Autor Tópico: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI  (Lida 8600 vezes)

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Online: 06 de Outubro de 2006, 15:12 »
estou querendo comprar em breve uma VGA,so que ao contrarios de muitos aqui. não me importo com qual directX vai vir. ou se é compativel com o vi$ta.

eu estou olhando as placas que tem suporte ao OpenGL 2.0, e quero analizar qual considerado o melhor em driver se é a NVIDIA ou ATI.

andei pesquisando e descobri que as ATI a um tempo atraz eram consideradas muito inferiores em drivers para linux. mas depois descobri que a ATI começou a se empenhar mais ao driver para linux e tinha novidades até que não havia na NVIDIA.

quero saber se vocês conhecem algum site que analize os drivers dos 2,caso não saibam me deem umas dicas. pois se vai ir em foruns especilizados em hardware aqueles ****** mandam agente usar o ruwindows.

Grato.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2006, 06:33 por uplink »
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2006, 06:46 »
bem se tiver alguem afim de saber sobre quais placas NVIDIA x ATI,vendo qual directX e opengl e usado e tambem todos dados tecnicos a mais pode acessar esses wikis que estão muito completos.
NVIDIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comparativo_das_unidades_de_processamento_gr%C3%A1fico_da_Nvidia#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas

ATI:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comparativo_das_unidades_de_processamento_gr%C3%A1fico_da_ATI

para quem não sabe ou não lembra o DirectX e OpenGL são API's que são eles quem estão em jogos e programas 3D. o directX concerteza você ja ouviu.

DirectX é proprietario da Micro$oft. e o OpenGL,é codigo aberto. por muita gente é considerado muito mais completo,so que mais dificio de utilizalo.

no linux é sómente usado o OpenGL e no windows é utilizado nos 2.

sempre que for comprar uma VGA (placa de video) examine bem como estão a qualidade dos drivers para linux em relação a outra empresa. e se essa placa tem suporte ao OpenGL mais novo. (procure não comprar video onboard como via e sis,pois eles não criam driver 3D para linux)

e sobre qual driver entre nvidia e ati é melhor hoje em dia no linux eu não sei. não consegui achar um site que tenha comparado eles recentemente. mas a um tempo os drivers ATI eram considerados lixo em relação nvidia,mas a ati se empenhou em arrumar lugar no linux,mas não sei como esta agora.

postem se souberem como esta a disputa de nvidia e ati no linux.

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:26 »
Os driver NVidia sao lindos, maravilhosos, funcionam bem e sao legais com as criancinhas.


Os drivers ATI sao feios, maus, xexelentos, nao funcionam direito e votam no PT.



é só isso que vc precisa saber...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:28 »
Os drivers ATI sao feios, maus, xexelentos, nao funcionam direito e votam no PT.

Ops...
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

arlei

  • Visitante
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2006, 13:05 »
Supermouse,

acho que vc radicalizou.  :o
Tenho uma PCI-E ATI, sendo que ja tive outras anteriores e estou satisfeito com ela no meu Linux.

T+
Arlei

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2006, 13:30 »
Os drivers ATI sao feios, maus, xexelentos, nao funcionam direito e votam no PT.

é.. eu sou obrigado a concordar com vc.. e para o bem da minha ATI tomara que os drivers melhorem...

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2006, 01:20 »
para quem não sabe ou não lembra o DirectX e OpenGL são API's que são eles quem estão em jogos e programas 3D. o directX concerteza você ja ouviu.

DirectX é proprietario da Micro$oft. e o OpenGL,é codigo aberto. por muita gente é considerado muito mais completo,so que mais dificio de utilizalo.

Só uma correção, o DirectX é muito mais completo que o OpenGL, mas ele é muito confuso, pouco optimizado e só roda em ruindows( fora que é um inferno programar um game usando aquilo ).
O OpenGL em contra partida, é simples, extremamente optimizado, mas a única coisa que ele faz é dezenhar primitivas a tela, como pontos e linhas.

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:54 »
Apenas leia isso: http://www.guiadohardware.net/noticias/2006-10/#45358f7d

Depois me fale se ainda está com dúvidas!
Ubuntu Linux

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:02 »
No Ubuntu, o driver da NVidia é perfeito
Já o da ATI eu não sei, mas no Kurumin é 10

Offline Dindo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Comparação de drivers: NVIDIA x ATI
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2006, 02:32 »
O problema no Ubuntu é que o linux-restricted-modules, que serve tanto para nvidia como para ati, foi compilado a partir do kernel da nvidia, o que aumenta o desempenho das placas nvidia e diminui o desempenho das ati, porque o driver da ati conflita com o nvidia-kernel-camon que é instalado junto com o linux-restrictec-modules.

Dindo