Autor Tópico: Drive proprietário X Nouveau  (Lida 2822 vezes)

Offline glaucobueno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Drive proprietário X Nouveau
« Online: 12 de MAR?O de 2014, 15:23 »
Boa tarde senhores! Estou pensando em instalar novamente o Ubuntu no meu Dell Vostro 3460, não aguento mais a lentidão da minha máquina, e não quero ir para o Win 8... Mas novamente, tenho o receio de não conseguir utilizar a minha placa de vídeo da NVídia modelo GeForce GT 630M, digo isso, pois já tentei várias vezes essa instalação sem sucesso, eu tenho a necessidade de utilização de 2 monitores simultâneos, pois um fica sempre rodando algum conteúdo na sala (vídeos, imagens, etc.) por ser uma sala de espera e utilizo o tela do notebook para os meus trabalhos diários...
Só que desde sempre, todas as minhas tentativas foram frustradas, pois eu não consigo instalar o drive proprietário e o Nouveau não me deixa editar as configurações de vídeo para que eu "estenda" a minha área de trabalho...
Já pesquisei, já "matei" o "X" para realizar a instalação e nada...
O que posso fazer? O que preciso postar aqui para ser ajudado?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Drive proprietário X Nouveau
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2014, 15:34 »
Esse seu notebook tem só a placa de vídeo da nvidia? Ou tem uma onboard da intel?

Veja pelo comando:

Código: [Selecionar]
lspci | grep "3D\|VGA"
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline glaucobueno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Drive proprietário X Nouveau
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2014, 15:34 »
Esse seu notebook tem só a placa de vídeo da nvidia? Ou tem uma onboard da intel?

Veja pelo comando:

Código: [Selecionar]
lspci | grep "3D\|VGA"

Possui sim  placa da Intel.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Drive proprietário X Nouveau
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2014, 15:50 »
Então você tem um hardware com tecnologia Optimus. Se você não instalar o driver da nvidia, você na verdade vai estar fazendo uso da placa da intel. E é por isso que não funcionou a placa da nvidia, não adianta instalar somente o driver, veja:

No ubuntu 13.10 eu consigo usar a minha placa da nvidia com o Bumblebee + nvidia-319-updates. O sistema usa a maior parte do tempo a placa de vídeo da Intel, e quando vou rodar um jogo ou algo que demande mais poder gráfico, eu rodo eles com o comando primusrun ou optirun (pelo terminal ou altero as entradas de menu com o alacarte, ou ainda crio um atalho no desktop).

Mas eu nunca testei com dois monitores ao mesmo tempo. Você vai usar HDMI ou vga?

Veja mais: http://www.linux.org/threads/nvidia-optimus-on-linux.4415/


E no Ubuntu 14.04, que ainda está em desenvolvimento, a nvidia melhorou o suporte para esse tipo de hardware. Ao instalar o driver da nvidia é instalado também o nvidia-prime, que é a solução da empresa para tecnologia Optimus no Linux. Mas ele é diferente do Bumblebee (que foi desenvolvido por outras pessoas). Atualmente você só tem opção de habilitar ou desabilitar a placa pelo painel de configurações da nvidia, através de um botão.

Para baixar o 14.04 (beta 1): Xubuntu 14.04 (Trusty Tahr) Daily Build

Sugiro instalar o nvidia-304-updates (mais estável) ou o nvidia-331-updates (mais recente, ficará mais estável com o tempo).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Drive proprietário X Nouveau
« Resposta #4 Online: 12 de MAR?O de 2014, 19:13 »
Olá!

Se não conseguir fazer funcionar com a dica do nosso amigo Sérgio, a minha dica é que tente a distro Manjaro, que segundo os desenvolvedores possui essa técnologia da NVIDIA Optimus out-of-the-box:

"Manjaro Linux targets beginners and advanced users at the same time. We provide user interface tools and scripts to make life easier. Manjaro supports NVIDIA’s Optimus technology out of the box… – Philip Müller" (Está escrito no site oficial)

Ou então espere até a versão 14.04 do Ubuntu sair.

Abraços!