Autor Tópico: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...  (Lida 21302 vezes)

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Amigos

Tenho um:
----------
Core2-duo
1GB RAM
Video Compartilhada (bem fraquinha)

Não estou em casa, portanto, não tenho como pegar as informações precisas... mas não tem importância...

Queria saber o seguinte:
-----------------------
Eu instalei o ubuntu server 14.04.1 nele e montei um 'Media Center' (montei, não, estou montando, rsrsrs)...
O fato é que eu instalei o gnome-desktop e o firefox está travando (e qualquer outro aplicativo)...
Minha pergunta é simples (e quase foge ao tópico), mas enfim...

Esse problema é de falta de Memória RAM ou pode ser de pirepaque no processador? Ou ainda (e isso seria melhor, ainda) apenas de configuração (ou bug)?

Como eu faria (alguma coisa na linha de comando) para confirmar isso?

Repetindo:
---------
Programas que travam no ambiente gráfico em linux querem dizer que: (i) há um bug entre nós; (ii) algum problema na configuração do video; (iii) falta de Memória RAM (só tenho 1GB DDR2 de RAM); ou eu deveria considerar a ideia de mudar de processador?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 16:28 por Fernando Ty »
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:29 »
A versão do Ubuntu com GNOME recomenda um mínimo de 1.5GB de memória RAM, e um navegador atual pode facilmente consumir mais de 1GB de RAM, dependendo do tipo de site que acessa e/ou quantidade de abas abertas. Ou seja, até deve dar pra rodar o GNOME (com muita chances de o desempenho ser ruim), felizmente existem vários ambientes alternativos, mas mesmo que resolva utilizar algo bem leve, usar o navegador pode ocasionalmente causar lentidão ou travamentos (e o mesmo vale pra outros programas).

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:59 »
Antes de pensar em trocar o processador, pensaria na memória, é mais provável que seja este o problema. E é mais barato também, com menos de R$ 100 já da para comprar um bom pente de memória com uns 4GB DDR3, apenas veja se sua placa mãe suporta o DDR3. Ou tente um ambiente mais leve, o LXDE é bastante recomendado para esses casos.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 23:04 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:00 »
Antes de pensar em trocar o processador, pensaria na memória, é mais provável que seja este o problema. E é mais barato também, com menos de R$ 100 já da para comprar um bom pente de memória com uns 4GB DDR3, apenas veja se sua placa mãe suporta o DDR3. Ou tente um ambiente mais leve, o LXDE é bastante recomendado para esses casos.

Pois é, amigo Cleiton, terei que recorrer à DDR2, mesmo...
E o pior é que eu tenho 4 pentes de 512MB, mas a placa-mãe só tem espaço para dois deles...
Acho que vou dar um pulo na Santa Ifigênia no Sábado, com esses pentes e ver o que eu consigo em termos de troca... o ideal seria eu conseguir um pente de 2GB, né?

Tomara eu consiga... mas, me diga, amigo Cleiton... vou ver se consigo instalar, por ora, o LXDE... ontem tentei colocar o XFCE, mas o primeiro lugar onde eu peguei a dica, ensinava a adicionar um repositório que não foi reconhecido para a versão do meu ubuntu server 14.04.1...

A propósito, entre os dois (XFCE e LXDE), qual vc seria o mais leve?
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:09 »
Fique atento que memórias DDR2 podem ser mais caras, pois são mais antigas e raras, encare a possibilidade de ter que trocar de pc em breve =/. O LXDE é mais leve, acho que dá pra instalar ele pela central de programas instalando o pacote lubuntu-desktop, mas não tenho total certeza disso, alguém por favor pode confirmar isso?
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:29 »
Fique atento que memórias DDR2 podem ser mais caras, pois são mais antigas e raras, encare a possibilidade de ter que trocar de pc em breve =/. O LXDE é mais leve, acho que dá pra instalar ele pela central de programas instalando o pacote lubuntu-desktop, mas não tenho total certeza disso, alguém por favor pode confirmar isso?

hehe... pois é...

Na verdade, dado o fato de que este meu PC é "apenas" um Servidor de Media Center, não vou pensar em mudar as suas configurações tão cedo... rsrs

Andei pesquisando e descobri que, sim, de fato essa memória DDR2 é mais cara, mas nada que não dê para negociar com o pessoal da Santa Ifigênia, ainda mais, se eu tiver cara a cara, com algum dinheiro para dar a mais na troca... enfim, acho que consigo alguma coisa...

Mas, mesmo que não consiga, eu vou instalar o LXDE, por enquanto...


Esse meu PC é um Core2 duo que eu "herdei" do lugar que eu trabalho... ele virou um Frankstein verdadeiro: ele está com 3 HDs (2 SATAs e 1 IDE), 2 DVD-RWs, 1 leitor de disquete (lembra disso? rsrsrs)

E eu estou prestes a comprar uma plaquinha de video mais decente para o meu PC (de fato o que eu uso) e colocarei nesse Core2 duo essa placa que vai "sobrar", que é uma GeForce 8800  (vai, já foi das melhores antigamente, rsrs)

----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:41 »

Isso mesmo Cleiton
Fernando ty 2 Gb roda o gnome mas o ideal seria 2 pentes de 2GB dependendo da sua placa mãe faria o Dual channel e o desempenho geral do computador melhoraria

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:01 »

Isso mesmo Cleiton
Fernando ty 2 Gb roda o gnome mas o ideal seria 2 pentes de 2GB dependendo da sua placa mãe faria o Dual channel e o desempenho geral do computador melhoraria


Eu ia sugerir isto, mas o gasto não seria viável já que Ele usa o computador apenas como um media center.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Fernando Ty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Linux for hobbie, Linux for Life
    • Ver perfil
    • Blog do Fernando Tietê
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:02 »

Isso mesmo Cleiton
Fernando ty 2 Gb roda o gnome mas o ideal seria 2 pentes de 2GB dependendo da sua placa mãe faria o Dual channel e o desempenho geral do computador melhoraria


Sim, sim, kalix... tô ligado que existe esse lance de Dual Channel... mas, tudo vai depender de como eu vou fazer o rolo, lá na Santa Ifigênia, com os meu 4 pentes de 512MB DDR2... eu tenho até mais 2 pentes de 512MB de DDR "1" (400MHz)... rsrsrs

Enfim, brincadeiras à parte, eu acho que consigo fazer algum rolo até o próximo sábado... rsrs
----------------------------------------------------------------------------------
1 Core2 Duo (Ubuntu Server), 1 AMD FX4300 AM3+ (Ubuntu 14.10, Win7 e Slack 14.1)
1 Netbook (Linux Mint 17, Win7),  1 Notebook (Ubuntu 14.10, Win7),1 PS3

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Firefox e outros aplicativos travando (ficando "B&P") no GNOME (Unity)...
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:57 »
hehe
boa sorte