Autor Tópico: Formatar o Ubuntu 14.04 - Problema com o Grub  (Lida 2844 vezes)

Offline Tayrine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Formatar o Ubuntu 14.04 - Problema com o Grub
« Online: 08 de Julho de 2014, 00:58 »
Oi!

Então eu tinha o Windows 8.1 no meu pc da ASUS, e resolvi colocar o Ubuntu 14.04, na hora de particionar o HD, fiquei confusa e resolvi apagar tudo e colocar só o Ubuntu 14.04, até porque o W8.1 é horrível e não me fará falta. A questão é: nunca fiz isso e já vi pessoas fazendo, quando vi, não perguntei nada e via que eles faziam uma partição raiz pequena para colocar o sistema operacional. Fiz o mesmo coloquei o Ubuntu em uma partição de 7 Gigas, só. MEu HD tem 500 gigas. fiz a swap com 1 giga, creio, e deixei o resto de "espaço livre".

Bem tudo lindo até ai, formatei, instalei, fiz tudo que queria até que o pc me avisa que estou "sem espaço", quando fui ver, era LÓGICO isso, já que percebi que eu só poderia usar os 7 gigas! Ai tá, vamos formatar de novo e coloca TUDO num lugar só, a questão é que ele não faz o boot!

Eu abri na bios para ver se faria o boot, coloquei o pendrive como primeira opção, sai da bios, ele entrou direto no Ubuntu.

Desliguei e liguei o pc, apertei f8, ele aparece no grub lá aparece as opções
Ubuntu
Ubuntu (restaurar)
Memory
Memory

Fui em cada uma delas, as memory são configurações de memória, creio, agora os dois do Ubuntu iniciam no Ubuntu com pouca memória que instalei. Os dois.

Baxei o Ubuntu de novo num HD externo e refiz a ISO num pedrive, em outro fiz uma iso de um W7 que tenho, tentei de novo, mesmo esquema, entrei na BIOS coloquei para fazer boot nos pendrives, desliguei, liguei, mesmo problema.

Arrumei um programinha de montar ISO, a partição não tem espaço para inicializar ele com a iso.

E por último! Entrei na BIOS e deixei os dois pendrives no pc, tirei os outros dois tipos de inicialização, deixei só os do pendrive. O pc inicia e para direto na BIOS. Deixei o de um pendrive, acontece o mesmo! Como se eles não reconhecessem a imagem que está no pendrive! Como se não houvesse nada ali!

Ai eu tirei tudo e deixei pra iniciar só o Ubuntu, ele iniciou o ubuntu ruim normalmente.

Achei aqui no Ubuntu um lugar que eu posso mexer nos discos, mas não sei fazer isso direito, não sei o que colocar, até pensei em formatar o disco, mas se o pc não reconhece a imagem do pendrive é burrice formatar, então não fiz nada.

De toda forma, se alguém puder me ajudar a mexer nas compartições do HD, ou mesmo uma forma que eu possa fazer a máquina reconhecer que tem uma imagem no pendrive, me avise!

Ah, só mais uma coisa, a imagem não foi colocada errada no HD porque em outro pc ela funciona e inicialmente, para instalar o ubuntu nesse pc, ela funcionou também.

Enfim, quem puder me ajudar, por favor! Eu até preferira que fosse por whats app, porque ai posso ir conversando e fazendo ao mesmo tempo, me mandem uma msg com o número do celular, por favor!

Obrigada desde já!
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 01:49 por Tayrine »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Formatar o Ubuntu 14.04 - Problema com o Grub
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2014, 16:02 »
Se vc ainda não tem amor aos dados contidos no seu HD e quer deixa-lo como de fábrica vc pode usar o comando:

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdx bs=1M count=1
Onde /dev/sdx é a posição do seu HD.

Este é um comando destrutivo. Seu HD vai ser zerado. Só use ele se não tiver amor aos dados que existe nele.

Caso tenha mais de uma unidade de disco no sistema, e pendrive e hd externo é identificado como tal, seria interessante usar o comando:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Pra que seja listado todas as unidades detectadas.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Tayrine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Formatar o Ubuntu 14.04 - Problema com o Grub
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2014, 20:14 »
Se eu fizer isso, vai zerar o HD, mas o ubuntu vai ser reinstalado? Porque, se não for, eu tenho medo de fazer, já que a questão maior é que meu pc não reconhece a imagem do pendrive para fazer o boot apesar de reconhecer o pendrive. (testei no pc do meu pai e o pc dele faz o boot com a imagem normalmente, é problema com a minha máquina mesmo) Se eu fizer isso e o ubuntu não for instalado vou ficar sem sistema operacional e sem conseguir fazer o boot no pendrive.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Formatar o Ubuntu 14.04 - Problema com o Grub
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2014, 22:31 »
Coloque a saida do comando abaixo com o pendrive conectado:
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Para que possamos fazer uma maior analise.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049