Autor Tópico: Resetar o Ubuntu  (Lida 6980 vezes)

Offline Grégory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Resetar o Ubuntu
« Online: 05 de MAR?O de 2014, 15:22 »
Ola pessoal sou "novaterrimo" (4 dias de uso) e gostaria de "formatar" o ubuntu. Tipo restaurar opções de fábrica, desinstalar todos os programas instalados e etc.

Já tem 2 dias que estou procurando isso, na verdade, eu queria mesmo formatar a partição do ubuntu e fazer uma instalação limpa mas, por algum motivo depois que instalei o ubuntu, o sistema não da mais boot pelo pendrive com o próprio sistema, e pra meu azar, não tenho drive se cd. Se alguém tiver uma ideia...



Obrigado

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Resetar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2014, 15:46 »
Ola pessoal sou "novaterrimo" (4 dias de uso) e gostaria de "formatar" o ubuntu. Tipo restaurar opções de fábrica, desinstalar todos os programas instalados e etc.

Já tem 2 dias que estou procurando isso, na verdade, eu queria mesmo formatar a partição do ubuntu e fazer uma instalação limpa mas, por algum motivo depois que instalei o ubuntu, o sistema não da mais boot pelo pendrive com o próprio sistema, e pra meu azar, não tenho drive se cd. Se alguém tiver uma ideia...



Obrigado

Olá colega.

Instale pela pela central de programas Limpeza do Sistema, ou também pelo Synaptic procurando por janitor, são os dois o mesmo.

Nunca usei, mas pelo que pede talvez isto resolva alguma coisa, mas leia primeiro as informações para ter a certeza de que é isto que pretende fazer ao seu S. O.

JFMMF

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Resetar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2014, 16:30 »
...na verdade, eu queria mesmo formatar a partição do ubuntu e fazer uma instalação limpa

Qual o motivo de fazer isto? O que não está funcionando? o que instalou de tão destrutivo nestes 4 dias?

Não existe uma razão lógica para fazer isto.

mas, por algum motivo depois que instalei o ubuntu, o sistema não da mais boot pelo pendrive com o próprio sistema, e pra meu azar, não tenho drive se cd. Se alguém tiver uma ideia...

Dar boot pelo pendrive não depende de sistema operacional, qualquer que seja ele.

O boot está antes de qualquer sistema ser carregado, ele é feito pela BIOS ou pelo UEFI, não pelo sistema em si.

Reveja os procedimentos de acesso a sua BIOS/UEFI, entre neles e habilite o boot por pendrive. Teste este pendrive em outra máquina. Algo está errado, ou no pendrive ou na BIOS/UEFI, não no Ubuntu

Tipo restaurar opções de fábrica, desinstalar todos os programas instalados e etc

O Gnu/Linux não vem com "Restauração do sistema"
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2014, 16:52 por Tota »

Offline Grégory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Resetar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2014, 20:24 »
Primeiro obrigado pelo tempo de vocês.

Citar
Olá colega.

Instale pela pela central de programas Limpeza do Sistema, ou também pelo Synaptic procurando por janitor, são os dois o mesmo.

Nunca usei, mas pelo que pede talvez isto resolva alguma coisa, mas leia primeiro as informações para ter a certeza de que é isto que pretende fazer ao seu S. O.

Obrigado pela dica. Já tinha testado o Synaptic, mas não achei o pacote muito funcional para mim que ainda sou muito novo no Linux. Infelizmente estou acostumado com as janelas e a "praticidade" de programas como RevoUnnistaler.

@Tota

Na verdade queria formatar por 2 principais motivos.
1- Odeio ter coisas inúteis no pc.
2- Tenho um pc Dual Core 2.7 DDRII 2GB GPU - NVidia 9500 GT 1GB e após 4 dias utilizando e instalando ferramentas para desenvolvimento e testando o ubuntu, o pc fica consumindo 1.4 mb de memória só de ligar o sistema, procurei (não lembro qual programa) para remover os pacotes da inicialização, e mesmo assim, ficava em 900~1.2. Detalhe, pelo win7 (e não estou dizendo que ele é melhor, só sei mexer nele e não no Linux ainda.) eu consigo faze-lo ficar na casa dos 500mb fácil. Então presumi que algo estava errado e pra não quebrar muito a cabeça, (contando que amanhã eu tenho que levar meu pc pro trabalho e voltar a pegar no batente), queria simplesmente formatar e manter somente os programas necessários para trabalhar.


Quanto BIOS já descobri o que aconteceu, assim que terminei a instalação e atualização do ubuntu, eu atualizei minha BIOS, e isso fez com que o boot de USB fosse para o "menu" (no f12) de Hard Disks, e não funcionava mais na seleção (que eu fiz para instalar o Ubuntu) na primeira tela USB - HDD.

No mais muito obrigado pela ajuda. Consegui instalar o Windows e vou fazer o sistema de Dual Boot.

Mais uma vez obrigado a todos.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Resetar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2014, 20:44 »
Considerando o que você não sabia e o que já aprendeu na sua experiência com o sistema, seria mais fácil fazer uma nova instalação, limpa, com os pacotes que você realmente usa. Aliás, pelo calendário, se conseguir esperar um pouco, você pode já instalar o 14.04LTS, que deve rodar de boa no seu hardware.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS