Autor Tópico: Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de logon  (Lida 5003 vezes)

Offline oliveiracosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Notebook com Lubuntu 13.10 não mostra tela de logon
« Online: 30 de Abril de 2014, 00:39 »
Olá pessoal, vou tentar ser o mais detalhista e objetivo possível ao descrever meu problema.
Há alguns dias eu resolvi atualizar meu linux, do lubuntu 13.10 para o 14.04, mas devido o lubuntu novo não reconhecer minha placa de rede decidi reinstalar a versão antiga.

Acontece que no dia-a-dia quando uso o notebook eu costumo fazer isso com ele conectado à uma tomada (com bateria e tudo), mas dias depois de refazer a instalação do SO eu tentei ligar meu notebook somente com a bateria e pra minha surpresa ele não completou o ciclo de inicialização. Ele simplesmente mostra a tela de carregamento do lubuntu por 1 segundo e depois disso a tela fica preta e não acontece mais nada. Ele não passa para a tela de logon. Nesse momento a luz que indica a leitura do HD para de piscar e às vezes até volta a dar sinais (piscando rapidamente) depois que eu uso o touchpad ou alguma tecla, mas é só isso que acontece. Enquanto a tela do notebook está preta eu vejo que o botão ON/OFF fica aceso, indicando que o note está ligado, e ao pressioná-lo a tela de carregamento do lubuntu reaparece por mais um segundo e depois o notebook desliga.

Fiquei tão curioso com esse fato que decidi fazer um experimento:

1º - desliguei o computador, retirei sua bateria por um instante, coloquei-a novamente e voltei a ligar o aparelho. Fiz isso uma cinco vezes e em todas as vezes o problema descrito acima se repetiu;

2º - desliguei o notebook, mas desta vez não usei a bateria, retirei seu cabo de alimentação por um tempo, recoloquei ele e liguei o notebook. Por mais quatro vezes fiz isso e o processo de inicialização voltou a empacar antes da tela de logon;

3º - repeti por cinco vezes os ciclos de ligar/desligar e também reiniciar o computador, mas desta vez sem retirar o cabo ou a bateria a cada ciclo (ligar/desligar ou reiniciar). Tanto para inicialização com o notebook desligado quanto para a reinicialização do sistema eu executei o processo pelo menos cinco vezes de três formas:

- com o cabo e sem a bateria;
- com a bateria e sem o cabo;
- com o cabo e a bateria conectados.

Curiosamente ele iniciou normalmente e mostrou a tela de logon todas as vezes em que executei esses últimos procedimentos - com exceção da primeira tentativa feita entre a troca de cada um dos três métodos descritos acima, onde pode se verificar problema ocorrer-.

Eu nunca vi nada parecido antes, mas fiquei imaginando se o fato de não haver uma fonte de energia conectada ao notebook, quando este estava desligado, seria o gatilho para o defeito na inicialização do sistema.

Desde já quero agradecer a atenção dos colegas que leram minha mensagem.