Autor Tópico: Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**  (Lida 2842 vezes)

Offline lacowicz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**
« Online: 21 de Maio de 2014, 11:06 »
Dual boot Ubuntu 14.04 / W8 em Notebook Gateway NE570**

   Como geralmente temos ainda alguns sistemas que somente rodam no SO proprietário e considerando que o valor do W8 estava embutido na aquisição (veio especificado na nota fiscal), a ideia inicial era deixar ele com 150 GB de espaço em disco e utilizar os demais 800 GB para o Ubuntu 14.04 (HD é de 1 também).  Foi iniciado o W8 que veio por padrão no note e realizado o registro na Microsoft para legalizar o SO.
   Como o Ubuntu e a maioria das demais distros tem suporte à UEFI (Assim como o SO da Apple, que foi  primeira a usar a UEFI-EFI), não tinha porque desabilitar. Foi particionado o HD pelo particionador do W8, deixando a partição de recovery e reduzindo para 140 GB o espaço em disco para o sistema proprietário. O particionamento pelo W8 é necessário porque ele não reinicia se detectar redução da área do HD, a não ser que seja realizado através do Windows mesmo. Foi instalado o Ubuntu criando pelo Gparted as partições raiz, /home e swap na área livre criada no W8, instalando normalmente.
   Ao ligar a maquina, carregava o W8 e não havia sinal do Ubuntu. Desativando a Uefi na Bios carregava somente o Ubuntu, pois o GRUB não conseguia detectar o W8.
   Ativando-se novamente a UEFI e desabilitando o secure boot (Para conseguir desabilitar somente o “secure boot” no Gateway é necessário colocar senha de administrador na Bios, caso contrário não aparece a opção de desabilitar somente o securet boot) somente carregava o W8.
Foi instalado no W8 o “easyBCD” que permite através do W8 dar boot em outros sistemas operacionais, mas com a UEFI ligada sempre dava erro, mesmo reinstalando o Ubuntu agora com uma partição de root também, para não sobrescrever a partição de inicialização do W8.
A chave do W8 somente estava gravada na Bios, tendo conseguido ela rodando no W8 o “Windows 8 Product Key Viewer”.
   Foi tentado baixar o W8 Single Language do site da Microsoft, que tendo a chave do W8 cria um disco próprio de recover. Mesmo escolhendo a versão Single Language, na versão 8 dava mensagem de chave incorreta e na 8.1 que “esta chave não pode ser usada para instalar uma versão comercial do Windows”. Informações na NET dizem que a chave somente serve para a versão OEM do fabricante. Como a situação já estava irritante, foi esquecido de gravar um DVD de recovery do notebook com a chave legal.
Na sequencia foi baixada uma versão genérica da Net do W8.1 Single Language em português, mas com a UEFI desabilitada o W8.1 simplesmente não permitia instalar em partição GPT, mesmo ela sendo formatada pelo Gparted tanto em NTFS como em Fat32.
   Foi instalado o "sistema do mal" com a UEFI ativada e o securet boot desativado, e depois no Painel de Controle solicitado a ativação do W8 e ele conectou na internet e realizou automaticamente a ativação. Com certeza buscou a chave na Bios e os dados do registro original na Microsoft.  A tentativa de realizar o dual boot pelo W8, utilizando o “easyBCD” com a UEFI ativada também deu na trave, mesmo tendo reinstalado W8 e ubuntu novamente. Somente aparecia o W8.
   Com a UEFI ativada, somente bootava o W8. Com a Uefi desativada, o W8 não instalava de modo algum em HD particionado em modo GPT. Mesmo as tentativas de reparar o Grub não funcionaram.
Depois 4 dias, restou desativar a Uefi e através do Gparted mudar o particionamento do HD de GPT para MBR. Finalmente, foi instalado o sistema do mal primeiro. Minha preocupação era com a ativação do W8.1, mas novamente foi realizada a partir do painel de controle e funcionou normalmente. Na sequencia foi instalado o poder (Ubuntu 14.04) sem a UEFI e em particionamento MBR do HD e o Grub 2 fez a instalação redondinha, com a tela de dual boot no início. Não foi utilizado nem a partição /boot que muitos sugerem, mas somente uma partição NTFS para o W8 e para o 14.04 uma raiz, com 30 GB, uma /home com 750 GB e a swap com 8GB.
Em um hardware que tem UEFI e GPT, o trabalho da Microsoft para o W8 impedir  utilização em dual boot com esse recursos ativados foi muito boa.
Somente relembrando: o Ubuntu 14.04 tem suporte nativo a UEFI e GPT. Se utilizar somente o Ubuntu utiliza-se todo o potencial do hardware. O Ubuntu 14.04 funciona normalmente em GPT, com UEFI ativado com secure boot.
O que não foi conseguido foi instalar o dual Boot (do W8 com o 14.04) usando partição GPT no HD em notebook com a UEFI, não importando se estava habilitada ou desabilitada. Não foi tentado o dual boot em MBR com a UEFI ativada, mas pela lógica o W8 também não vai permitir.
Na questão de desempenho, foi notado apenas uma pequena demora a mais no boot tanto do W8 como do Ubuntu, mas nada expressivo. A maior perda seria com a possibilidade de criar mais de cem partições no HD com o GPT. (Na MBR fica em somente 4 partições principais, mas que pode ser contornado com as estendidas).
Resta a dúvida se todos os notebooks novos ocorre a mesma situação, ou se seria somente em algumas “BIOS” que tem algo a mais para impedir a instalação em Dua-Boot. Num Notebook Dell Inspirou 14R ocorreu a mesma situação.

