Autor Tópico: Como imprimir pdf no formato portrait?  (Lida 3090 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Como imprimir pdf no formato portrait?
« Online: 17 de Agosto de 2014, 21:54 »
     Olha só... tenho alguns textos que a folha (A4) tem em cada lado dois textos (dois textos de um lado e outros dois textos do outro lado da folha), ou seja, aquela disposição chamada "portrait" (retrato). Ocorre que, por exemplo, quando em um dos lados, tipo, página 20 e 21, e do outro lado, as páginas 22 e 23, quando vou imprimir, só sai na ordem 21, atrás a 23, na outra folha tem as 22 e 24. (Isso que estou dizendo refere-se ao processo de corte do papel). Então, como imprimir corretamente (na ordem das páginas no livro) para que depois que ele for cortado, as páginas fiquem na sequência correta? "página 21. Na folha de trás, a página 22. Na outra folha, página 23 e atrás na folha da página 23 a folha 24... e assim, por diante. Soube que existe um programa que "sabe" sequenciar as páginas do texto de modo que sejam impressas corretamente". Vocês sabem algo sobre isso??

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como imprimir pdf no formato portrait?
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2014, 22:29 »
Não entendi o que quer fazer.

Você quer imprimir em formato livreto?

Ou já tem um pdf em tamanho A4 que tem duas páginas por lado?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como imprimir pdf no formato portrait?
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2014, 22:33 »
Já tenho o pdf que está em formato livreto e quero imprimir cada folha desse pdf tem dois textos do mesmo lado da folha e na parte de trás da folha outros dois textos. Quero imprimir na sequência numérica pra que depois, quando eu for cartar as folhas pra fazer um livro, as páginas do livro fiquem na ordem correta.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como imprimir pdf no formato portrait?
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2014, 00:17 »
Tente instalar o aplicativo boomaga http://ubuntuhandbook.org/index.php/2013/12/install-boomaga-virtual-printer-ubuntu-ppa/ e https://launchpad.net/~boomaga/+archive/ubuntu/ppa e na hora de imprimir tente a opção booklet veja se ajuda alguma coisa...dentro do aplicativo tbm tem algumas opções de impressao.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como imprimir pdf no formato portrait?
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2014, 09:48 »
Se as páginas do pdf já estão na sequência certa, em livreto, basta imprimir normalmente frente/verso e depois pegar o bloco e dobrar ao meio e grampear (ou cortar na dobra, se quiser).

Agora, se quiser desfazer o livreto, para ficar cada página em tamanho A4 original e na ordem sequenciada, acho que não dá, pois isso envolveria retirar parte de uma página e criar uma página nova. Daí envolve cortar a página e não somente alterar a sequência delas.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como imprimir pdf no formato portrait?
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2014, 13:11 »
Platão esse segundo link está com problemas (?!). Deu certo aqui não.. ???