Autor Tópico: Criação de iso personalizada  (Lida 2733 vezes)

Offline michelrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Criação de iso personalizada
« Online: 06 de Agosto de 2014, 16:42 »
Este é meu primeiro post aqui na comunidade ubuntu, espero encontrar ajuda.
Preciso criar uma iso com plugins adobe, navegador Chromium, Libreoffice, klavaro e -se possivel- um wallpaper personalizado.
Trabalho com recondicionamento de computadores vindos do governo do RS, é um projeto social de inclusão digital de Jovens e adultos.
Utilizamos a versão 14.04 do xubuntu por ser leve para as maquinas que recondicionamos e, doamos se torna a melhor opção.

Sou iniciado em linhas de comando mas confesso ainda ter dificuldades em alguns momentos ainda mais sendo pessoa com deficiência e teclando com os pés, mas me viro bem ! ;D

Se alguem souber ou puder me ajudar com algum tutorial simples e/ou que tenha alguma GUI e nao somente linhas de comando me ajudaria muito.



Muito obrigado,
michelrs

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2014, 18:05 »
Conheço um tutorial de remasterização do Ubuntu 14.04:

http://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2014/05/criando-uma-remasterizacao-do-ubuntu.html

Vale para o Xubuntu também.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2014, 18:13 »
Só acrescentado, caso não saiba, arquivos .deb podem ser instalados facilmente no Ubuntu com um clique duplo.

O link para o Remaster é esse:

https://www.dropbox.com/s/6a0flcvaioo133e/remaster-gtk-ubuntu_2.2.5_all.deb

Offline michelrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:09 »
Obrigado colegas! Só uma dúvida: Eu poderia fazer estes procedimentos em oracle virtualbox e depois salvar a ISO? Digo por conta dos drives.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2014, 20:19 »
Creio que não teria problema, mas também acho que não é necessário.

Digo isso porque o Linux trabalha em modo Live muito bem, podendo um único pendrive ser usado em vários computadores. Eu inclusive já instalei algumas Distros em um HD externo e usei perfeitamente em uns 3 computadores. O único detalhe realmente é o driver de vídeo.

Offline michelrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2014, 04:58 »
Desculpe pela pergunta mas no modo LiveCD/DVD não dá para fazer correto ? Pois em alguns passos é solicitado reiniciar a maquina e desta forma se perde as configurações e pacotes baixados.

Outra dúvida: na ISO da customização / remasterizaçao, quando se instala segue os passos normais? Criação de usuário, senha, etc. ? Ou na remasterização precisa apagar os dados do usuário para que seja possível inserir novo usuário senha etc, durante a instalação ?

Offline michelrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Criação de iso personalizada
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2014, 16:38 »
Alguem pode me responder esta minha ultima questão? É um caso de vida ou morte!

obrigado