Autor Tópico: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung  (Lida 3222 vezes)

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Online: 21 de Agosto de 2014, 15:08 »
Boa tarde,

Adquiri recentemente um notebook samsung modelo NP275E4E que veio com windows 8. Ao pesquisar na internet para instalação do Ubuntu ao lado do win 8, tomei conhecimento que notebooks da Samsung estão apresentando problemas e em alguns casos apagaram tudo. Alguém saberia me informar se isto foi corrigido ? Gostaria de instalar o ubuntu porque o win 8 é extremamente lento e desestimulante.

Grato,
« Última modificação: 21 de Agosto de 2014, 15:10 por Paulo Mourão »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2014, 16:20 »
Ola

Baixe o Ubuntu, instale num pendrive e teste você mesmo.

A grande vantagem das distros modernas é poder usar o sistema em modo "live" sem a necessidade de instalação.

quanto a "apagaram tudo", só se for por erro do sujeito que tentou fazer a instalação, que com certeza foi feita sem conhecimento e de forma errada.

[]'s

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2014, 16:41 »
Tota,

Baixei e instalei em um dvd e gostaria de particionar o hd para funcionamento lado a lado(instalado junto ao w8). O problema, segundo informam, tem a ver com UEFI. Uma das matérias que relatam este erro é https://tecnoblog.net/123104/notebooks-samsung-linux-brick/. Quero usar o ubuntu como principal mas preciso deixar o win 8 na máquina. 

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2014, 18:48 »
Platão,

Deixe ver se entendi bem(meu inglês não é aquela maravilha). Depois de fazer as alterações na bios, instalo o ubuntu(14.04), baixo o pacote pelo link https://launchpad.net/~voria/+archive/ubuntu/ppa?field.series_filter=trusty e executo através do terminal ? Sabe informar se depois de fazer isto terei o boot loader disponível para escolher qual SO utilizar ?
Desculpe estas perguntas cara, mas tenho receio de esculhambar o win 8 e não sou um usuário experiente.

Desde já agradeço.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2014, 20:11 »
Ai e que esta Paulo, precisava de alguem que tivesse o mesmo hardware que o seu para dar umas dicas na instalação, é sabido que antigamente, a algum tempo atras, alguns notes da sansung davam problema na hora de colocar o ubuntu, como imcompatibilidade principalmente na questao de controle de brilho e uma ou outra eventualidade. Inclusive te aconselho a entrar em contato com a propria sansung pelo suporte para te dar mais detalhes, deve haver alguem no suporte para te orientar.

A maioria dos fixes para os problemas foram colocados nesse PPA que te passei e foi criado um forum, para discutir as soluçoes para as questoes de compátibilidade, que e o que eu passei no link.

Porem "ouvi" um rumor na rede de que estava acontecendo alguns problemas com o hardware sansung usando o linux(ubuntu) nesses notes, nao sei ao certo o que e, e nem sei se foi solucionado e se foi, provavelmente vai esta disponivel nesse ppa e vc vai ouvir relatos nesse forum que te passei.

Entao eu aconselho, que vc mantenha o sistema original na sua maquina e isntale o ubuntu em uma maquina virtual, ate que vc tenha plena certeza visitando os foruns,ppas e lendo documentação sobre o assunto, de que esta tudo certo e vc possa migrar ou manter os dois sistemas juntos sem te dar dor de cabeça.

Quando vc ler bastante e tiver um roteiro passo a passo do que vc vai fazer, inclusive um dvd de recuperação do sistema com o windows, vc faz o dual boot com mais tranquilidade e sem correr riscos de perder nada.

Leia tbm sobre UEFI, se vc tem processador i5 com grafico integrado e tem placa dedicada, etc...

Siga a recomendação do vô Tota!!!!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2014, 20:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2014, 21:53 »
Tem razão, por enquanto é melhor não mexer para não piorar. Ontem contactei a samsung e comentei com o atendente do suporte que me disse não haver problema nenhum mas não estendeu o assunto, creio eu que por orientação da empresa em não mencionar nada sobre outro SO mas amanhã telefonarei novamente. Assim que tiver uma resposta satisfatória postarei aqui pois acredito que outras pessoas estejam na mesma situação.

Agradeço a atenção de vocês(Tota e Platão).

Abs,

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2014, 08:55 »
Se vc puder converse com a atendente so suporte e peça que ela te oriente em como conseguir um dvd de recueração do windows, ou como cria lo a partir do que ja esta instalado na sua maquina e o serial de atiavação.

Depois que vc estiver com isso em maos, e so ler documentação, pesquisar, usar live-pendrive e testar, se tudo correr bem vc pode partir para a instalação e ser der problema e so restaurar com o dvd original e tentar novamente, mas so pelo pendrive fazendo uma sessao vc ja ve se esta tudo funcionando....preste a  atenção tbm na questao de temperatura, perceba se a ventoinha esta o tempo todo ligada, se o equipamento esquenta fora do normal, etc.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu c/ Win8 no notebook Samsung
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2014, 16:00 »
Boa tarde a todos,

Após vasculhar bastante e ler o artigo http://itsfoss.com/install-ubuntu-1404-dual-boot-mode-windows-8-81-uefi/ e perder a paciência com o win 8 que tive de reinstalar 06 vezes por problemas no próprio SO resolvi criar coragem e instalar o ubuntu 14.04 que, à princípio esta rodando(estou testando). O problema é que ao acessar o GRUB não há a opção de escolha do win 8(aparece inclusive o sansumg recovery). Alguém poderia me ajudar ?

Antecipadamente agradecido,