Autor Tópico: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação  (Lida 17528 vezes)

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Online: 03 de MAR?O de 2014, 22:15 »
Olá galera, tenho um PC antigo aqui com a seguinte configuração:
Placa Mãe: P4M800Pro
Processador: Pentium 4
Memória RAM: 2GB
HD: 320GB
Esse PC é usado pelos meus pais, só que toda semana eles enchem o PC de vírus e tenho que formatar, para evitar isso, decidi instalar o Lubuntu, pois é uma versão linux mais "parecida" com o Windows XP que é o sistema que meus pais são acostumados a usar.
Fiz a instalação normalmente aqui, mas quando vou iniciar pela primeira vez após a instalação, fica só parado na seguinte tela:


Já refiz a instalação 2 vezes, mas sempre acontece o mesmo.
Diante disso, o que posso fazer para que funcione de boa?
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2014, 17:57 por leandro318 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu não inicia após instação
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2014, 22:18 »
Qual versão do Lubuntu está usando?

Posta o que o comando lspci retorna (vai ter que ir no "Experimentar Lubuntu"), abra um terminal para rodar esse comando.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu não inicia após instação
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2014, 22:38 »
Qual versão do Lubuntu está usando?

Posta o que o comando lspci retorna (vai ter que ir no "Experimentar Lubuntu"), abra um terminal para rodar esse comando.

estou instalando a versão 13.10
tento ir na opção Experimentar Lubuntu, mas em seguida a tela fica toda preta e não sai disso

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu não inicia após instação
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2014, 22:48 »
Tenta usar uma das dicas desse link: http://askubuntu.com/questions/162075/my-computer-boots-to-a-black-screen-what-options-do-i-have-to-fix-it

Na tela do grub, aquela que há opções, aperte F6, e escolha a opção nomodeset.

Qual sua placa de vídeo?

Veja esse tópico do fórum também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu não inicia após instação
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2014, 23:00 »
Tenta usar uma das dicas desse link: http://askubuntu.com/questions/162075/my-computer-boots-to-a-black-screen-what-options-do-i-have-to-fix-it

Na tela do grub, aquela que há opções, aperte F6, e escolha a opção nomodeset.

Qual sua placa de vídeo?

Veja esse tópico do fórum também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

tentei colocar na opção nomodeset, mas acontece o mesmo
A placa de vídeo é on board modelo: VIA/S3G UniChrome

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #5 Online: 03 de MAR?O de 2014, 23:39 »
Deve ser essa placa de vídeo.

Tinha uma pessoa tendo um problema parecido com o seu aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111589.0.html
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #6 Online: 03 de MAR?O de 2014, 23:41 »
Se você apertar Ctrl+Alt+F1 ou F2, a tela muda? Deveria ir para um terminal após o comando, com algumas coisas escritas na tela.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #7 Online: 03 de MAR?O de 2014, 23:47 »
Talvez não tenha nada a ver... mas...

Eu tinha um PC que ficava um tempão para dar boot. O problema é que estava habilitado IDE mode lá na Bios, ao invés de AHCI. Estava em IDE por conta de compatibilidade com o windows xp, que ficava em dual boot. Ao mudar para AHCI, eu não tinha mais problemas no Linux (mas não conseguia dar boot pelo windows xp). Tenta mudar essa opção lá na Bios, deve ser em algum lugar escrito "Configure SATA as" ou "IDE HDD Block Mode", ou ainda "PCI SATA Control Mode".

A questão é saber se o sistema trava totalmente na tela do "splash" do lubuntu, ou dá para alternar de tty com o Ctrl+Alt+F1.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #8 Online: 04 de MAR?O de 2014, 10:20 »
Se você apertar Ctrl+Alt+F1 ou F2, a tela muda? Deveria ir para um terminal após o comando, com algumas coisas escritas na tela.

Aperto Ctrl+Alt+F1 ou F2 e não acontece nada, continua travado na tela de carregamento.

Talvez não tenha nada a ver... mas...

Eu tinha um PC que ficava um tempão para dar boot. O problema é que estava habilitado IDE mode lá na Bios, ao invés de AHCI. Estava em IDE por conta de compatibilidade com o windows xp, que ficava em dual boot. Ao mudar para AHCI, eu não tinha mais problemas no Linux (mas não conseguia dar boot pelo windows xp). Tenta mudar essa opção lá na Bios, deve ser em algum lugar escrito "Configure SATA as" ou "IDE HDD Block Mode", ou ainda "PCI SATA Control Mode".

A questão é saber se o sistema trava totalmente na tela do "splash" do lubuntu, ou dá para alternar de tty com o Ctrl+Alt+F1.

esse PC não tem a opção AHCI na BIOS, no controlador Sata só tem IDE ou RAID

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #9 Online: 04 de MAR?O de 2014, 10:39 »
Você viu que tem uma opção para teste de memória? Tenta usar ela e veja se o sistema trava.

Você está usando a versão 32 bits do lubuntu?

A gente precisaria de mais informação. Tenta editar a entrada do ubuntu no grub, é só apertar a tecla e na primeira opção, vai ter uma linha com isso:

Código: [Selecionar]
splash quiet
Deleta essas duas palavras, e dê o boot (Ctrl+X ou F10 se não me engano, tem informação na tela). No meu desktop essa linha está assim:

Código: [Selecionar]
linux /boot/vmlinuz-3.13.0-14-generic root=UUID=e998b22e-57d4-4a1b-8e98-61cc01dfe81f ro  quiet splash $vt_handoff
Pelo Live CD é um pouco diferente, mas dá para deletar essas opções de boot também.

