Autor Tópico: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H  (Lida 15357 vezes)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Online: 16 de Maio de 2014, 10:57 »
Amigos uma amiga minha a quem eu quero muito agradar e que acha que eu entendo alguma coisa de computação, inocente ela hehe, me pediu para instalar o Ubuntu no note dela.
Ela acha que eu sou entendido de informática porque uso ubuntu, para ela tem que entender muito de computação para usar linux, kkkk.
O computador dela é um ultrabook touch Asus VivoBook i5, 500 GB de HD + 24 GB SSD.
Ela não quer dual boot, quer uma instalação limpa do Ubuntu, graças a Deus, hehe,
A minhas duvidas são por causa do ssd.

1 - A primeira seria se já que não haverá um dual boot e como vou instalar o 14.10 se eu posso usar um live USB e escolher a opção de apagar tudo e usar o disco inteiro sem me preocupar em fazer as partições manualmente, nem alterar a BIOS, desativar o secure boot, etc...

2- Se eu fazer a partição manualmente devo colocar a pasta dos arquivos temporários do sistema e a swap no HD ou no SSD?
Eu acho que ganharia velocidade se fosse no SSD mas ouvir dizer que pode diminuir a vida util do SSD por causa das regravações constantes nessas pastas. Ou isso é folclore?

Se não for problema colocar os arquivos temporarios e a swap no SSD eu  faria a partição manual assim:

SDA - (HD)
/home (500GB) TIPO: ext4

SDB - (SSSD)
/ (17GB) - Raiz  TIPO: ext4
/tmp (5GB) - Arquivos temporários TIPO: ext4
/swap (2GB)

Sei que existe diversos posts sobre instalação do Ubuntu em máquinas com ssd e UEFI, inclusive já li alguns mas as coisas mudam e o que  valia para 2012, 2013 e versõess antigas talvez não valha mais agora.
Um dos problemas que eu vejo nos foruns de ajuda é exatamente esse, artigos antigos que era valiosos na época que foram escritos mas estão defasados agora e podem até prejudicar se forem seguidos ao pé da letra.
 
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 10:32 por paulobelo »
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2014, 20:51 »
Vamos lá pessoal, será que ninguém tem nem mesmo uma reles opinião?

Devo instalar a swap e pastas como /tmp e /var no SSD ou no HD?
Se instalar no SSD terei ganhos de velocidade significativos ou a diferença será inexpressiva?
Se instalar no HD aumentarei a vida útil do SSD em um valor expressivo ou o ganho seria irrisório?
Se for para fazer o SSD durar um mês a mais não me interessa.
Ou ainda: Se com memória RAM de 4 GB a partição swap será tão pouco utilizada que não fará a menor diferença nem para uma coisa nem para outra?
Não são perguntas razoáveis?
Será que ninguém aí tem o Ubuntu rodando numa máquina hibrida?
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2014, 22:31 »
Uso um ssd de 128 com tudo dentro exceto a swap (pelo espaço ocupado ) home e tmp que estão no hd.

Nada a ver com durabilidade, já que isto foi resolvido nas novas gerações de ssd

O que tem que ser preservado é a rapidez, o tmp e a swap ocupam espaço que pode ser usado por um aplicativo

A home usa arquivos apenas para abrir, trabalhar e fechar (salvar) não havendo sentido em manter no ssd

Não tenho problemas com este esquema

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2014, 22:54 »
Você tá sabendo que a versão 14.10 não saiu ainda né? :)

Eu já postei bastante coisa à respeito de SSD, por ter um aqui em conjunto com o HD.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2014, 10:43 »
Uso um ssd de 128 com tudo dentro exceto a swap (pelo espaço ocupado ) home e tmp que estão no hd.

Nada a ver com durabilidade, já que isto foi resolvido nas novas gerações de ssd

O que tem que ser preservado é a rapidez, o tmp e a swap ocupam espaço que pode ser usado por um aplicativo

A home usa arquivos apenas para abrir, trabalhar e fechar (salvar) não havendo sentido em manter no ssd

Não tenho problemas com este esquema

[]'s
[Obrigado Tota.

E quanto a partição /var, não seria aconselhavel coloca-la também no HD?
No meu caso e se eu optasse por incluir a swap e as partições /temp e /var no HD que tamanho voce recomendaria para elas?
Eu uso ubuntu tweak e sempre limpo o cache do apt.
Como essa minha amiga tem internet a 120 mega ela também não terá que se preocupar em ter de baixar novamente os pacotes de programass que for reinstalar, certo?

Outra pergunta:
Se eu optasse por manter o Windows durante um tempo porque essa minha amiga acha que o Ubuntu é bom, nunca usou, acha que é bonito, gosta dos efeitos do compiz que tem no meu, hehe.
Daria para ter os dois SOS num SSD de apenas 24GB?]
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2014, 11:08 »
Você tá sabendo que a versão 14.10 não saiu ainda né? :)

Eu já postei bastante coisa à respeito de SSD, por ter um aqui em conjunto com o HD.
[Sergio, tem razão é 14.04 e não 14.10.
Eu li os posts seus e de outros colegas neste tópico [http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110722.0.html] e fiquei mais confuso, é muita informação.
Acho que vcs têm razão o ideal é criar um tópico com um manual de como instalar o Ubuntoi em máquinas com UEFI até porque essas duvidas vão crescer já que a BIOS está sendo aposentada pela UEFI.
Minha sugestão é dividir o manual em partes.

1:instalação do Ubuntu em dual boot com o Windows ou outro SO qualquer
2;Instalação do Ubuntu isolado]
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2014, 11:12 »
Sua citação ficou confusa, vc viu?

E ainda não entendi da razão de instalar o 14.10...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2014, 15:19 »
E eu não entendi porque vc continua insistindo nisso com isso, eu já corrigi o meu erro, já disse que é 14.04  (se eu não demorar muito , hehe).
Eu acho que os egos aqui estão muito inflados, qualquer observação que a gente faz é logo interpretada como crítica.
Eu achei as suas observações e comentários e também os dos outros colegas claros e objetivos, excelentes.
Quando eu falei em confuso, só estava repercutindo o que vs mesmos disseram, cada  hardware poderia ter uma abordagem diferente, etc...
Na verdade estava concordando com vcs sobre a ideia de criar um tópico especifico com um manual passo a passo para instalção do Ubuntu em máquinas hibridas com UEFI e secure boot, acho que vai ajudar muita gente se vcs fizerem isso.
Podia seguir uma sequencia lógica, por exemplo dizer para baixar a versão 64bits e por aí vai.
Também pode ser que o !4.04 tenham um suporte melhor para UEFI  e as coisas tenham ficado mais simples  do que eram quando o tópico foi iniciado, não sei, é uma possiilidade. 
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2014, 15:27 »
E eu não entendi porque vc continua insistindo nisso com isso, eu já corrigi o meu erro, já disse que é 14.04  (se eu não demorar muito , hehe).
Eu acho que os egos aqui estão muito inflados, qualquer observação que a gente faz é logo interpretada como crítica.
Eu achei as suas observações e comentários e também os dos outros colegas claros e objetivos, excelentes.
Quando eu falei em confuso, só estava repercutindo o que vs mesmos disseram, cada  hardware poderia ter uma abordagem diferente, etc...
Na verdade estava concordando com vcs sobre a ideia de criar um tópico especifico com um manual passo a passo para instalção do Ubuntu em máquinas hibridas com UEFI e secure boot, acho que vai ajudar muita gente se vcs fizerem isso.
Podia seguir uma sequencia lógica, por exemplo dizer para baixar a versão 64bits e por aí vai.
Também pode ser que o !4.04 tenham um suporte melhor para UEFI  e as coisas tenham ficado mais simples  do que eram quando o tópico foi iniciado, não sei, é uma possiilidade. 
tenha certeza da memoria se tiver 4 gb ou mais use o ubuntu 64 bits,teste 1º com o cd e vê se vai funcionar direito e se der falha procure a solução antes da instalação.acho que ja é um começo para você no resto não posso te ajudar pois ainda estou aprendendo .
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2014, 19:22 »
E eu não entendi porque vc continua insistindo nisso com isso, eu já corrigi o meu erro, já disse que é 14.04  (se eu não demorar muito , hehe).
Eu acho que os egos aqui estão muito inflados, qualquer observação que a gente faz é logo interpretada como crítica.
Eu achei as suas observações e comentários e também os dos outros colegas claros e objetivos, excelentes.
Quando eu falei em confuso, só estava repercutindo o que vs mesmos disseram, cada  hardware poderia ter uma abordagem diferente, etc...
Na verdade estava concordando com vcs sobre a ideia de criar um tópico especifico com um manual passo a passo para instalção do Ubuntu em máquinas hibridas com UEFI e secure boot, acho que vai ajudar muita gente se vcs fizerem isso.
Podia seguir uma sequencia lógica, por exemplo dizer para baixar a versão 64bits e por aí vai.
Também pode ser que o !4.04 tenham um suporte melhor para UEFI  e as coisas tenham ficado mais simples  do que eram quando o tópico foi iniciado, não sei, é uma possiilidade. 

Humm, vc reparou que a sua resposta ficou dentro da minha citação? É isso que falei que ficou confuso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2014, 21:26 »
Amigos, apaguem tudo o que eu disse antes, passem uma borracha.
Eu andei pesquisando e desconfio que esse ultrabook da Asus não usa o SSD para o SO e sim para fazer o cache do HD!!!!!
Só vou poder confirmar quando ter o note comigo e usar o gparted para bisbilhotar nas partições, hehe.
Se, como desconfio, o Windows 8 estiver instalado no HD e não no SSD, bingo!.
Como desconfiei?
Fui pesquisar e verifiquei que o W8 (64 bits) precisa de no minimo 20G de espaço e ocuparia quase todo o SSD, achei meio esquisito.

