Autor Tópico: Problemas em aumentar uma partição com o Gparted  (Lida 3603 vezes)

Offline BrSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Problemas em aumentar uma partição com o Gparted
« Online: 04 de Agosto de 2014, 22:35 »
Galera,

estou tendo um problema em aumentar a minha partição onde o ubuntu esta instalado.

Seguinte, tenho um note com dualboot(win8.1 e ubuntu 14.04).
A partição do ubuntu, eu criei pequena pq so queria testar, mas acabei gostando e n queria ter q formatar, aumentar e depois instalar novamente.
Da um pouco de trabalho e eu n queria fazer novamente, por isso tava querendo aumentar a partição(Ubuntu) sem precisar formatar.

Achei q eu podia fazer usando o Gparted, talvez seja eu quem n esteja conseguindo usar o Gparted e por isso estou aqui pedindo a ajuda de vcs.

Perguntas:
O Gparted pode resolver esse meu problema?
Eu posso aumentar a partição do meu Ubuntu sem precisar formatar usando o Gparted?
Se sim, por favor, poderiam me explicar como fazer, pq mesmo com os tutoriais q eu encontrei na net, eu n consegui!


Desde já agradeço!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas em aumentar uma partição com o Gparted
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2014, 23:25 »
Olá!

Basta você dar boot com um DVD/Pen Drive do Ubuntu, e no modo live ("Experimentar o Ubuntu"), abrir o GParted e efetuar as alterações.

É necessário fazer isso em modo live pois o sistema não permite alterar partições em uso.

Abraços!

Offline BrSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problemas em aumentar uma partição com o Gparted
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2014, 23:44 »
Então, fiz isso, mas não sei nada de inglês e mesmo eu colocando no idioma Português o Gparted n fica, dai meu problema.

Poderia ser um pouco mais detalhado nessa explicação?

Porque o seguinte, eu tentei, ja diminui o tamanho de uma partição q eu uso pra backup, para q eu tivesse mais espaço em disco pra incluir no ubuntu, mas é justamente essa parte q não esta dando muito certo.


Abraço!!

Offline waydson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Problemas em aumentar uma partição com o Gparted
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2014, 08:53 »
Galera, alguém aí entende o gparted?
tô com aquele problema de espaço na partição raiz /
criei uma nova partição como ext4, entrei pelo live cd, copiei a partição raiz "/" para a nova partição tudo no live cd. Mostrou a nova partição com o tamanho copiado e com o tamanho livre tudo direitinho.
Daí quando entrei no ubuntu pelo hd. A nova partição / aumentou o tamanho utilizado para 51 gb.
ps: eu tinha criado a nova partição com 53 gb livres. e o espaço ocupado pelo minha antiga partição era 7,93 gb.
Alguém pode me dizer o que aconteceu ?
Grande abraço,

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas em aumentar uma partição com o Gparted
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2014, 16:43 »
Então, /BrSilva/, se você estiver alterando o tamanho de alguma partição cujo sistema de arquivos seja ntfs, utilizada pelo Windows, faça o redimensionamento preferencialmente utilizando-se do utilitário existente no próprio Windows para gerenciamento de disco.

Como boa técnica, antes de alterar alguma partição do Windows, faça um scandisk para verificar a existência de quaisquer problemas e ainda uma desfragmentação.

Isso feito, retorne ao Ubuntu através de um live pendrive ou live Cdrom e acione o GParted para redimensionar as partições Linux, lembrando que uma partição necessariamente precisa estar desmontada para poder ser alterada (quando a partição está montada - e trancada - no GParted aparece um símbolo de uma chave ao lado do sistema de arquivos, indicando que não pode ser alterada sem ser desmontada).

Não me recordo exatamente se ao carregar um live os menus estão de fato em inglês, precisaria fazer um aqui e testar, mas em princípio isso pode ser alterado mesmo no pendrive, fazendo a adição de idiomas e, se o caso, do teclado adequado.

Em todo caso, se o menu em inglês for mesmo um problema intransponível, sugiro que faça um live pendrive (ou live cdrom) a partir de uma distribuição cujo nome é BigLinux, que nela com certeza absoluta os menus de todo o sistema, incluindo o GParted, estão em português.

A distribuição BigLinux é derivada e baseado no próprio Ubuntu (é um filhote) e o sistema gráfico é o KDE, atualmente está na versão 12.04, e servirá perfeitamente para esse seu propósito de forma muito fácil.

Você pode encontrar o .iso para download aqui:

http://www.biglinux.com.br/web/

Muito, mas muito importante mesmo: **antes** de alterar qualquer coisa em partições de disco do seu sistema, faça backup dos seus arquivos pessoais (fotos, documentos, textos,etc), pois o risco de perda de arquivos é inerente, sobremodo quando não se tem muita experiência nisso, portanto, faça backup e faça backup, pois só o backup salva realmente, o resto é tentativa.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2014, 17:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.