Autor Tópico: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS  (Lida 6549 vezes)

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #15 Online: 15 de MAR?O de 2014, 22:11 »
Desmistificando as atualizações.

* As atualizações podem ser feitas de LTS pra LTS. Como disse jkmsjq
Citar
Para atualização direta, basta que o usuário tenha configurado no Programas e Atualizações, na aba Atualizações, na opção Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, ativado Para Versão de Longo Suporte. Sairá da versão 12.04 para a versão 14.04 direto.
Se não estou esquecendo de nada quando sair a versão 14.04.1 vai aparecer pra atualizar. O programa de atualização desabilita todas as PPA e não mexe em programa nenhum. Só atualiza os que estão no repositório oficial, remove programas que deixaram de fazer parte da distro e instala programas que passaram a fazer parte dela. Se vc é daqueles que sempre faz uma instalação limpa, perca um pouco mais de tempo e faça antes a atualização, caso não goste faça a tal da instalação limpa. Caso goste, venha aqui, como eu, desmistificar esta ferramenta de atualização que é tão mal falada sem um justo motivo. Na atualização se não me falhe a memória só é preciso 3 ou 4 cliques e correr pro abraço, ou seja, ir tomar um cafezinho. Se vc trabalha com uma rede de grande porte, configure um servidor apt-cache e faça as máquinas buscarem os pacotes pra atualização no cache do servidor.
« Última modificação: 17 de MAR?O de 2014, 18:07 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Creto

  • Visitante
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #16 Online: 17 de MAR?O de 2014, 09:47 »
(...)
 Caso goste, venha aqui, como eu, desmistificar esta ferramenta de atualização que é tal mal falada sem um justo motivo. Na atualização se não me falhe a memória só é preciso 3 ou 4 cliques e correr pro abraço, ou seja, ir tomar um cafezinho. Se vc trabalha com uma rede de grande porte, configure um servidor apt-cache e faça as máquinas buscarem os pacotes pra atualização no cache do servidor.
Sim, sim, mas..., não esqueça de lembrar ao que "gosta" que para fazer isso ai ele tem que ter uma NET razoável e que não seja oscilante, ou que oscile pouco.

É confesso, tenho sim a mania de "mal falar" dessas centrais, gerenciadores de atualizações (sejam elas, do ubuntu, mint "esse piorou" e até mesmo o apper que o Debian stable usa), pois "quase" não os usei e sempre que usei sempre os achei pesados e "não confiáveis", como até hoje ninguém conseguiu me comprovar o contrário do que eu vi.

Afinal, só da para confiar no que você faz, vendo o que esta sendo feito.

T+

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #17 Online: 17 de MAR?O de 2014, 10:17 »
@Creto

Para fazer uma atualização segura, siga o passo a passo:

Citar
Para quem quiser fazer o upgrade do 12.04, a melhor opção é seguir o roteiro:

a) certifique-se de estar com o sistema atualizado:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get clean

b) elimine seus PPAs:

Código: [Selecionar]
cd /etc/apt/sources.list.d
rm *.list
rm *.save

d) instale o Synaptic, se ainda não instalou:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get install synaptic
gksu synaptic

e) pelo Synaptic, remova tudo que estiver na lista "local ou obsoleto", mantendo apenas pacotes de temas e de ícones porventura instalados pelos PPAs;

f) ainda pelo Synaptic, reinstale o pacote "ubuntu-desktop";

g) feche o Synaptic e use o update-manager para fazer o upgrade:


Código: [Selecionar]
sudo update-manager -d
[...]

FONTE: Viva o Linux
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #18 Online: 17 de MAR?O de 2014, 12:37 »
Citar
e) pelo Synaptic, remova tudo que estiver na lista "local ou obsoleto", mantendo apenas pacotes de temas e de ícones porventura instalados pelos PPAs;

f) ainda pelo Synaptic, reinstale o pacote "ubuntu-desktop";

...nunca havia pensado nisso, realmente parece diminuir bastante as chances de quebra do sistema.

um outro fato que ajuda bastante hoje em dia, é a ausência do medibuntu, me lembro que este repositório alterava varias bibliotecas, apesar dos inúmeros ppas disponíveis, com a dica da reinstalação do ubuntu-desktop o sistema volte a ser o mais próximo possível da versão default.

Creto

  • Visitante
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #19 Online: 17 de MAR?O de 2014, 19:00 »
Olá jkmsjq,

Humm, é o que sempre digo: no Linux temos varias possibilidades, e também confesso agora que com a leitura do passo a passo que você postou dá para ficar mais seguro, pois no final da dica lê-se:

Código: [Selecionar]
sudo update-manager -d
*Onde o parâmetro -d remete a opção "Download Only" ou em um português claro "apenas baixar", lembrando a forma de atualizações dos Debian sid feitas em um terminal puro

Ctrl + Alt + F1

Valeu pelas dicas.

T+

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: dúvidas atualizar versoes LTS para LTS
« Resposta #20 Online: 18 de MAR?O de 2014, 08:02 »
Código: [Selecionar]
sudo update-manager -d
*Onde o parâmetro -d remete a opção "Download Only" ou em um português claro "apenas baixar", lembrando a forma de atualizações dos Debian sid feitas em um terminal puro

Ctrl + Alt + F1


no comando sudo update-manager -d, o d é de development, não de download ou seja, esse comando não faz só o download da actualização para uma versão em desenvolvimento mas instala tudo ficando o sistema já na nova versão
armei me em maluco e actualizei os meus 2 sistemas assim, até agora correu bem...
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2014, 08:04 por lpds25 »
Utilizador Ubuntu nº 29843