A pergunta agora é:
Algum de vcs usa o SSD para fazer o cache do Ubuntu (instalado no HD)?
Como eu faço para fazer isso?
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2014, 20:21 »
Amigos, apaguem tudo o que eu disse antes, passem uma borracha.
A pergunta agora é:
Algum de vcs usa o SSD para fazer o cache do Ubuntu (instalado no HD)?
Como eu faço para fazer isso?

O que significa "Fazer cache"? Pelo que entendo, cachê é como uma memória temporária para leitura/escrita, como ter um disco de ram, ou mesmo a pasta /tmp do Ubuntu.

Mas deixando isto de lado, só existem dois tipos de ssd:

1) Aquele que vem "embutido" dentro da placa do HD ( hd hibrido, como os da seagate)

2) SSD stand alone, separado do HD.

Se o SSD for reconhecido como um disco fisico diferente do HD (ssd => sda1  e HD => sdb1) ele é separado.

Se voce não encontrar o ssd mas apenas um HD ( sda1) ele é hibrido.

Desta forma, não importa o que seja, no ssd separado, voce instala o que quiser, seja win8 ou Ubuntu.

Possivelmente a ASUS instale o win8 no SSD, e o swap do windows na HD bem como a pasta Users e Program Files, o que é fácil fazer.

Para o Ubuntu bastam 10 GB, logo num SSD de 20 ou 24 GB sobra espaço.

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2014, 21:03 »
Acho que é exatamente isso, algumas informações que são mais utilizadas ficam guardadas na memoria ou em cachê para que o computador não ter que ler no  SO  o que causaria lentidão.
A ideia por detraz dessa opção em fazer o cache no SSD seria para aumentar a velocidade do compiutador, eu acho.
eu estou fazendo um roteiro do que eu pretendo fazer e gostaria que vc me ajudasse Tota.
Por favor, comente se vê alguma coisa erradano que eu escrebver,  assumindo que eu escolhi a opção de instalar o Ubuntu no HD e não no SSD.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2014, 21:13 »
Continuando com as minhas elucubrações mentais sobre SSD acho que um roteiro para fazer a instalação mais indicada do Ubuntu 14.04 num note com ssd de pequeno tamanho + HD, originalmente rodando W8, seria a seguinte:
1 Não desativar UEFI nem o secure boot que pelo que eu entendi é uma função da UEFI. A unica coisa a ser feita na Bios/UEFI é mudar a preferencia do boot para o Live USB do ubuntu.

2-Abrir o gparted. Só mexer na partição onde estiver o W8, deve ser NTFS e estar assinalada como OS se não me engano (não tenho windows no meu computador).
Essa partição é a que deve ser mexida, o tamanho deve ser reduzido  para liberar espaço para o Ubuntu.
As outras partições não serão tocadas porque podem incluir o restore do Windows, alguma coisa da Asus e a partição UEFI.

Por exemplo se tiver 500 GB, pode ser encurtado para 100 GB (20 para o SO do W8 + 80 GB para arquivos NTSF).
Isso depende do fregues, quem usar muito o w8 pode deixar ela bem  grande porque como sabemos o linux lê os arquivos do W8 mas o inverso não é verdadeiro.
Como  a dona do note diz que  quer usar muito pouco o W8 vou liberar 400 GB para o Ubuntu.
Assim vou reduzir a partição de 500 GB para 100 GB e ficar com 400 Gb não alocados onde vou instalar o Ubuntu.
a partir dai é o de praxe, por exemplo:

20 GB - EXT4, ponto de montagem;/
5 GB - SWAP
375 GB  EXT4, PONTO DE MONTAGEM: /HOME

Agora surge minha grande duvida, onde deve ser o boot, no HD ou no SSD?
Vou deixar no HD para deixar o SSD intacto por enquanto.

3- Usar uma ferramenta para fazer o ssd trabalhar como cache do HD também no ubuniu.
Parece que existe algumas ferramentas para fazer isso,  EnhanceIO, bcache, dm-cache.
Não tenho a menor ideia de como configurar isso, qualquer ajuda seria muito apreciada.
« Última modificação: 19 de Maio de 2014, 21:52 por paulobelo »
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 no Asus VivoBook S400CA-CA179H
« Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2014, 13:30 »
Amigos a instalação está em suspenso porque a proprietária do note quer ver os precedimentos mas só vai ter tempo no fim de semana.
Nesse intervalo só aumentou a minha curiosidade sobre esse ultrabook da Asus.
Ainda não vi o ultrabook mas pelo que eu pesquisei vai ser bem interessante e complicada a instalação do Ubuntu em dual boot com o W8 nessa máquina.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)