Autor Tópico: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS  (Lida 6583 vezes)

Offline helpmeagain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:06 »
olá sou novo no ubuntu faz uns 5 dias, tenho milhares de dúvidas e não consigo encontrar informações confiáveis pelo google. desta vez as minhas dúvidas é sobre atualizar o meu ubuntu 12.04 LTS,

minha situação é o seguinte:
ja sei particionar o hd separando o /home, /, e o swap
e instalo o ubuntu via USB
tenho instalado programas do windows como  o office
e preciso também salvar nos meus favoritos varios sites no google chrome
 uso somente o ubuntu de maneira doméstica e sempre dependo de vários programas do windows quando não encontro no repositórios programas semelhantes 
e percebo alguns defeitos no ubuntu e por isso quero estar sempre atualizando a versão

eu acabei de fazer uma atualização pelo update manager para a versão 12.10 seguindo um tutorial de outros sites e fóruns e deu erros de incialização q não encontrei solução e tive que formatar a partição (/) perdendo toda os meus programas instalados, voltando pra versão 12.04, /home esta intacta
(uma coisa que me deixou irritado é a falta de manuais tendo q recorrer a tutorias de fóruns e sites q ensinam para leigos de maneira q venham a dar erros depois e isso não é informado)

então vi que as versões LTS são melhor atualizadas de LTS para LTS, e agora em abril vai sair a 14.04LTS, não encontrei tutorias confiáveis de como
fazer essas atualizações LTS para LTS de maneira esclarecida e segura sem perder meus programas, configurações e arquivos pessoais.

agora irei atualizar via USB usando a imagem pois eu vi que é mais seguro do que pelo próprio terminal e update manager
 
   MINHAS DÚVIDAS
 
como faço para dar upgrade da minha versão LTS para a próxima LTS de maneira segura(sem fazer backup)
1-sem perder meus programas (q não são do repositório ubuntu) intalados, sites salvos no favoritos do google chrome e arquivos pessoais



Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:21 »
Olá helpmeagain!

Se você possui uma partição /home separada, basta formatar a partição / e reinstalar o sistema nela.

Se não, salve o seus arquivos em uma mídia externa (CD/DVD/Pendrive) e faça a instalação.

Abraços.

Offline helpmeagain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:29 »
então pra quem usa ubuntu a cada atualização tem que ficar reinstalando um por um todos os programas novamente?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:31 »
então pra quem usa ubuntu a cada atualização tem que ficar reinstalando um por um todos os programas novamente?

Não, basta atualizar (só não sei dizer se é uma boa escolha, eu prefiro sempre instalar do zero).

Offline helpmeagain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:38 »
por exemplo baixei um microsoft office 2007 quando eu atualizar pra uma nova versão terei q ter guardado o instalador no /home certo? e assim pra todos os outros programas q não tem no repositorio
 né?
e minha paginas salvas no google chrome tbm vou perder tudo?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #5 Online: 13 de MAR?O de 2014, 22:44 »
Se for uma atualização:

Tudo será mantido (mas remova antes repositórios de terceiros se você adicionou ao sistema para evitar problemas).


Se você for fazer uma instalação limpa

Se você tiver uma partição /home separada, formate somente e partição raiz (/) e todas as configurações pessoais dos programas serão mantidas (incluindo favoritos do navegador). Lembrando que você deve marcar no particionador do Ubuntu para usar a partição /home, veja bem, usar a partição e não formatar. E deixa a swap como está. Se tiver o sistema instalado em apenas uma partição, terá que configurar tudo novamente.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2014, 22:55 por Renan Rischiotto »

Offline helpmeagain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #6 Online: 13 de MAR?O de 2014, 23:03 »
obrigado por esclarecer melhor minha dúvida estarei esperando pela versão 14.04 LTS

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #7 Online: 13 de MAR?O de 2014, 23:11 »
obrigado por esclarecer melhor minha dúvida estarei esperando pela versão 14.04 LTS

De nada amigo :)

Se quiser já pode usar a versão 14.04, eu estou usando aqui ;)

Abraços!

Creto

  • Visitante
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #8 Online: 14 de MAR?O de 2014, 06:29 »
Vou apenas dar um pitaco (e vou logo dizendo estou muito desinformado quanto distros que se re-instalam a cada temporada):

Mas por uma versão LTS - Long Term Support atravessar entre outras tantas versões do ubuntu, acho que a coisa seria um pouco diferente tornando a empreitada trabalhosa e maçante, como assim?!!!

Bem, como disse acima, seria assim Ubuntu 12.04 LTS Precise; depois Ubuntu 12.10 (desinformado), Ubuntu 13.04 até chegar ao 14.04, enfim, seriam outras tantas atualizações entre versões até chegar a próxima LTS.

Claro que isso eu estou "supondo", mas que dará um novo gás ao tópico podendo que um usuário experiente venha aqui discordar de mim.

T+

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #9 Online: 14 de MAR?O de 2014, 12:33 »
acredito que atualizar entre versões lts ate é seguro, mas é interessante esperar alguns meses, de preferencia a 14.04.1.
sobre os programas, se foram instalados a partir dos repositórios oficiais, serão atualizados, mas se forem instalados de fontes não oficiais não, normalmente a quebra do sistema acontece devido aos pacotes de terceiros, portanto evite usar.
no caso do office 2007, os arquivos e configurações ficam na sua home, apenas o wine é atualizado, mas caso não use algum recurso exclusivo do office, de preferencia preferencia ao libreoffice.

entre as versões 10.04 e 12.04 foram adicionados muitas novidades, unity e GTK 3 são exemplos, mas entre as versões 12.04 e 14.04 as novidades são menores, então acredito que a transição sera menos problemática.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #10 Online: 14 de MAR?O de 2014, 15:04 »
[...]
Bem, como disse acima, seria assim Ubuntu 12.04 LTS Precise; depois Ubuntu 12.10 (desinformado), Ubuntu 13.04 até chegar ao 14.04, enfim, seriam outras tantas atualizações entre versões até chegar a próxima LTS.

[...]

Para atualização direta, basta que o usuário tenha configurado no Programas e Atualizações, na aba Atualizações, na opção Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, ativado Para Versão de Longo Suporte. Sairá da versão 12.04 para a versão 14.04 direto.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #11 Online: 14 de MAR?O de 2014, 17:15 »
Para atualização direta, basta que o usuário tenha configurado no Programas e Atualizações, na aba Atualizações, na opção Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, ativado Para Versão de Longo Suporte. Sairá da versão 12.04 para a versão 14.04 direto.
Viu? Como eu suspeitava, dá para fazer, e o porém é...?

Acho que muitos MBs ou GBs de pacotes para baixar, não?

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #12 Online: 14 de MAR?O de 2014, 18:07 »
Para atualização direta, basta que o usuário tenha configurado no Programas e Atualizações, na aba Atualizações, na opção Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, ativado Para Versão de Longo Suporte. Sairá da versão 12.04 para a versão 14.04 direto.
Viu? Como eu suspeitava, dá para fazer, e o porém é...?

Acho que muitos MBs ou GBs de pacotes para baixar, não?

T+

Olá!

Acho que só testando mesmo, mas eu prefiro instalar sempre do zero. Afinal, o Ubuntu não é rolling release rsrs

Apenas minha opinião claro.

Abraços!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #13 Online: 15 de MAR?O de 2014, 08:10 »
Para atualização direta, basta que o usuário tenha configurado no Programas e Atualizações, na aba Atualizações, na opção Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, ativado Para Versão de Longo Suporte. Sairá da versão 12.04 para a versão 14.04 direto.
Viu? Como eu suspeitava, dá para fazer, e o porém é...?

[...]

Ter o mínimo de pacotes de terceiros e/ou então PPAs instalados no Ubuntu.

Caso os tenham, desmarcar os repositórios e fazer a atualização.

Após a atualização, refazer as instalações dos pacotes de terceiros e/ou os PPAs, já atualizados para a nova versão.

Não é necessário fazer instalação limpa sempre que sai uma nova versão. Utilize as versões LTS...!!

Imagine servidores de empresas que trabalham com quantidades significativas de dados, tendo que formatar e instalar cada nova versão lançada...  :o

O segrede é tentar não utilizar os famosos PPAs. E se realmente for necessário utilizá-los, usar o mínimo possível.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #14 Online: 15 de MAR?O de 2014, 11:46 »
Sempre fico com um pé atrás com atualizações de versões do Ubuntu (como alguém disse aí em cima, o Ubuntu não é rolling release). Então, como no meu computador principal só venho usando versões LTS, acho que não é um grande problema instalar do zero e reinistalar todos os programas a cada dois anos. Fica mais seguro e mais "redondo".

Para facilitar esse trabalho de reinstalação, eu organizo as coisas. Eu tenho um arquivo .TXT com uma lista de todos os programas que tenho instalados, mais ou menos no seguinte formato:

...
[ ] Calibre
[ ] Clementine
[ ] LibreOffice
[ ] Skype
...

Nesse arquivo também tenho um roteiro das configurações que faço (tipo "montar automaticamente partições do Windows"). Assim, na hora de reinstalar, é só seguir o roteiro, pegar essa lista e instalar programa a programa colocando um [X] no programa instalado. Em poucas horas está tudo instalado e configurado como estava na versão anterior.
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2014, 11:57 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1