Autor Tópico: Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2  (Lida 2310 vezes)

Offline ViniBF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2
« Online: 12 de Maio de 2014, 20:31 »
Boa noite.
É minha primeira vez no fórum e também no universo linux. Recentemente instalei o Ubuntu 13.10 no meu notebook samsung 550P5C-AD2 que já vinha com o windows 8.1, consegui com sucesso instalar com dual boot e comecei a usar o ubuntu.
Consegui alternar legal entre ubuntu e o windows, mas depois de um tempo percebi que o windows estava apagando de uma hora pra outra quando a bateria chegava a aproximadamente 35%, vi que o ubuntu estava consumindo muito rápido a bateria e também estava acontecendo com o windows (bateria no windows não consumia tão rápido antes do ubuntu ser instalado).
Fui pesquisar por que o notebook desliga do nada, vi dicas de como calibrar a bateria, tentei executá-las mas o problema continuava. Depois instalei programas para economia de energia no ubuntu, porém o problema continuava.
Um amigo meu disse que viu casos parecidos em que foi resolvido quando atualizava a bios, então atualizei a bios e todos os drivers no windows, e nada de resolver. Então hoje mesmo achei artigos/noticias sobre alguns notebooks da samsung que estavam tendo problemas com o ubuntu, o 530U que vi em artigos aqui no fórum, mas eles não citava o meu 550P5C-AD2 e os artigos eram de 1 ano atrás.
Conclusão é que já tentei várias alternativas, já pesquisei aqui no fórum e não descobri nada sobre o meu problema. O ocorrido foi que após instalar o ubuntu 13.10 a bateria do meu notebook ficou "zoada", consome rápido e desliga do nada por volta de 35% de carga. E eu preciso do ubuntu pra trabalhar e também não quero me livrar do windows 8.1, apesar de ser rwindows nunca apresentou problemas antes de instalar o ubuntu, se não tiver alternativa vou ter que desinstalar o ubuntu.
Então é isso, se alguém sabe como resolver ou conhece algum artigo ou dicas sobre esse problema será de grande ajuda, pois creio que isso está danificando minha bateria, quando uso o everest pra verificar desgaste da bateria aparece 45% de desgaste, mas o note apaga em 35%, tá muito estranho isso.
Desculpe pelo texto gigante, mas queria passar todas as informações, agradeço desde já.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2014, 06:05 »
Você instalou o Ubuntu em outra partição do HD, não foi? O Ubuntu não pode afetar o windows de maneira nenhuma, pois ele não é um programa instalado em cima do windows, mas ao lado. Desinstalar o ubuntu não será solução para o seu problema.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2014, 07:30 »
Citar
Conclusão é que já tentei várias alternativas, já pesquisei aqui no fórum e não descobri nada sobre o meu problema. O ocorrido foi que após instalar o ubuntu 13.10 a bateria do meu notebook ficou "zoada", consome rápido e desliga do nada por volta de 35% de carga. E eu preciso do ubuntu pra trabalhar e também não quero me livrar do windows 8.1, apesar de ser rwindows nunca apresentou problemas antes de instalar o ubuntu, se não tiver alternativa vou ter que desinstalar o ubuntu.

Pode ser coincidencia.

Um sistema não afeta o outro, e se no windows a bateria drena rápido, só assistência técnica ou troca de bateria.

Faça um backup de todos os seus arquivos importantes em primeiro lugar.

Remova o Ubuntu e reinstale o windows 8.

Se resolver, tudo bem, nós erramos feio.

Se não resolver, sua bateria está com defeito. Veja no site do fabricante se não existe um recall de baterias para seu modelo.

Fora a possibilidade da bateria defeituosa, outro problema seriam os drivers de video de sua placa hibrida, estes sim, se mal configurados "drenam" a bateria em 2 horas e não em 5 como ela vem de fabrica.

Atualize os drivers de video do windows 8 (das duas placas de video) e também no Ubuntu


[]'s

Offline ViniBF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 23:52 »
Também achei meio estranho, mas coincidentemente foi depois que instalei o ubuntu e quando comecei a usar o ubuntu ele estava um pouco incompatível com certas coisas, mouse estava sumindo, travava um pouco.
Depois que descobri que o ubuntu consumia muito a bateria procurei instalar programas recomendados, inclusive pra placa de video, tipo o bumblebee e o TLP. percebi que não teve alteração considerável no consumo não, achei isso um ponto muito negativo do ubuntu esse problema com a bateria. Qual seria uma versão do ubuntu que não tenha esse problema?
E acho que não é o fato de o ubuntu está afetando algo no windows, mas acho o ubuntu estava "danificando" a bateria, talvez não estava sendo identificado direito qual SO estava sendo utilizado, porém como já foi respondido isso era pra ocorrer estando em partições separadas?
Os drivers foram atualizados. Quando eu vi que estava desligando em 35% de bateria descobri o processo de calibragem, e testei algumas vezes, uma dessas a bateria carregou ate 70%(ao invés do máximo de 100%) e parou aí e descarregou até 5% (normal), mas depois voltou ao estado anterior.
Eu achei que pudesse ser problemas do ubuntu + samsung pois li sobre alguns casos.
Vou tentar desinstalar o ubuntu e voltar ao que era antes pra ver se volta ao normal, mas o meu medo era que esse problema pudesse danificar a bateria, já que li sobre casos que o ubuntu em notebooks samsung resultavam em problemas, não vi meu notebook na lista de modelos, mas ainda seria um fator a considerar.
Como iniciante no ubuntu gostaria de saber qual a versão mais estável (e confiável) recomendada pra instalar.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows 8.1 no samsung 550P5C-AD2
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2014, 00:08 »
Citar
Como iniciante no ubuntu gostaria de saber qual a versão mais estável (e confiável) recomendada pra instalar.

Olá,

A atual versão (14.04), é uma versão LTS com 5 anos de suporte. Veja se resolve os problemas.

Abraços!