Autor Tópico: Atualização Ubuntu 14-0-4 não reconhece placa NVIDEA  (Lida 7150 vezes)

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Atualização Ubuntu 14-0-4 não reconhece placa NVIDEA
« Online: 16 de Setembro de 2014, 03:40 »
Olás,

eu fiz a atualização do meu note book do Ubuntu 12-0-4 para o 14-0-4. A atualização ocorreu sem problemas e chegou ao final, qnd pediu para reiniciar o computador. O computador desligou e reiniciou para a página de escolha de modo de sistema operacional (meu note book tem HD compartilhado entre Windows e Linux). Escolhi a opção do Ubuntu como de costume. O computador começa a carregar o Ubuntu 14-0-4 com uma tela escrito "14-0-4", como de costume,  mas ai do nada a tela fica preta e uma tela cinza (com varias faixas em cinzas tipo de TV só que preto em branco) aparece e o computador trava nela. O teclado e o mouse não respondem, só consigo desligar com o botão de desliga.

Se alguém puder me ajudar com essa situação, eu uso o Linux para trabalhar e estou no final de uma tese. Espero q alguém entenda o que está acontecendo.

O modelo do meu notebook é : VAIO VPCCW13FB.

Abraços
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 23:54 por adelle »

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2014, 05:11 »
Bom, eu tentei ler sobre esse problema que está acontecendo e vi que era um problema de reconhecimento da minha placa de vídeo, q é a n-videa. Plugei um monitor na minha saída de vídeo e agora estou conseguindo mexer no notebook. Mas é lógico q não quero sair por ai com um monitor de baixo do braço, logo isso não resolve meu problema. Mas pelo menos comprova q é mesmo na interface do Ubuntu 14-04 com a N-Videa. Agora o que fazer eu não sei. Até então estava usando o 12-04 e não tive esse problema. Será q eu tento voltar ao 12-04? Alguém sabe algum comando q possa abilitar minha placa de vídeo para esse ubuntu?
Vou tentar postar essa dúvida no forum de hardware agora q sei q tem haver com a placa de vídeo.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2014, 05:23 »
Vá no menu e digite "drivers adicionais", abra o aplicativo e veja se o ubuntu pede para ti atualizar algum driver.
Se não der certo baixe o driver para sua placa de vídeo aqui: http://www.geforce.com/drivers
A sua placa é a NVIDIA® GeForce® G210M, segundo o modelo de notebook que você postou.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 05:46 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2014, 06:53 »
Olá, então eu já fiz isso e ele não pediu para atualizar nada. Mas mesmo assim eu fui no terminal e dei os comandos:

sudo apt-get install nvidia-current
sudo nvidia-xconfig

Reiniciei o notebook e o mesmo erro aconteceu...

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:05 »
O drive proprietário em uso é o : NVIDIA legacy binary driver - version 304.117

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:46 »
Cleiton, eu fui no site que vc sugeriu e baixei o drive que vc seugeriu também. O arquivo é do tipo .run. esta na minha pasta de downloads. Como faço para rodar ou instalar esse arquivo?

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:55 »
Mais informação sobre minha placa de vídeo:

angelica@angelica-VPCCW13FB:~$ lspci -vnn | grep -i VGA -A 12
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GT218M [GeForce G210M] [10de:0a74] (rev a2) (prog-if 00 [VGA controller])
   Subsystem: Sony Corporation Device [104d:905e]
   Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 16
   Memory at d2000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16M]
   Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
   Memory at d0000000 (64-bit, prefetchable) [size=32M]
   I/O ports at d000 [size=128]
   [virtual] Expansion ROM at d3000000 [disabled] [size=512K]
   Capabilities: <access denied>
   Kernel driver in use: nvidia

01:00.1 Audio device [0403]: NVIDIA Corporation High Definition Audio Controller [10de:0be3] (rev a1)
   Subsystem: Sony Corporation Device [104d:905e]
angelica@angelica-VPCCW13FB:~$


angelica@angelica-VPCCW13FB:~$ modprobe -R nvidia
nvidia_304

angelica@angelica-VPCCW13FB:~$ modinfo nvidia_304
filename:       /lib/modules/3.13.0-35-generic/updates/dkms/nvidia_304.ko
alias:          char-major-195-*
version:        304.117
supported:      external
license:        NVIDIA

« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 23:15 por adelle »

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 travou a inicialização
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:42 »
Cleiton, eu fui no site que vc sugeriu e baixei o drive que vc seugeriu também. O arquivo é do tipo .run. esta na minha pasta de downloads. Como faço para rodar ou instalar esse arquivo?

Código: [Selecionar]
bash ./Downloads/nomedopacote.run
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline adelle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14-0-4 não reconhece placa NVIDEA
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2014, 00:41 »
Consegui resolver o problema, talvez não da melhor forma, mas agora estou escrevendo e utilizando só meu notebook, sem terminal auxiliar!

Obrigada Cleiton pelo help, valew!

O problema é definitivamente alguma incompatiblilidade do drive NVIDIA e o Ubuntu. Eu segui um passo a passo do link :  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html
Nesse tutorial ele desinstala todos os drives NVIDIA e depois ele também remove o drive genérico que existe no próprio Ububtu chamado Nouveau. Ai sem drive nenhum na máquina se insta-la a versão mais atual do drive NVIDIA.

Bom no meu caso eu fui fazendo os passos e fui testando, e só de remover os drives da NVIDIA o notebook já voltou a reconhecer a placa de vídeo. Ou seja, no meu caso eu estou usando só o driver genérico Nouveau. Como está funcionando eu vou parar por aki, não quero arriscar em ficar procurando um NVIDIA q depois vai dar pau de novo... Mas no tutorial do link ele vai até o fim, pra quem quiser.

Obrigada de novo a atenção, inté! 

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualização Ubuntu 14.04 não reconhece placa NVIDIA
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2014, 00:57 »
Você poderia corrigir as versões do Ubuntu para 12.04 e 14.04? E o Nvidia também. Facilita na hora de alguém pesquisar esse tipo de coisa no google... Acho que ninguém vai colocar 14-0-4.

Sua placa é compatível com a versão 304 e 331 disponíveis aí no ubuntu 14.04, deveria funcionar.

Só uma dica: não é muito aconselhável baixar o driver pelo site da nvidia e instalar o .run de lá. Sempre procure no próprio sistema.

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !