Autor Tópico: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)  (Lida 18470 vezes)

Offline paschoaloni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Online: 31 de Julho de 2014, 10:47 »
Caros colegas!
Tenho um Note DELL Inspiron 15r e está instalado o Ubuntu 13.04.
Vou instalar o Ubuntu 14.04 e gostaria da ajuda de vocês, pois sempre nas instalações tenho dúvida na maneira correta de particionar, principalmente para o melhor uso do meu SSD.

As configurações da máquina são:
-Memória 8GB, Dual Channel DDR3, 1600MHz (1x4Gb + 1x4Gb);
-Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB;
-Disco Rígido 1TB SATA (5400 RPM) com 32GB mSATA SSD (para Intel® Smart Response).

Gostaria de aproveitar ao máximo meu SSD e deixar o Ubuntu bem rápido.
Como vocês sugerem o particionamento simplificado e correto para o meu caso?

Pensei em colocar "SWAP" e "/" no SSD e a "/home" no HD inteiro.
Seria uma boa? Quais as especificações corretas para swap e o "/"? Ou seja, quais as medidas ideais que devo deixar para cada uma dessas partições?

Obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 13:26 por paschoaloni »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2014, 14:19 »
Bom, sou novo no Linux, mas pelo que vi por aí (Quando eu queria instalar o Ubuntu pela 1a vez) recomendações de 20GB p/ instalação do Ubuntu e 2GB de área de SWAP.

Agora como sugestão, você poderia instalar o sistema + área de SWAP no SSD, assim como HOME também, pois neste caso você ganharia em desempenho em todos os sentidos. E pra completar, faria espelhamento de dados primordiais no HD de 1TB (Ou backup constante, manual ou automático) de informações da área de Documentos (Por exemplo), além de músicas e vídeos (Neste caso, espelhamento automático poderia ficar pesado, por causa dos tamanhos de arquivo. Eu faria isso manualmente, principalmente com vídeos).

Não faz muito sentido, ao meu ver, ter um sistema piloto arrancando velozmente se a leitura e escrita constantes se pautarem num HD com 5400 de RPM, entende? rs Ainda mais se você foi deixar a área de SWAP neste HD de 1TB, apesar de que, no seu caso, dificilmente você usará área de SWAP tendo 8GB de RAM disponíveis...
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 14:22 por delhmc »

Offline paschoaloni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2014, 15:57 »
Caro colega delhmc!
Entendi em partes a sua explanação, rs.
Andei lendo várias explicações e vi que muitos estão fazendo essa instalação em HD híbrido como o meu e normalmente estão colocando o "/" no SSD. O meu atual já está instalado assim e faz o boot ficar mais rápido. Só estou em dúvida como particionar adequadamente.
Já vi até sugestões de colocar o "/" no SSD e a "/home" no HD e não colocar nenhuma partição de "Swap", principalmente pela memória que eu tenho (8Gb).
Ocorre que eu utilizo Hibernação/Suspensão então já me falaram que devo ter a Swap sim. Por isso quero esclarecer como fazer o correto particionamento e quando dedicar a cada partição.
Agradeço os teus esclarecimentos.
Muito obrigado.
Acaso algum outro colega tenha mais opiniões e sugestões......

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2014, 16:17 »
Entendi, rs. Apenas ressaltando que no dia-a-dia haverá rotinas de leitura e escrita, portanto se você tiver o HOME no HD de 1TB (5400 RPM) apesar de ter bastante espaço, você perderá desempenho frente ao que poderia fazer no SSD, cujos leitura/escrito são bem superiores (Até porque é uma tecnologia que não depende da mecânica, como nos HDs convencionais). Eu por exemplo, instalei o Ubuntu no formato de escrita ext4, porém numa HD convencional mesmo. Gostaria muito de ter um SSD, acho que minha máquina voaria em desempenho, rsrsrs

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2014, 18:56 »
Swap é no HD, por ter escrita constante quando está em uso. Você pode diminuir o tempo de vida útil do SSD se usá-lo para swap do sistema.

Eu tenho 8 GB de ram aqui, e mesmo assim o swap é utilizado.

Dá uma procurada no site, nós já postamos bastante coisa à respeito de SSD + HD.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline paschoaloni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2014, 09:33 »
Caro colega Sergio!
Obrigado pela resposta!
Também cheguei a imaginar isso, tendo em vista que o tempo de vida útil do SSD é muito menos que o HD convencional.
Obrigado pela dica!
Abraço.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2014, 14:26 »
Uma pena o SSD ter pouca vida útil, eu não sabia que era tão sensível assim... Bom, tudo tem um preço, rs...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2014, 20:57 »
Uma pena o SSD ter pouca vida útil, eu não sabia que era tão sensível assim... Bom, tudo tem um preço, rs...

Não é tão sensível assim... dá para estimar o tempo de vida útil, com os dados que o fabricante te fornece.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2014, 21:36 »
(agregando)Eu estou usando um SSD da kingston v200 de 64g.

Nao e dos mais rapidos, ja tenho ele no ubuntu 12.04 a 1 ano e 3 meses e estimo que dure a mesma quantidade de anos de um HD comum, que no meu caso, do HD do meu notebook, durou 5 anos.

Entao espero que ele dure 5 anos assim como o HD mecanico que veio com ele.

A questao de swap eu nao uso a muito tempo, desde o ubuntu 9.10, e nao tive problema embora o recomendado mesmo eu tendo 4 giga de memoria uma swap de 1 giga...outra coisa que nao esta fazendo muita diferença no meu caso e manter a home separada, por questao de espaço principalmente.

Cogito ate dizer que hj eu nao colocaria nem a home separada, mesmo que tivesse espaço sobrando. e claro que eu tenho um disco de 4oo giga para beckup externo e um disco de 1 tera para qualquer eventualidade.

Se tiver que formatar, o que e raro, eu copio toda a home incluindo os arquivos ocultos de configuração sem problema e restaudo eles posteriormente.

Ja que estamos falando de SSD, para os amigos que sao mais novos, se vc ja tem a versao 14.04 com kernel 3.11 em diante isntalada no seu SSD, o proprio kernel ja se encarrega de fazer toda a confguração necessaria e recomendada para o SSD.

Houve uma discussao dos desenvolvedores sobre o metodo mais eficiente de usar o descarte dos dados para o SSD sem comprometer a vida util, isso foi discutido e chegaram a conclusao que o metodo de descarte seria pelo agendamento de uma tarefa na cron, com um tempo estipulado, em detrimento do descarte "online" que reduz a vida util do SSD minimamente.

Para os Ubuntu's mais antigos ainda se pode fazer manualmente o descarte de tres modos;

agendando na cron - agenda uma data para o decarte de uma so vez, o que e recomendado e setado como padrao para o ubuntu a partir da versao 14.04.
descarte online      - faz o decarte dos dados na hora e deixa o espaço livre para escrever novos dados, porem custa mais ciclos de gravação.
colocando paramentos no fstab - colocando parametros manualmente como noatime,no-diratime e se desejar movendo o conteudo da /tmp para a memoria ram dentre outros "tweaks" que vc pode colocar por conta e risco;

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc   /proc   proc   nodev,noexec,nosuid   0   0
#Entry for /dev/sda1 :
UUID=c0e3e4ca-a78a-4e29-a8f2-69c970d77730   /   ext4   discard,noatime,nodiratime,errors=remount-ro   0   1

#Move /tmp to RAM
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0


Lembrando que os SSDs dos arco da velha nao tinham o trim, porem podiam se o fabricante disponibilizar um firmware, habilitar atravez de atualização o suporte ao trim, que trocando em miudos, cuida da saude do seu SSD gerenciando atravez do firmware quando dos dados estao aptos para serem apagos e reescritos.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 21:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline paschoaloni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2014, 09:41 »
Caro colega Platão!
Muito obrigado pela enriquecedora resposta que você prestou.
Acho que vou acabar colocando o "/" integral nos 32 gb do meu SSD e a Swap e a "/home" no HD. Vou criar a Swap pois a utilizo para hibernação e suspensão em meu note constantemente.
Acho que assim vai ficar razoável né?
Abraço.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2014, 12:42 »
Eu acho que esta bom, a resposta e um pouco superficial mas da para ter uma base de como funciona no ubuntu os SSDs...

A hibernação nao sei se esta vindo habilitada por padrao nos ubuntus mais novos, no 12.04 ela vem desabilitada por padrao e vc teria que habilitada-la, pois muitos hardwares nao se davam bem com a hibernação, entao o time de desenvolvimento decidiu desativar, mas vc pode ativa-la novamente. A suspensao esta normal(habilitada).

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997