Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 568718 vezes)

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #45 Online: 28 de Maio de 2014, 18:54 »
eu segui esse tutoral e não consegui instalar o java da oracle no google chromium de maneira nenhuma , haveria outro meio.

Resumidamente: não. Se você está usando o navegador Chrome e/ou Chromium versão 35.X ou posterior, o plugin do Java não vai funcionar de jeito nenhum. Para poder usar plugin Java, use o navegador Firefox ou então o Opera, por exemplo.

Se quiser saber mais a respeito, leia a nota importante que consta na seção introdutória deste tutorial.
obrigado pela resposta,pensei que era falha minha.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline thelma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #46 Online: 05 de Junho de 2014, 18:48 »
Olá, tenho um problema um pouco diferente: tenho o plugin já anteriormente instalado na pasta /usr/lib/chromium-browser/plugins e tudo funcionava bem até atualizar o chromium para a sua nova versão. Agora, mesmo com o plugins na pasta, o chromium não o lista em seus plugins. Alguma ideia?

Acabei de instalar o Google Chromium de 64 bits no GNU/Linux Debian Wheezy de 64 bits que está rodando numa Virtual Box do meu Macbook Pro. Conclusão: pelo menos no Debian Wheezy, o navegador não é mais instalado em /usr/lib/chromium-browser, mas sim em /usr/lib/chromium, e por isto a pasta de plugins agora fica em /usr/lib/chromium/plugins, em vez de em /usr/lib/chromium-browser/plugins

Acabei de atualizar o tutorial com essa nova informação. Caso seu sistema seja Debian, experimente refazer o item 1.5 excluindo a pasta antiga e recriando o atalho do plugin só que desta vez para o novo endereço. ;)

Parabéns a todos que colaboram para solucionar o acesso ao BB via Linux. É uma garimpada eterna, mas com as instruções do Sampayu e de outros usuários a gente consegue o "quase" impossível. Eu segui tudo que li aqui e em outros fóruns, mas só consegui acessar o BB usando o LMDE (desculpe, é outra distro, mas vai que a solução ajuda outros) fazendo a atualização do kernel da 3.11.8 para a 3.14.4 (maio de 2014).
Obrigada pelas dicas valiosas.
Thelma

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #47 Online: 06 de Junho de 2014, 22:33 »
eu segui esse tutoral e não consegui instalar o java da oracle no google chromium de maneira nenhuma , haveria outro meio.

Resumidamente: não. Se você está usando o navegador Chrome e/ou Chromium versão 35.X ou posterior, o plugin do Java não vai funcionar de jeito nenhum. Para poder usar plugin Java, use o navegador Firefox ou então o Opera, por exemplo.

Se quiser saber mais a respeito, leia a nota importante que consta na seção introdutória deste tutorial.
obrigado pela resposta,pensei que era falha minha.

Por nada. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #48 Online: 06 de Junho de 2014, 22:37 »
Olá, tenho um problema um pouco diferente: tenho o plugin já anteriormente instalado na pasta /usr/lib/chromium-browser/plugins e tudo funcionava bem até atualizar o chromium para a sua nova versão. Agora, mesmo com o plugins na pasta, o chromium não o lista em seus plugins. Alguma ideia?

Acabei de instalar o Google Chromium de 64 bits no GNU/Linux Debian Wheezy de 64 bits que está rodando numa Virtual Box do meu Macbook Pro. Conclusão: pelo menos no Debian Wheezy, o navegador não é mais instalado em /usr/lib/chromium-browser, mas sim em /usr/lib/chromium, e por isto a pasta de plugins agora fica em /usr/lib/chromium/plugins, em vez de em /usr/lib/chromium-browser/plugins

Acabei de atualizar o tutorial com essa nova informação. Caso seu sistema seja Debian, experimente refazer o item 1.5 excluindo a pasta antiga e recriando o atalho do plugin só que desta vez para o novo endereço. ;)

Parabéns a todos que colaboram para solucionar o acesso ao BB via Linux. É uma garimpada eterna, mas com as instruções do Sampayu e de outros usuários a gente consegue o "quase" impossível. Eu segui tudo que li aqui e em outros fóruns, mas só consegui acessar o BB usando o LMDE (desculpe, é outra distro, mas vai que a solução ajuda outros) fazendo a atualização do kernel da 3.11.8 para a 3.14.4 (maio de 2014).
Obrigada pelas dicas valiosas.
Thelma