Daí vai aparecer umas coisas escritas na tela, copia e posta para a gente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #10 Online: 04 de MAR?O de 2014, 10:48 »
Você viu que tem uma opção para teste de memória? Tenta usar ela e veja se o sistema trava.

Você está usando a versão 32 bits do lubuntu?

A gente precisaria de mais informação. Tenta editar a entrada do ubuntu no grub, é só apertar a tecla e na primeira opção, vai ter uma linha com isso:

Código: [Selecionar]
splash quiet
Deleta essas duas palavras, e dê o boot (Ctrl+X ou F10 se não me engano, tem informação na tela). No meu desktop essa linha está assim:

Código: [Selecionar]
linux /boot/vmlinuz-3.13.0-14-generic root=UUID=e998b22e-57d4-4a1b-8e98-61cc01dfe81f ro  quiet splash $vt_handoff
Pelo Live CD é um pouco diferente, mas dá para deletar essas opções de boot também.

Daí vai aparecer umas coisas escritas na tela, copia e posta para a gente.

sim, estou usando a versão 32 bits.
Desculpe a minha ignorância, mas como faz pra editar essa entrada no grub? Em qual tela que aparece essa primeira opção que vc falou??

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #11 Online: 04 de MAR?O de 2014, 10:55 »
Você viu que tem uma opção para teste de memória? Tenta usar ela e veja se o sistema trava.

Você está usando a versão 32 bits do lubuntu?

A gente precisaria de mais informação. Tenta editar a entrada do ubuntu no grub, é só apertar a tecla e na primeira opção, vai ter uma linha com isso:

Código: [Selecionar]
splash quiet
Deleta essas duas palavras, e dê o boot (Ctrl+X ou F10 se não me engano, tem informação na tela). No meu desktop essa linha está assim:

Código: [Selecionar]
linux /boot/vmlinuz-3.13.0-14-generic root=UUID=e998b22e-57d4-4a1b-8e98-61cc01dfe81f ro  quiet splash $vt_handoff
Pelo Live CD é um pouco diferente, mas dá para deletar essas opções de boot também.

Daí vai aparecer umas coisas escritas na tela, copia e posta para a gente.

sim, estou usando a versão 32 bits.
Desculpe a minha ignorância, mas como faz pra editar essa entrada no grub? Em qual tela que aparece essa primeira opção que vc falou??

No Live CD/DVD ou pen drive:

Aperte alguma das setas logo na inicialização, escolha um idioma, aperte F6 (vai aparecer aquele menuzinho), aperte Esc, você vai ter acesso para deletar o quiet splash, aperte Enter.

No lubuntu instalado no HD:

Vai ter uma tela preta com algumas opções (esse é o grub), aperte a tecla E na primeira opção, você vai poder editar várias linhas, procure a linha "linux ..."
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #12 Online: 04 de MAR?O de 2014, 11:32 »
Você viu que tem uma opção para teste de memória? Tenta usar ela e veja se o sistema trava.

Você está usando a versão 32 bits do lubuntu?

A gente precisaria de mais informação. Tenta editar a entrada do ubuntu no grub, é só apertar a tecla e na primeira opção, vai ter uma linha com isso:

Código: [Selecionar]
splash quiet
Deleta essas duas palavras, e dê o boot (Ctrl+X ou F10 se não me engano, tem informação na tela). No meu desktop essa linha está assim:

Código: [Selecionar]
linux /boot/vmlinuz-3.13.0-14-generic root=UUID=e998b22e-57d4-4a1b-8e98-61cc01dfe81f ro  quiet splash $vt_handoff
Pelo Live CD é um pouco diferente, mas dá para deletar essas opções de boot também.

Daí vai aparecer umas coisas escritas na tela, copia e posta para a gente.

sim, estou usando a versão 32 bits.
Desculpe a minha ignorância, mas como faz pra editar essa entrada no grub? Em qual tela que aparece essa primeira opção que vc falou??

No Live CD/DVD ou pen drive:

Aperte alguma das setas logo na inicialização, escolha um idioma, aperte F6 (vai aparecer aquele menuzinho), aperte Esc, você vai ter acesso para deletar o quiet splash, aperte Enter.

No lubuntu instalado no HD:

Vai ter uma tela preta com algumas opções (esse é o grub), aperte a tecla E na primeira opção, você vai poder editar várias linhas, procure a linha "linux ..."

tem alguma forma de copiar o que aparece em um log ou algo desse tipo? pois quando deleto o quiet splash, aparece muita coisa, mas ou menos umas três telas cheias de coisas ai não dá pra copiar, por que passa muito rápido e vai rolando a tela, em seguida quando termina, vai pra uma tela preta e fica travado nisso

Offline leandro318

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #13 Online: 04 de MAR?O de 2014, 14:40 »
Fia mais alguns testes aqui, agora tentei com o Kubuntu, mas aconteceu a mesma coisa.
Em seguida testei com o zorin-os-8.1-core, tentei iniciar no modo experimental, mas deu o seguinte erro:

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Lubuntu 13.10 não inicia após instalação
« Resposta #14 Online: 04 de MAR?O de 2014, 14:55 »
Provável problema: sua placa de vídeo VIA.

Veja a solução aqui: http://linuxuserlog.blogspot.com.br/2013/03/placa-de-video-via-driver-openchrome-no.html