Autor Tópico: Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)  (Lida 5364 vezes)

Offline nagasltda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)
« Online: 17 de Abril de 2014, 09:51 »
Bom dia galera, precisando de um help de vocês..
Tenho um sistema instalado em um ubuntu 12.04.1 server.
Porém meu sistema só funciona quando demos permissão chmod 755 /dev/sda.
Lembro que em varios servidores configuramos o arquivo /etc/rc.local para iniciar o servidor com o comando chmod 755 /dev/sda
Porém não está funcionando esse procedimento e nem o comando mount dentro do mesmo arquivo rc.local
Então sempre que meu servidor reinicia, tenho que dar o comando pra mapear uma pasta no windows e o chmod 755 e também o chmod 777 manual pois ele não inicia junto com o sistema no rc.local.
Não sei se expliquei com perfeição pois sou novo no ambiente linux e principalmente server.
Mas espero que o que eu tenho dito seja suficiente para ter a ajuda de vocês.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Att, L.Viana
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, 14:29 por nagasltda »

Offline luizsouza99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Configuração de comandos no rc.local
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2014, 13:57 »
não dá certo se vc montar pelo fstab ?
tenta isto:
/dev/sda8 /home/luiz/arquivos ntfs-3g defaults 0 0

vc pode tentar criar um script com os comandos que vc falou, deixa-lo no /etc/init.d e colocar o seu caminho no rc.local para que seja executado na inicialização

Na apostila shell script do zero tem algumas formas de se inicializar um script vc pode tentar se acima não der certo
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110871.0.html




Offline nagasltda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2014, 14:31 »
Luiz Souza

vc pode tentar criar um script com os comandos que vc falou, deixa-lo no /etc/init.d e colocar o seu caminho no rc.local para que seja executado na inicialização

Foi exatamente o que fiz e deu certo, porém em alguns momentos do dia ele voltava a perder o chmod.

Pra resolver de um jeito menos demorado criei um script e coloquei o crontab para executar este script durante alguns momentos do dia e até então está funcionando certinho!

Mas obrigado pela dica!

[]'s

Offline luizsouza99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2014, 22:38 »
de nada, vc pode fazer melhor ainda

um script que fica rodando desde a inicialização e verifica as permissões a cada 10 minutos por exemplo, se as permissões voltarem dentro destes poucos minutos o programa entra no if e muda para 755 novamente

vai ficar um script tão simples e tão pequeno quanto o outro, só que é mais garantido já que vc vai diminuir o tempo do erro e não vai depender do cron executar


Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2014, 22:46 »
Primeiro que é estranho, definitivamente vale a pena rever o porque de estar precisando disso, e se realmente precisar, o melhor método é criando uma regra pro udev.


---
Vou mover pra servidores.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração de rc.local chmod 755 (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2014, 23:46 »
Existem "soluções", e soluções elegantes... me parece que a solução do script está no primeiro caso...

Há algumas dicas que podem ajudar, como rever se o programa precisa mesmo acessar o dispositivo de disco, e se esse acesso está sendo dado apenas pra fazer a montagem de um sistema de arquivos, de repente está faltando alguma opção no fstab (user? auto? noauto?).

Seria bom ter mais informações sobre o que está sendo feito e como, pra gente poder formar uma opinião melhor sobre o problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D