou será que é apenas por causa do que fica armazenado localmente (dentro do JRE)? Se for algo local, talvez resolva se o usuário acessar o painel de controle Java e daí excluir o cache e as aplicações Java do Itaú que porventura tenham sido instaladas localmente.
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 01:02 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #38 Online: 10 de Maio de 2014, 15:03 »
...
Será que essa inconveniência do Guardião Itaú (de ter que esperar até o dia seguinte) é alguma configuração tosca remota (do applet e/ou do servidor do Itaú)? Ou será que é apenas por causa do que fica armazenado localmente (dentro do JRE)? Se for algo local, talvez resolva se o usuário acessar o painel de controle Java e daí excluir o cache e as aplicações Java do Itaú que porventura tenham sido instaladas localmente.

"Não sei, só sei que foi assim" (Chicó)

Tentei de tudo. Esvaziar o cache (do navegador e do Java), resetar tudo no painel de controle do Java, baixar o nível de segurança, etc, etc. Não identifiquei a causa exata do problema. Mas parece ser algo relacionado ao próprio Internet Banking do Itaú...

Explico: instalei o Xubuntu 14.04 no PC da minha esposa e em seguida instalei o java. No primeiro acesso ao site do Itaú tudo funcionou corretamente. Propositadamente, fiz tudo de novo. Reinstalei o sistema (do zero). Minha intenção era gravar todo o processo de instalação do Java até a instalação do Guardião Itaú. E também o primeiro acesso na Caixa. Quanto entrei no Itaú, a instalação do Guardião falhou. O site exibiu uma mensagem tipo "acesso indisponível para esta conta...", algo que geralmente acontece com o OpenJDK e com o PPA do Webupd8.

Pensei em reinstalar tudo novamente. No dia seguinte, antes de reinstalar o sistema, tentei acessar o Itaú e... BINGO! Tudo funcionou.

A descoberta foi por acaso mesmo... Aconteceu a mesma coisa quando instalei o Xubuntu no meu Notebook. Mas nem funcionou de primeira, só no segundo dia.

Portanto, é possível que o Itaú também funcione com o OpenJDK ou com o PPA. Pois só notei que as coisas funcionavam no dia seguinte quanto instalei o pacote tar.gz. Mas, a Caixa não funciona com o OpenJDK. Tenho uma certa dúvida com relação ao PPA do Webupd8. Como não estou disposto a testar tudo novamente, com os dois bancos, passo para o método que sei que funciona. É um método oficial e seguro, mais recomendável até que instalar qualquer PPA.

No entanto, tenho também um breve tutorial sobre o PPA Webupd8, que usei enquanto funcionou: http://linuxuserlog.blogspot.com.br/2013/09/instalar-java-oficial-oracle-no-ubuntu.html

Vídeo: http://youtu.be/6ewZfCePrvs

Fica a dica, para quem for útil.
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 18:14 por rodrigo.miguel »

Offline lgustavod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #39 Online: 12 de Maio de 2014, 21:29 »
Eu instalei no meu Debian conforme o seu tutorial, show de bola, funciona direitinho, mas não sei se é algum problema novo com o BB ou se eu fiz algo de errado, mas o site quando eu vou entrar com a senha fica todo branco, anexo uma foto. No Ruindows 7 tá funcionando normal.

https://drive.google.com/file/d/0B7bzIqNnWABjZThrUHNUWXB2UkU/edit?usp=sharing

Offline lucianoob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Prof. Luciano Borges
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #40 Online: 22 de Maio de 2014, 09:50 »
Olá pessoal,

Caso utilizem muito o Java no Chrome não atualizem ainda para a versão 35.x pois o Java foi desabilitado.