Resumo:
Com partição GPT não foi conseguido usar o W8 com outro Sistema Operacional, mesmo habilitando ou desabilitando a UEFI e Secure Boot.
Sem a UEFI e com partição MBR funciona normalmente Dual Boot – Win 8 em NTFS / Ubuntu 14.04.

Caso consigam instalar W8.1 com 14.04 com a UEFI/GPT por favor repassem.
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 11:19 por lacowicz »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2014, 13:35 »
Com o UEFI ativo e GPT no disco, tente a "Opção avançada" ou "Something else" do instalador do Ubuntu, tem uma opção de onde instalar o Grub (carregador de inicialização), você tem que escolher o /dev/sdaX, onde o X é a numeração do / ou /boot que você criou no Gparted. Depois é só indicar os pontos de montagem na parte de cima, para o / e /home.

Se você deixar passar isso, ele vai tentar instalar no /dev/sda (sem a numeração, repare), que corresponde à antiga MBR. Já que discos que usam GPT não tem mais a MBR, o Ubuntu não instalará o Grub e você só verá o windows dando boot. Você só escolhe o /dev/sda se estiver usando MBR no lugar de GPT.

Após a instalação, se não aparecer o Grub após a reinicialização, tente usar o Grub Repair, usando o Live CD do ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2014, 13:57 »
Amigo, acho que em breve poderei ter problemas parecidos com os teus com o agravante que se não der certo estarei "detonando" o ultrabook novo de uma amiga muito estimada.
Não entendo muito de SOs, sou apenas um usuário entusiasmado do Ubuntu mas vou levantar um ponto para sua relexão.
O amigo disse que depois de instalar aconteceu o seguinte
Com  a UEFI habilitada o boot era só pelo Windows e com ela desabilitada o boot era pelo  ubuntu.
A primeira conclusão é que bem ou mal os dois sistemas estavam instalados e funcionando.
O problema então deve ser no Grub.
Não sei se vc sabe mas no modo UEFI o boot só se dá pela partição EFI. Então me parece que vc ficou com dois bootloaders, um do W8 na partição EFI e outro do Ubuntu numa outra partição.
A solução eu acho seria obrigar o Ubuntu a colocar o grub nessa partição EFI quando da instalação.
Como o W8 já vinha pre instalado com EUFI essa partição já deveria existir e o amigo devia ter sinalizado ela com uma flag de boot.
Assim no modo UEF tanto o W* quanto o Ubuntu dariam o boot pela partição EFI.
Essa partição não deve ser difícil de identificar porque é pequena e o sistema de arquivos é FAT 32
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 14:42 »
Como o W8 já vinha pre instalado com EUFI essa partição já deveria existir e o amigo devia ter sinalizado ela com uma flag de boot.
Assim no modo UEF tanto o W* quanto o Ubuntu dariam o boot pela partição EFI.
Essa partição não deve ser difícil de identificar porque é pequena e o sistema de arquivos é FAT 32

Essa partição EFI já tem o flag de boot, só olhar lá no Gparted.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paulobelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Dual boot (W8.1/14.04) em Notebook Gateway NE570**
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 16:28 »
Foi só uma sugestão Sergio.
Eu ainda não tenho o ultrabook comigo para ver as partições no gparted.
Mesmo assim eu ainda acho que não custa ele dar uma olhada nessa partição EFI.
Se ele tem certeza que o W8 e o Ubuntu estão instalados no modo UEFI (e acho que deve ter maneiras de checar isso) e se os dois sistemas fazem uso dessa partição EFI para dar o boot e o sistema só dá boot do W8 eu acho que é razoável pensar que o bootloader do Ubuntu foi para outra partição ou tem alguma coisa errada na EFI, não consta o Ubuntu lá.
O ideal seria espiar dentro dessa partição e ver o que está dentro.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)