Autor Tópico: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?  (Lida 4729 vezes)

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Online: 21 de Fevereiro de 2014, 22:50 »
Boa noite galera, estou precisando muito da ajuda de vocês.
Ontem comprei um notebook Samsung AtivBook2 e veio com essa inhaca de Windows 8.
Estou no começo do meu curso de Ti e preciso muito ter o Ubuntu instalado, é um requisito do curso.
Ontem mesmo baixei a imagem .iso do site oficial do Ubuntu e com o Universal USB Instaler instalei o Ubuntu em um Pendrive. Em todos os outros computadores que tive, a instalação foi super tranquila, era só apontar a bios para arrancar à partir do Pendrive e já abria a instalação do Ubuntu normalmente.
Até onde pesquisei o Windows 8 passou a fazer uma venda casada descarada, usaram um tal de Secure Boot ou algo do tipo para proibir instalações de outros SO que não possuam uma tal chave de licença que só a Microsoft vende, enfim... É uma putz lascada que está impedindo que eu instale o Ubuntu na minha máquina.
Estes são alguns procedimentos que já realizei na tentativa de instalar o Ubuntu:
-Desativei Secure Boot e setei arranque pelo CSM OS que reconhece qualquer tipo de instalação
-Tentei iniciar a instalação do Ubuntu pelo Wubi alegando pelo software que não consigo dar boot e pedindo para que crie uma entrada de arranque, porém ele aparece uma mensagem de erro pedindo para ler um log que nem existe (pelo menos não encontrei) e fecha o software de repente.
-Primeiramente usei o LiLi e depois o Universal USB Instaler para instalar o Ubuntu no Pendrive mas nenhum dos dois funcionaram
-Quando vou no "Boot device priority" para colocar o Pendrive para iniciar primeiro ele não reconhece o Pendrive como bootável, desconfio que de propósito por causa desse novo sistema.
Pessoal, agradeço pela atenção e espero que possam me ajudar, não queria ter que usar o Ubuntu apenas por máquina virtual. Abraço!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:09 »
Era só desativar o boot secure.

Você tentou instalar sem alterar essa opção do CSM OS?

Com o Ubuntu 13.10 melhorou muito a compatibilidade com UEFI, tente instalar sem alterar essa opção. Após a instalação, talvez seja necessário usar o Boot Repair com o auxílio do seu Live pen drive (você dá boot com o pen, instala esse boot repair e usa ele para recuperar o boot).

O pessoal do fórum sempre postamos algo relacionado à UEFI, dá uma procurada (eu postei algo esses dias).

Wubi não vai funcionar, ele foi descontinuado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Guilherme Maracaípe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2014, 23:35 »
Era só desativar o boot secure.

Você tentou instalar sem alterar essa opção do CSM OS?

Com o Ubuntu 13.10 melhorou muito a compatibilidade com UEFI, tente instalar sem alterar essa opção. Após a instalação, talvez seja necessário usar o Boot Repair com o auxílio do seu Live pen drive (você dá boot com o pen, instala esse boot repair e usa ele para recuperar o boot).

O pessoal do fórum sempre postamos algo relacionado à UEFI, dá uma procurada (eu postei algo esses dias).

Wubi não vai funcionar, ele foi descontinuado.

Bom, quando se desativa o secure boot ele predefine o UEFI OS como padrão, daí ele carrega o W8 sem dar o boot.
Outro problema que ainda não se resolve é o pendrive que não é reconhecido como bootável.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 08:13 »
Está usando a versão de 64 bits do ubuntu?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline DaviPH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 22:35 »
Ok!! amigo aconteceu o mesmo comigo!!! e bom o w8 no meu pc já era, mas não ta fazendo falta nenhuma...
o problema é realmente a UEFI, aconselho o seguinte, salve todos os arquivos importantes que tenha no seu pc, básico.. depois desfragmente o W8 é que ele não armazena dados de forma sequencial, entre em boot desative o UEFI, de o boot com o pen drive em 1º e desabilite as outras opções, se o W8 não entrar direto, desligue ele manualmente. e na hora de instalar o UBUNTU tu vai ter entrar no modo avançado e criar as partições manualmente, senão já era windows 8..

mas o W8 não faz diferença nenhuma na minha vida, estudo TI, uso linguagem C# na facul e consigo desenvolver C# no linux com o Monodevelop, incrível..

