Autor Tópico: Como criar um arquivo símbolo corretamente no Ubuntu  (Lida 1523 vezes)

Offline krlosbatist

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Como criar um arquivo símbolo corretamente no Ubuntu
« Online: 28 de MAR?O de 2014, 22:31 »
Olá!
A minha dúvida é a seguinte:

Gostaria de saber como se cria um arquivo simbolo corretamente no linux...

********************************************************************************
História


Recentemente, precisei instalar a versão 2.1.a1 do software grads disponível no site http://iges.org/grads/downloads.html. No entanto, eu já tenho uma versão mais antiga em minha máquina 2.0.a9 e gostaria de ficar com essa versão mais antiga e a versão mais recente 2.1.a1...

Estou tentando criar em minha máquina um arquivo símbolo com a instalação do grads recente e não estou conseguinte, pois o arquivo criado aparece rompido em /usr/bin...

Só pra todos entenderem o que estou fazendo... vou deixar todos os procedimentos de comandos aqui...

********************************************************************************
1a.etapa...

Estou baixando o arquivo-grads.tar.gz na minha area de trabalho e copiando para uma pasta criada em home/carlos/gradsxx da seguinte forma

carlos@carlos:/area/sudo cp arquivo-grads.tar.gz /home/carlos/gradsxx

********************************************************************************

2a. etapa.

Copiado o arquivo eu entro no endereço onde enviei o meu arquivo-grads.tar.gz e faço os procedimentos de descompactação:

carlos@carlos/home/carlos/gradsxx/sudo tar -zxvf arquivo-grads.tar.gz

Esse comando descompacta o arquivo tar.gz e me deixa uma pasta chamada grads-2.1.a1 em que há uma pasta bin com alguns arquivos executáveis do grads

********************************************************************************

3a.etapa

Com o arquivo descompactado... faço o sehuinte (...) Vou até o /usr/bin e tento criar um arquivo simbolo para ficar com os dois grads, executando o seguinte passo ..

carlos@carlos/usr/bin sudo -ln -s /home/carlos/gradsxx/grads grads1

Para esse comando grads é o arquivo executável (pelo menos eu suponho que seja) e o grads1 é o meu novo grads versão 2.1.a1...

Feito isso ele cria o arquivo simbolo e direciona para o local em que ficam todos os meus executáveis em /usr/bin

********************************************************************************

4a etapa

Ao entrar no /usr/bin vejo que o arquivo grads1 foi criado, porém de forma rompida, o que faz com o mesmo não funciona e "mele" toda a instalação

********************************************************************************

5a etapa (questão)

Alguém saberia como fazer instalar duas vezes os mesmos programas, porém com versão diferentes?

Desculpe pelo tamanho do texto, mas tentei deixar bem explicado!

Atenciosamente
Carlos

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como criar um arquivo símbolo corretamente no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2014, 23:03 »
É link simbólico. Pra ver na onde está o erro, copie e cole exatamente o que digitou, não tente lembrar de memoria. E sim, basta usar nomes diferentes se não tiver nenhuma diferença nas dependências. Ex:

Código: [Selecionar]
sudo ln -s /caminho/antigo/meu_programa /caminho/destino/meu_programa1

sudo ln -s /caminho/novo/meu_programa /caminho/destino/meu_programa2