Autor Tópico: Erro no dual boot com win8 e ubuntu  (Lida 1576 vezes)

Offline kchristtyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Erro no dual boot com win8 e ubuntu
« Online: 15 de Fevereiro de 2014, 15:34 »
Olá, estou procurando maiores informações para solucionar o problema que tive ao fazer um dual boot, entre o windows 8 e o ubuntu.
Até que conseguir configurar o boot para permitir o acesso ao dual boot foi tranquilo, a instalação também ocorreu bem. O problema veio depois, quando reiniciei o meu pc, não consegui mais acessar o win8, sempre me aparece uma mensagem de erro. O que posso fazer, sera que se desinstalar o ubuntu volto a ter acesso ao win8?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no dual boot com win8 e ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 16:07 »
O que você fez exatemente? Seguiu quais procedimentos?

Está fazendo uso do UEFI ainda? Como está o particionamento do seu HD?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline kchristtyne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Erro no dual boot com win8 e ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 16:24 »
Olá, instalei seguindo as instruções deste site http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8.
Consigo ver o meu hd a memoria td, deixei 200g para o ubuntu e 550 para o win8.
dai a instalação foi certinha, num deu erro nem nd...
tive que desativar o secury boot e ligar o legacy boot.
Só que dps da instalação perdi contato com o win8, na tela inicial abre o grub e me da as opções para o win8, só que aparece a msg que tem um erro.
no ubuntu consigo ver que os meus documentos estao intactos, porem não consigo abrir pelo ubuntu também.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no dual boot com win8 e ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 16:40 »
Não precisava ativar esse lagacy boot. Esse legacy boot deve desativar o UEFI do seu computador, e mudar a tabela de particionamento do seu HD de GPT para MBR (msdos). Antes, tinha uma partição EFI no seu HD, de uns 100 à 300 MB, em fat32 certo?

Quando você usa o UEFI + GPT (que é o que veio com o windows 8), fica fácil altenar de um sistema para o outro. Você pode alternar o boot entre ubuntu e windows 8 no Setup (Bios/uefi), você fica independente do GRUB (aquela tela preta com as opções de boot).

Alguém aqui no fórum postou esses dias como instalar em máquinas com UEFI.

Era só desativar o secury boot.

A partição do windows 8 não dá para acessar direito mesmo, isso é coisa da hibernação do windows (o fast boot dele), você teria que desativar esse recurso lá no windows para ter acesso aos seus arquivos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Erro no dual boot com win8 e ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 16:46 »
Desliga esse "legacy boot", e veja se após sair do Setup você consegue entrar direto no windows.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !