Autor Tópico: Macbook triple boot  (Lida 2013 vezes)

Offline lamarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Macbook triple boot
« Online: 05 de Junho de 2014, 23:41 »
Olá pessoal, preciso urgentemente de uma ajuda com fazer triple boot no meu macbook white middle 2010.

Tenho o Mavericks instalado nele em um hd de 1TB, com ele faço um particionamento utilizando o diskutil que fica assim:

/dev/disk0
   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
   0:      GUID_partition_scheme                   *1.0 também      disk0
   1:                        EFI EFI                         209.7 MB   disk0s1
   2:                  Apple_HFS OSX                   250.0 GB   disk0s2
   3:                  Apple_HFS LINUX                99.9 GB     disk0s3
   4:       Microsoft Basic Data WINDOWS       649.9 GB   disk0s4

Bom primeiramente inicio a instalação do refine, para ficar mais fácil controlar o boot do sistema.
Em seguida instalo o Windows 8.1 que utilizo em alguns trabalhos da faculdade (jogos e programas que os professores insistem em não usar no OSX ou Linux). A instalação ocorre ok e vou para o Ubuntu 14.04, a instalação ocorre também ok apenas tenho de criar uma nova partição que o Ubuntu pede se não me engano grub bios algo assim para ele trabalhar corretamente com EFI e GPT.
Após finalizar a instalação tento iniciar o Windows 8.1 e verifico que ele simplesmente corrompeu a GPT do Windows 8.1 e perco toda a instalação, pois o sofware do cd do Windows para recuperação do boot não resolve nada.

O erro e uma tela de recuperação do Windows com o erro 0XC0000225

Eu já estou com urgencia, pois o Linux utilizo em um projeto da UNESP onde necessito do MyPaint, Krita e GIMP, é também que gosto de programar no Ubuntu algumas coisas, no Windows os programas existem mas fica a desejar a performance incluindo que cada imagem que faço fica com um tamanho pequeno de 8000x5000, então o windows já descarto, no OSX não existe o Krita, o MyPaint e a versão 1.0 e por ser GTK2 não tenho a pressão da minha mesa digitalizadora. Poderia fazer tudo no GIMP, mas se tem um software do linux para artistas que não sou nada fã é o GIMP, ainda mais utilizando um Macbook com tela de 13.3 polegadas.

Bom é isto se alguém tiver o conhecimento
Agradeço desde já

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Macbook triple boot
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2014, 06:23 »
Ola

Não entendi o seu problema no Ubuntu.

É o grub que não carrega? Ele trava? Qual erro dá?

Já tentou instalar no MacOS o krita e o mypaint pelo macports?

Pesquisei por "windows 0XC0000225 error" e encontrei varias soluções em foruns do windows. Já tentou o suporte online da Microsoft?

Tenha em mãos o serial de seu windows, tenho certeza que eles têm a solução lá na Microsoft

[]'s
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 10:20 por Tota »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Macbook triple boot
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2014, 18:06 »
Já fiz um triple boot com o Mac OS X Snow Leopard, Windows 7 64 e Ubuntu 10.04LTS. Já faz um tempo e se me lembro, usei um aplicativo do Mac chamado "chameleon RC5".

Para funcionar, particionei o HD em tabela GUID (não MBR) usando o Disk Utility do Mac, deixando a primeira em NTFS para o Windows, a Segunda em HFS para o Mac e a última em FAT.

Sobre a instalação, lembro que fiz o Windows primeiro, o Ubuntu em seguida, com o detalhe de instalar o grub na partição e não na raiz do Hd. Depois, instalava o Mac e o chameleon e ao fazer o boot, o chameleon apresentava um menu gráfico, de ícones (Windows, TUX e Maçã)

Eu lembro que foi algo complicado, que consegui depois de umas três tentativas.

http://tonymacx86.blogspot.com/2010/02/chameleon-rc5-prerelease-installer.html
http://www.insanelymac.com/forum/topic/209787-instalacao-do-chameleon-20/

Tinha um fórum excelente sobre o assunto, o HMBT, mas ele foi trancado recentemente.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline lamarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Macbook triple boot
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2014, 21:16 »
Consegui instalar o triple boot, mas estou com um bocado de problemas no ubuntu. A instalação foi feita usando Windows 7 com uma partiç|ao hibrida GPT/MBR assim o windows 7 instala, desisti do windows 8.1 (vantagens de fazer parte do dreamspark da microsoft e ter qualquer sistema).

Criei utilizando o diskutil no terminal uma partição linux e outra windows, e instalei o rEFInd para bootloader.

diskutil resizeVolume disk0s2 250G "JHFS+" LINUX 100G "MS-DOS FAT32" WINDOWS 0b

isto já cria as partições de forma hybrida, instalei o windows 7 direto só formatando a partição com o resto do tamanho, o 0b faz ele pegar todo o resto da partição.

Para o Linux tentei o Ubuntu 14-04 64bits, não consegui instalar, dizia que não conseguia instalar o gerenciador de inicialização nas partições existentes. Então baixei a versão mac-64 bits do Ubuntu 14.04, e consegui instalar, problema é que é completamente bugado esta versão.

Primeiramente, ao iniciar o Unity as letras ficam dando algumas panes, e some letras da tela, a tela começa a gerar erros visuais ate que o sistema inteiro entra em freze onde não consigo nem entrar no terminal utilizando alt+ctrl+f1, tenho de forçar o desligamento e reiniciar. Pensei que fosse problema da versão do Unity pois antes utilizava o Fedora 20 com Gnome-shell 3 e nunca tive estes erros.

Atualizei o sistema inteiro entrando no modo terminal e tentei utilizar o Unity, novamente freze no sistema. Instalei o gnome-shell para tentar utilizar o ambiente diferente do Unity, porem o lightdm não mostrava a opção de trocar o ambiente, tentei instalar o GDM e também nada de mostrar o gnome.

Passei para a próxima tentativa que foi imaginar que o driver opensource para nvidia "noveau" estivesse com problemas no ubuntu. Instalei a versão da nvidia do drive pelo painel de controle seguindo informações da wiki do ubuntu para macintel porem agora tenho uma tela preta e não consigo fazer nada. É como se o sistema tivesse morrido e tenho de forçar o desligamento.

Então o que devo fazer para continuar?

Agradeço a atenção!