É, o mundo Linux é assim mesmo, rs. :D O bacana do Linux é existir em diversas formas (distribuições tais como Arch, Ubuntu, Debian, Mint, Red Hat, Mandriva, Fedora, openSUSE etc.), o ruim é que a falta de padronização de algumas coisas gera a necessidade de se executar diferentes procedimentos para resolver o mesmo tipo de problema em diferentes versões do mesmo sistema. :P Mas a gente aprende bastante com essas coisas.   ;D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline miguelsvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Seção 1: Instalando o Sun Java
« Resposta #49 Online: 18 de Junho de 2014, 21:12 »
Obrigado pelo excelente e didático tutorial! Uma sugestão em relação a este trecho:

1.5. CRIE A PASTA DE PLUGINS DO SEU NAVEGADOR.
[...]
Mozilla Firefox:
Não é necessário fazer nada, pois a pasta já existe em /usr/lib/firefox-addons/plugins

Nota: a partir da versão 21.0 do navegador Mozilla Firefox, o plugin só irá funcionar se o atalho para ele estiver dentro de /usr/lib/firefox-addons/plugins, ao invés de em /usr/lib/firefox/plugins.

Estou usando o Firefox 30, e parece que o local de armazenamento dos plugins mudou de novo; agora é /usr/lib/mozilla/plugins/.

E, a propósito, tentei tudo o que você sugeriu aqui: os passos do tutorial, e os que você sugeriu em respostas seguintes... e não rolou. Na maioria das tentativas, o verificador no site java.com indicava a versão correta do Java (7u60, que é a mais atual e por isso usei para instalar). O mais perto que chego é a exibição da página onde o BB pede a senha (o applet já teria rodado?), mas o quadro onde ficariam os campos de formulário nessa página está vazio. Assim:



Estou usando LMDE (Mint baseado no Debian Testing). Queria evitar de usar um kernel alternativo para isso (como a Thelma sugeriu), mas acho que já testei todas as alternativas que encontrei por aí. Se tiver alguma outra sugestão, agradeço!

Atualizando: consegui! Com o Java da Sun (+plugin) instalado conforme este tutorial, funcionou usando o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
setarch x86_64 –uname-2.6 firefox &Já tinha tentado essa forma de iniciar o firefox, mas provavelmente quando estava ainda com o OpenJDK. A fonte da dica é este e-mail de uma lista do Debian.
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 16:06 por miguelsvieira »

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #50 Online: 22 de Junho de 2014, 00:11 »
Parabéns pela dica. Queria que o Debian fosse fácil como o Ubuntu e que a comunidade do Debian fosse paciente com os usuários leigos ou que não queria aprender informática como o Linux exige para que tenhamos controle.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 258
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #51 Online: 22 de Junho de 2014, 01:06 »
Também no Debian, siga essa dica:
http://diegocananea.wordpress.com/2012/06/14/acessando-o-banco-do-brasil-no-ubuntu-12-04-com-openjdk/

Deve funcionar!
(pelo menos no meu funcionou...;-)
Linux User 586375

Offline everaldoers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #52 Online: 28 de Junho de 2014, 14:35 »
Lubuntu versão 14.04 realizei todo procedimento, porém o Chrome não reconhece o plugin, já o Firefox reconheceu e está funcionado para BB e Caixa.
Será que o Chromium reconhecerá? Vou instalá-lo pra saber.
 

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #53 Online: 28 de Junho de 2014, 16:09 »
Lubuntu versão 14.04 realizei todo procedimento, porém o Chrome não reconhece o plugin, já o Firefox reconheceu e está funcionado para BB e Caixa.
Será que o Chromium reconhecerá? Vou instalá-lo pra saber.
 

Nem o Chromium nem o Chrome. Não são mais compatíveis com o Java plugin!

A não ser que você instale uma versão antiga...

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #54 Online: 16 de Julho de 2014, 15:33 »
Eu instalei no meu Debian conforme o seu tutorial, show de bola, funciona direitinho, mas não sei se é algum problema novo com o BB ou se eu fiz algo de errado, mas o site quando eu vou entrar com a senha fica todo branco, anexo uma foto. No Ruindows 7 tá funcionando normal.

https://drive.google.com/file/d/0B7bzIqNnWABjZThrUHNUWXB2UkU/edit?usp=sharing

Ontem eu instalei o Ubuntu 14.04 LTS. Quase não acrescentei pacotes. Mas está tudo atualizado.

