Autor Tópico: Atualizações do sistema costumam dar problema?  (Lida 6943 vezes)

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Online: 21 de Maio de 2014, 14:13 »
Meu PC é antigo, então estou feliz que está funcionando tudo bem.
Fico na dúvida sobre aceitar algumas atualizações de sistema, não sei se algo vai parar de funcionar.

--- Editado pela moderação ----
http://i.imgur.com/Kb8LC04.png
--- Imagem maior que 40 Kb ---

Essas atualizações de Kernel costumam ser tranquilas?
Caso algo dê errado, o que eu teria que fazer para iniciar o sistema com o Kernel antigo e desfazer a atualização?
Para referência, minha VGA é uma IGP Radeon HD 3200, usando Galium.
« Última modificação: 25 de Maio de 2014, 18:01 por irtigor »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2014, 00:41 »
Sempre faço atualizações e não tenho problemas, mas caso ocorra basta inciar pelas opções avançadas e escolher outro kernel, depois desista-lê o que tem problemas se for necessário.

Creto

  • Visitante
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2014, 06:24 »
Sim, se você encher seu sistema de PPA's de procedência duvidosa.

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 09:42 »
Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

O colega Creto falou um fato do qual eu mesmo já passei, ficar enchendo o sistema de PPAs. Uma hora a coisa toda desencarrilha e só formatando pra voltar ao normal (experiência própria).  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 10:05 »
Faça o mais simples: desmarque as opções de atualização de kernel e faça as demais atualizações.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2014, 08:59 »
Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

O colega Creto falou um fato do qual eu mesmo já passei, ficar enchendo o sistema de PPAs. Uma hora a coisa toda desencarrilha e só formatando pra voltar ao normal (experiência própria).  :-\

Sempre faço atualizações e não tenho problemas, mas caso ocorra basta inciar pelas opções avançadas e escolher outro kernel, depois desista-lê o que tem problemas se for necessário.


Só quero saber disso, dessas atualizações do núcleo do sistema que eu já suspeitava que podia dar problema.
Agora o que eu quero saber é como eu inicio em modo alternativo para selecionar o kernel antigo caso aconteça, não sei como iniciar esse processo por isso achei melhor me informar antes de aceitar as atualizações.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2014, 10:16 »
Os colegas falaram que pode dar problema, mas é muito difícil viu... essas atualizações do kernel são correções de bugs e falhas de segurança, mas pode acontecer de ocorrer uma regressão, o que ao meu ver é raro. Regressões acontecem com muito mais frequência quando você atualiza de uma versão para outra, como 3.11.x para 3.12.x ou 3.13.x, mas esse tipo de atualização o ubuntu não faz automaticamente: você tem que liberar o repositório de backports, e ainda assim tem que instalar por você mesmo o novo kernel, pela Central de Programas ou Synaptic.

Quando você acaba de ligar o computador, na tela do Grub há uma opção para escolher os kerneis antigos, só selecionar "Advance Options for Ubuntu", deve ser a 2ª ou 3ª opção. Se você não instalou em dual boot, é possível acessar a tela do grub apertando o Shift logo ao ligar a máquina.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Alemb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2014, 19:20 »
Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

Isso aconteceu comigo quando atualizei o Ubuntu pra versão 14.04, mas depois que eu desintalei o kernel nunca mais tive problema com a wireless e continuo atualizando normalmente pelo atualizador de programas

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2014, 20:18 »
Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

Isso aconteceu comigo quando atualizei o Ubuntu pra versão 14.04, mas depois que eu desintalei o kernel nunca mais tive problema com a wireless e continuo atualizando normalmente pelo atualizador de programas

Mas aí estamos falando de outra coisa... você atualizou de uma versão do ubuntu para outra, e isso faz com que o kernel troque de versão.

Essas outras atualizações que estamos falando, geralmente não dão problema. É até bom que atualize. Nesse tipo de atualização os desenvolvedores são bem mais cuidadosos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2014, 01:41 »
Eu sempre atualizo. Nunca deu problemas. Mas sempre fecho os aplicativos. Deixo só atualizando dai reinício o PC.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2014, 22:16 »
No início pensei que fosse o Firefox, mas observando melhor, é o sistema que tá cagado mesmo.
Incrível, PARADO ele fica congelando. Coincidência ou não, depois que eu comecei a fazer atualizações do sistema (tirando algumas que mencionam "kernel" por precaução).



EDIT:
Por curiosidade reiniciei e usei o menu de opções avançadas, lá tinha três kernels, 29, 27 e 24.
Presumi que 29 é o que é normalmente carregado. Escolhi o 27, esperei... e não terminou de iniciar. Reiniciei e escolhi o 24. E cá estou, parece que não está mais dando aquelas lentidões. Parece ser o kernel original que veio com a instalação, sei disso por causa de artefatos que aparecem por 1 segundo na interface quando entro no sistema, eles tinham sumido depois de algumas atualizações.

E agora?
Como se faz para que o sistema sempre inicie com esse kernel?
Tem como remover os mais novos também?
Sou noob no Linux e só quer ter tranquilidade para fazer minhas coisas simples, então nem faço ideia do que fazer para isso. Ou será que uma solução é aceitar as atualizações de kernel que ainda tem por fazer? Afinal, elas citam "regressão", algo sobre "RAW". Será que essas atualizações acabariam com o problema? E esse histórico de kernels, são mantidos quantos?
« Última modificação: 15 de Junho de 2014, 23:01 por DeathDoor »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2014, 10:15 »
Esse histórico pode ter quantos kerneis você quiser, dependendo do quanto você tem de espaço, é claro.

Você pode instalar o Synaptic, ele é tipo a Central de Programas, mas com mais recursos. Você pode desinstalar esses kerneis problemáticos, daí não o kernel padrão do grub será o antigo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Creto

  • Visitante
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2014, 08:18 »
Eu sempre atualizo. Nunca deu problemas. Mas sempre fecho os aplicativos. Deixo só atualizando dai reinício o PC.
Interessante, mas eu sempre atualizo (terminal é claro) e ff, gimp, filezila, entre outros abertos e nem por isso vi algum problema.

Mas agora a citação do companheiro me deixou na duvida, faz mal?
T+

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2014, 08:48 »
Eu sempre atualizo. Nunca deu problemas. Mas sempre fecho os aplicativos. Deixo só atualizando dai reinício o PC.
Interessante, mas eu sempre atualizo (terminal é claro) e ff, gimp, filezila, entre outros abertos e nem por isso vi algum problema.

Mas agora a citação do companheiro me deixou na duvida, faz mal?
T+

Ubuntu e outras distro só reinicia quando há atualização de kernel e, talvez, drivers de vídeo. Mesmo assim, esta reinicialização só se faz quando o usuário desejar e não de forma obrigada como no Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: Atualizações do sistema costumam dar problema?
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2014, 09:02 »

Ubuntu e outras distro só reinicia quando há atualização de kernel e, talvez, drivers de vídeo. Mesmo assim, esta reinicialização só se faz quando o usuário desejar e não de forma obrigada como no Windows.
Sim caro jkmsjq, mas me referi especificamente a:
" fecho os aplicativos"
Já que aqui nunca faço isso ;)

T+