Boa Sorte!!!

Offline linuxcurious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2014, 01:20 »
Tenho tido o mesmo problema.
Possuo um notebook HP Envy com Windows 8 e desejo efetuar Dualboot com Ubuntu.
Ao falhar, pesquisei alguns posts, vi alguns tutoriais e fiz isto:

1 -Desabilitei no "Painel de controle/ power options" o "fast Startup".
2 -Criei uma partição nova de 15Gb (F:/).
3 -Na BIOS desabilitei "quickboot" e o "Intel Smart Response"(SRT) e alterei a ordem de preferencia do boot para USB HD.
4 -Baixei o iso, Montei o LiveUSB e reiniciei meu computador.
5 -Após escolher instalar o Ubuntu na opção "something  else" criei a partição swap e Instalei o Ubuntu sem problemas no que restou da "F:/".
Ele confirma a instalação e me pede para reiniciar mas mesmo assim ao ligar, o logo azul da HP aparece diretamente e o Windows 8 sucede carregado normalmente, excepto pelo fato de dizer "Scanning and Reparing drive F:/" durante alguns segundos ateh entrar na tela de usuários.

Alguém sabe o que estou fazendo de errado? Desde já, muito obrigado!
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2014, 03:16 por linuxcurious »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2014, 06:21 »
Tenho tido o mesmo problema.
Possuo um notebook HP Envy com Windows 8 e desejo efetuar Dualboot com Ubuntu.
Ao falhar, pesquisei alguns posts, vi alguns tutoriais e fiz isto:

1 -Desabilitei no "Painel de controle/ power options" o "fast Startup".
2 -Criei uma partição nova de 15Gb (F:/).
3 -Na BIOS desabilitei "quickboot" e o "Intel Smart Response"(SRT) e alterei a ordem de preferencia do boot para USB HD.
4 -Baixei o iso, Montei o LiveUSB e reiniciei meu computador.
5 -Após escolher instalar o Ubuntu na opção "something  else" criei a partição swap e Instalei o Ubuntu sem problemas no que restou da "F:/".
Ele confirma a instalação e me pede para reiniciar mas mesmo assim ao ligar, o logo azul da HP aparece diretamente e o Windows 8 sucede carregado normalmente, excepto pelo fato de dizer "Scanning and Reparing drive F:/" durante alguns segundos ateh entrar na tela de usuários.

Alguém sabe o que estou fazendo de errado? Desde já, muito obrigado!

Nesse "Something Else", há uma opção de onde instalar o Gerenciador de Inicialização (Grub), deve-se escolher /dev/sdaX se seu notebook estiver com o UEFI habilitado (onde X é o número da partição em que será instalado o ubuntu, sendo a / ou o /boot se tiver separado). Provavelmente é aí que está errando. Seu HD está usando tabela de particionamento GPT não é? Tem uma primeira partição em FAT32, de 100 à 200 MB, denominada EFI ou algo do tipo, correto?

Se você deixar essa caixa de seleção em /dev/sda, o ubuntu vai tentar instalar o grub na mbr do HD (512 primeiros bytes), e esse procedimento é só para hardware com UEFI desabilitado e HD com tabela de particionamento msdos (MBR, antigo sistema).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuxcurious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 13.10 - Windows 8 não permite, o que fazer?
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2014, 21:51 »
Nao encontrei essa opcao ou nao estou entendendo como fazer isso. Eu sou iniciante e tudo que aprendi foi vendo videos e lendo aqui pela net, nao por deducao baseada em conhecimento tecnico e isso me dificulta responder algumas perguntas ou entender de fato o problema. Se pudesse me dar um passo a passo de como fazer isso, me ajudaria muito. Me sinto como se tivesse um tesouro preso dentro da minha maquina e nao consigo acessa-lo.
tem essa particao sim!!