Autor Tópico: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema [Resolvido]  (Lida 2097 vezes)

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Sempre gostei dos efeitos do Compiz, mas já percebi que com o Ubuntu 12.04 é melhor dizer o Compiz bem longe do sistema.

Descobri isso da pior forma. Instalei ele e o Ubuntu passou a funcionar todo instável.

Depois disso, eu havia tentado desinstalar o Compiz e isso ferrou o sistema todo. Aparentemente o barra do Unity foi detonada e o painel superior também. Tive que abrir o terminal usando ctrl+alt+t para conseguir abrir alguma coisa.

Para conseguir voltar com o painel do Unity e a barra superior, reinstalei o Compiz novamente.

Tudo bem, é muito bacana e tal, mas não quero mais. Prefiro o computador funcionando direito do que ter um monte de janelas fazendo malabarismos.

A pergunta é: como desinstalar o Compiz sem zuar o sistema, ou precisamente o Unity? Alguém já passou por isso e sabe da resposta?
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 00:31 por Luiz Rezende »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2014, 19:12 »
O Unity é um plugin do Compiz, portanto, se remover o Compiz o Unity deixará de funcionar no Ubuntu 12.04.


Antes de qualquer coisa, qual a configuração da sua máquina? Se for um chip gráfico NVidia, AMD/ATI ou Intel, dá para configurar alguns efeitos legais. Porém, se for um SiS, desista do Compiz.

Para saber como configurar o Compiz dá uma assistida neste vídeo.
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 19:15 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2014, 19:19 »
Isso significa que uma vez instalado não tem como desinstalar o Compiz?

Alguma solução?

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2014, 19:31 »
Antes de qualquer coisa, qual a configuração da sua máquina? Se for um chip gráfico NVidia, AMD/ATI ou Intel, dá para configurar alguns efeitos legais. Porém, se for um SiS, desista do Compiz.

Minha máquina é um Intel Core i3 com placa gráfica Intel HD Graphics 3000, 2Gb de memória RAM.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2014, 19:39 »
Isso significa que uma vez instalado não tem como desinstalar o Compiz?

Alguma solução?

Você não tem escolha, o Compiz com as configuraçõesb básicas já vem instalados por padrão.

O que você pode fazer é não alterar as configurações do Compiz e usar normalmente o computador.

Só uma pergunta, você habilitou no login o Unity 2D? Pode ser este o problema da instabilidade no seu computador.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2014, 20:49 »
Só uma pergunta, você habilitou no login o Unity 2D? Pode ser este o problema da instabilidade no seu computador.

Como se verifica se o Unity 2D está habilitado?

Bom, andei dando umas mexidas nas configurações do Compiz e parece que o negócio está mais satisfatório agora. Meu Ubuntu estava perfeito, mas a instabilidade começou depois que instalei o Gerenciador do CompizConfig. Mas agora depois das mexidas que dei está mais ou menos.

Offline csilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Conhecendo o Linux...

Offline Luiz Rezende

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Compiz com segurança, sem zuar o sistema
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2014, 00:30 »
Esse link pode te ajudar: http://www.edivaldobrito.com.br/como-resetar-o-unity-compiz-para-deixa-los-com-configuracoes-originais/

Obrigado! Coloquei nos favoritos para alguma eventualidade. Vou dar um tempo para ver se o sistema está estabilizado. Depois de minhas últimas mexidas no Compiz Config, meu Ubuntu parece que está funcionando conforme era antes. Pelo menos parou de acontecer umas doideiras.

Não vou me arriscar a mexer agora já que está tudo calmo!!! Mas com certeza sua ajuda é valiosa e eu já favoritei.