Autor Tópico: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...  (Lida 1873 vezes)

Offline Savio G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Enjoado de saber as mesmas coisas!
    • Ver perfil
instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Online: 06 de Agosto de 2014, 16:40 »
pessoal, preciso instalar o ubuntu 12.04 em 20 maquinas(dualboot com win 7) e gostaria de saber se alguém sabe como posso compartilhar essa instalação para os outros computadores; não queria ter que gravar tantos cds ou arranjar tantos pendrives...kkkk. Sem falar no tempo que será muito dispendioso. Tem como fazer ou não? pesquisei aqui e não achei nada, vi um tal de "mini.iso" do ubuntu por ai mais não tava muito claro então acho que não satisfaz minha necessidade.   

aguardo resposta.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2014, 17:10 »
Olá,

Pergunta 1: Por que não instalar a 14.04.1? São muitas máquinas, um upgrade depois seria penoso... Sobre replicar aplicativos (Não o S.O.) em outras máquinas, li outro dia da possibilidade de você instalar tudo que precisa numa máquina e depois em rede, via Central de Programas do Ubuntu, replicar os aplicativos/configurações para uma outra máquina, ficando tudo igual. Não sei o processo, pois nunca fiz, mas esta ferramenta existe, rs. Estou até curioso em fazer isso qualquer dia.

Bom, imagino que você possa também, em princípio, espelhar o conteúdo todo do HD com a instalação completa (Base do sistema + aplicativos) e depois sair replicando a cópia nos outros HDs (Usando o Clonezilla, por exemplo), mas imagino que seja um risco no tocante a vc ter hardwares distintos, com configurações não similares...
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 19:24 por delhmc »

Offline Savio G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Enjoado de saber as mesmas coisas!
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2014, 18:38 »
Bem amigo, poderia sim colocar o 14.04 ; mas é porque só tenho estimada a quantidade de máquinas e não sei se a configuração é boa. Eu poderia usar o "SystemBack" para copiar S.O e os aplicativos depois da atualização e fazer uma .iso e instalar nas outras máquinas. mas ir instalando uma-a-uma, leva muito tempo não é? sem falar no tempo que leva para criar a .iso; na realidade, estou querendo algo mais "em tempo-real".

valeu a ajuda, 'já me lembrou do systemback...kk'.

ainda aguardando.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2014, 19:07 »
Clonezilla em um servidor PXE.

Offline Savio G.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Enjoado de saber as mesmas coisas!
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2014, 22:22 »
ok, como faço?  :)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu 12.04 em várias máquinas ao mesmo tempo...
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2014, 00:32 »
Eu já ouvi dizer em instalação via rede. Vc da boot na rede. Pode ver que não é atoa que na BIOS/setup das placas mae tem a opção de boot na rede. No janelas eu sei que da pra fazer. Agora no ubuntu deve dar mas nunca ouvi falar. Pesquise por boot na rede
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley