Autor Tópico: Linux nao reconhece windows  (Lida 4161 vezes)

Offline Biel_timao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Linux nao reconhece windows
« Online: 20 de Fevereiro de 2014, 04:59 »
Boa noite pessoal;
Sou um pouco novo quanto a linux, e tentei instalar o ubuntu versao 13.10. Fui la coloquei a imagem no pendrive e comecei a instala. Dei o boot e fui instalar. porem ele nao reconheceu o windows seven e disse que nao tinha nenhum sistema instalado.
Aparece assim
http://imageshack.com/a/img824/5869/miih.png
http://imageshack.com/a/img829/6089/vhtr.png
http://imageshack.com/a/img835/7798/brzl.png

Gostaria de ajuda se alguem, puder me ajudar muito obrigado.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 12:17 por platao »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 06:11 »
Verifique com o Gparted se esse HD está usando GPT ou msdos (MBR) na tabela de partição do disco. É só abri-lo e ir no menu Visualização --> Informações sobre o Periférico, ou View --> Information...

Você terá que instalar o ubuntu na "Opção Avançada", antes disso terá que reparticionar o HD para ter espaço suficiente. De 100 à 200 GB está bom para o ubuntu, depende se você vai gravar muita coisa nas suas pastas pessoais (música, documentos, vídeo...).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Biel_timao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 06:23 »
Verifique com o Gparted se esse HD está usando GPT ou msdos (MBR) na tabela de partição do disco. É só abri-lo e ir no menu Visualização --> Informações sobre o Periférico, ou View --> Information...

Você terá que instalar o ubuntu na "Opção Avançada", antes disso terá que reparticionar o HD para ter espaço suficiente. De 100 à 200 GB está bom para o ubuntu, depende se você vai gravar muita coisa nas suas pastas pessoais (música, documentos, vídeo...).

boa noite sergio ele usa o formato gpt
http://imageshack.com/a/img34/8606/3fcj.png
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 12:17 por platao »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 06:39 »
Você então tem que criar as seguintes partições:

/dev/sda4 --> 1 ou 2 GiB em EXT4 (/boot)
/dev/sda5 --> 12 à 40 GiB em EXT4 (/)
/dev/sda6 --> 80 GiB em EXT4 ? Depende do quanto você quer para suas pastas pessoais, pode ser menos, ou mais (/home)
/dev/sda7 --> 4 GiB linux-swap (quanto você tem de memória ram aí?)

Você terá que diminuir a partição do windows primeiro, o /dev/sda3.

Veja que já indiquei os pontos de montagem, você precisará deles na Instalação Avançada.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Biel_timao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 07:02 »
Você então tem que criar as seguintes partições:

/dev/sda4 --> 1 ou 2 GiB em EXT4 (/boot)
/dev/sda5 --> 12 à 40 GiB em EXT4 (/)
/dev/sda6 --> 80 GiB em EXT4 ? Depende do quanto você quer para suas pastas pessoais, pode ser menos, ou mais (/home)
/dev/sda7 --> 4 GiB linux-swap (quanto você tem de memória ram aí?)

Você terá que diminuir a partição do windows primeiro, o /dev/sda3.

Veja que já indiquei os pontos de montagem, você precisará deles na Instalação Avançada.

Uma outra duvida minha é sobre qual dos dois sistemas vai ser o principal. E tambem gostaria de saber se o linux vai reconhece o windows seven na hora do boot ou eu vou ter de fazer alguma coisa para ele reconhecer?

e eu tenho 4gb de ram, e tambem gostaria de saber qual das Partição deve ser  primaria e qual deve ser logica.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 07:18 por Biel_timao »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 07:28 »
Você está usando GPT no disco, só há partição primária. Pode criar quantas partições quiser.

Após você instalar o ubuntu, provavelmente ele vai reconhecer o windows 7 e colocá-lo no grub. Daí você entra na bios e altera a ordem de boot para inicializar pelo ubuntu (terá 2 opções, ubuntu ou windows, esse sistema de uefi + gpt é diferente). Salve as alterações e você irá para aquela tela preta do grub, lá tem opção de dar boot pelo ubuntu (que é o padrão, 1ª opção) ou pelo windows.

Se não aparecer opção para entrar no windows pelo grub, tente usar o boot repair. Você ainda vai ter opção de alterar para boot do windows lá na bios.

Com 4 GB de ram, eu geralmente uso 4 GB de linux-swap, mas dá para usar menos, 2 GB por exemplo.

Se você quiser suas partições alinhadas (números redondos), lembre-se que a unidade usada no Gparted é o MiB, então 1 GiB = 1024 MiB. Lá no instalador do Ubuntu é usado outra unidade, 1 GB = 1000 MB, então não se preocupe se os valores não baterem.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Biel_timao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux nao reconhece windows
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 08:53 »
Você está usando GPT no disco, só há partição primária. Pode criar quantas partições quiser.

Após você instalar o ubuntu, provavelmente ele vai reconhecer o windows 7 e colocá-lo no grub. Daí você entra na bios e altera a ordem de boot para inicializar pelo ubuntu (terá 2 opções, ubuntu ou windows, esse sistema de uefi + gpt é diferente). Salve as alterações e você irá para aquela tela preta do grub, lá tem opção de dar boot pelo ubuntu (que é o padrão, 1ª opção) ou pelo windows.

Se não aparecer opção para entrar no windows pelo grub, tente usar o boot repair. Você ainda vai ter opção de alterar para boot do windows lá na bios.

Com 4 GB de ram, eu geralmente uso 4 GB de linux-swap, mas dá para usar menos, 2 GB por exemplo.

Se você quiser suas partições alinhadas (números redondos), lembre-se que a unidade usada no Gparted é o MiB, então 1 GiB = 1024 MiB. Lá no instalador do Ubuntu é usado outra unidade, 1 GB = 1000 MB, então não se preocupe se os valores não baterem.

Obrigado pela ajuda sergio, consegui instalar o ubuntu do jeito que vc falo.
Muito obrigado
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, 09:00 por Biel_timao »