Referências:
http://plosquare.blogspot.com.br/2014/05/chrome-35-on-linux-java-plug-in-not.html
http://www.webupd8.org/2014/05/google-chrome-stable-35-for-linux.html
https://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome/qPiZkcLwFFk

Até mais !
Luciano Borges

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #41 Online: 23 de Maio de 2014, 17:55 »
eu segui esse tutoral e não consegui instalar o java da oracle no google chromium de maneira nenhuma , haveria outro meio.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #42 Online: 28 de Maio de 2014, 17:52 »
Eu instalei no meu Debian conforme o seu tutorial, show de bola, funciona direitinho, mas não sei se é algum problema novo com o BB ou se eu fiz algo de errado, mas o site quando eu vou entrar com a senha fica todo branco, anexo uma foto. No Ruindows 7 tá funcionando normal.

https://drive.google.com/file/d/0B7bzIqNnWABjZThrUHNUWXB2UkU/edit?usp=sharing

Às vezes o plugin não carrega de primeira, é preciso atualizar a página algumas vezes para funcionar. Veja se a seção 3 do meu tutorial consegue ajudá-lo. Se nada resolver e o problema estiver ocorrendo no Chrome ou no Chromium, é porque o seu navegador foi atualizado para uma versão que não é mais compatível com a tecnologia NPAPI. Para mais informações, veja este meu post.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #43 Online: 28 de Maio de 2014, 18:02 »
eu segui esse tutoral e não consegui instalar o java da oracle no google chromium de maneira nenhuma , haveria outro meio.

Resumidamente: não. Se você está usando o navegador Chrome e/ou Chromium versão 35.X ou posterior, o plugin do Java não vai funcionar de jeito nenhum. Para poder usar plugin Java, use o navegador Firefox ou então o Opera, por exemplo.

Se quiser saber mais a respeito, leia este meu post e também este.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 13:01 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #44 Online: 28 de Maio de 2014, 18:11 »
Olá pessoal,

Caso utilizem muito o Java no Chrome não atualizem ainda para a versão 35.x pois o Java foi desabilitado.

Referências:
http://plosquare.blogspot.com.br/2014/05/chrome-35-on-linux-java-plug-in-not.html
http://www.webupd8.org/2014/05/google-chrome-stable-35-for-linux.html
https://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome/qPiZkcLwFFk

Até mais !

Eu já havia comentado esse assunto neste post (e mais sucintamente na seção introdutória deste tutorial). Mas em suma é isso que você comentou mesmo: a partir da versão 35.X os navegadores da Google deixaram de suportar plugins. Isso basicamente ocorre porque a Google abandonou a tecnologia NPAPI e o toolkit GTK2, e migrou para a tecnologia Aura, que dispensa o uso de plugins e foi desenvolvida pela própria Google para "construir" o ambiente gráfico do sistema operacional ChromeOS e dos navegadores Chrome e Chromium.

Resta saber se os desenvolvedores dos websites dos bancos (e de outros websites que dependem de plugin Java) irão modificar o código dos seus websites de modo que esses websites funcionem com Aura (e por isto não requeiram que você instale o plugin Java), ou se os desenvolvedores vão "bater o pé" e continuar fazendo com que seus websites só funcionem se você tiver o plugin Java. Se eles baterem o pé vai ser complicado, porque não vamos ter como usar o Chrome e o Chromium nesses websites, vamos ter que usar Firefox ou Opera e torcer para que os desenvolvedores desses outros navegadores não retirem o suporte à tecnologia NPAPI. :-\

Eu acho muito bacana as vantagens tecnológicas (os ganhos de desempenho e de segurança) que a tecnologia Aura oferece, no entanto de nada adianta usarmos Aura se os websites que acessamos exigem NPAPI, daí a minha preocupação, que certamente também é a de muitas outras pessoas que dependem da tecnologia NPAPI e seus plugins para poder acessar o internet banking, por exemplo. E não só internet banking: existem websites de universidades que fornecem applets Java que rodam diretamente no navegador, mas para isso dependem do plugin Java. É o caso, por exemplo, deste simulador virtual de túnel de vento, desenvolvido na universidade MIT. A NASA também usa applets Java: veja, por exemplo,  esta página da NASA que simula a geração de sustentação na asa de um avião em função do vento que passa pela asa. Também para usar o applet do Sweet Home 3D você precisa do plugin Java. Enfim: há uma série de websites que dependem do plugin Java e da tecnologia NPAPI, e que vão deixar de funcionar nos navegadores mais recentes da empresa Google porque a Google resolveu que nos navegadores dela só a tecnologia dela (Aura) irá funcionar...
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 18:19 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")