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-cache policy openjdk-7-jre icedtea-7-plugin
openjdk-7-jre:
  Instalado: 7u55-2.4.7-1ubuntu1
  Candidato: 7u55-2.4.7-1ubuntu1
  Tabela de versão:
 *** 7u55-2.4.7-1ubuntu1 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-updates/main amd64 Packages
        500 http://security.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-security/main amd64 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
     7u51-2.4.6-1ubuntu4 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty/main amd64 Packages
icedtea-7-plugin:
  Instalado: 1.5-1ubuntu1
  Candidato: 1.5-1ubuntu1
  Tabela de versão:
 *** 1.5-1ubuntu1 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty/main amd64 Packages
        100 /var/lib/dpkg/status

Código: [Selecionar]
$ java -version
java version "1.7.0_55"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea 2.4.7) (7u55-2.4.7-1ubuntu1)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 24.51-b03, mixed mode)

Acessa o Banco do Brasil. Quero só fazer constar que após um acesso, uma vez, eu percebi uma tela como a do screenshot de @lgustavod.

A questão que quero solucionar é esta:



Aparece algumas vezes até o final do acesso. Não quero que apareça. A configuração tem de valer para outro usuário, ou por usuário.

Seguem as hiperligações:

« Última modificação: 16 de Julho de 2014, 16:04 por alexandre.mbm »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 258
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #55 Online: 16 de Julho de 2014, 17:12 »
Realmente isso tem acontecido com a 14.04.
Toda vez aparece essa telinha repetidamente.
Tentei marcar, desmarcar, responder Yes e No, em vão.

E não apenas para acesso ao BB. Em mais de uma máquina vi ocorrendo com o Itaú e com a CEF.
Coisa do Java ou do Icedtea?
Linux User 586375

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #56 Online: 16 de Julho de 2014, 18:46 »
Coisa do Java ou do Icedtea?

Coisa normal.

A solução provavelmente está aqui. É o que me dá a entender uma versão do documento em inglês. É claro que eu vou ler a versão em português, com mais calma, quando eu tiver uma janela de tempo. Também tem isto (inglês).

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #57 Online: 17 de Julho de 2014, 05:57 »
Não, não: o "Sun Java" / "Java da Oracle" é comercial, enquanto que o OpenJDK é open source e freeware (código aberto e livre).

Há quem defenda não se falar nesses termos de "comercial ou não" quando se fala de software livre ou de código aberto. Pois software livre é comercializável, inclusive sob GPL.

Citar
Há diferenças entre o JDK da Oracle e o OpenJDK (que também é da Oracle, porém embora o projeto de desenvolvimento do OpenJDK seja da Oracle, o desenvolvimento do projeto OpenJDK é aberto ao público: freeware, licença GPL).

O  JDK oficial da Oracle é que é freeware. Ele é distribuído gratuitamente, mas não é software livre e não está sob GPL. Freeware, software livre e código aberto são três conceitos distintos.

Citar
Essas diferenças entre os dois JDK são uma consequência do objetivo de cada implementação: o desenvolvimento do JDK "OpenJDK" é livre, aberto à comunidade (embora o projeto seja da Oracle, o projeto é aberto ao público, à comunidade de desenvolvedores), enquanto que o JDK oficial da Oracle possui fins comerciais, é proprietário.

Sim, o JDK oficial da Oracle é mantido fechado com fins comerciais. Não significa dizer que um software precisa ser privativo (proprietário) para ter fins comerciais.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 06:08 por alexandre.mbm »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #58 Online: 17 de Julho de 2014, 07:35 »
Aqui funciona normal o Java em todos os Bancos como esse método aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94388.0.html
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #59 Online: 17 de Julho de 2014, 09:47 »
A solução provavelmente está aqui. É o que me dá a entender uma versão do documento em inglês. É claro que eu vou ler a versão em português, com mais calma, quando eu tiver uma janela de tempo. Também tem isto (inglês).

Não achei solução. Pareceu-me que as dicas acima aplicam-se somente ao Java da Oracle. Não pude testar. Tentei várias configurações com IcedTea mas nenhuma surtiu efeito. Talvez eu não tenha sabido configurar os parâmetros.

Parece que trata-se de um bug em Ubuntu 14.04 LTS.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 10:06 por alexandre.mbm »