Autor Tópico: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.  (Lida 10607 vezes)

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Pois é...
Tenho dois HDs. Um está com Windows XP o outro com o Linux. Só que o com Ubuntu está particionado, uma parte para ele portanto não aparece para o Windows e outra parte está como NTFS para eu poder acessar os arquivos que salvo ali dos dois sistemas. Eu estava usando o Windows XP e cliquei no HD e propriedades dele e na aba ferramentas fiz o Scandisk olhar essa partição NTFS à procura de erros. Até ali não pareceu dar nenhum problema, porém mais tarde ao ligar o computador e tentar bootar pelo Ubuntu deu erro.
O GRUB carregou mas a inicialização falhou. Não conseguiu carregar algum arquivo.
Reiniciei para tentar novamente e dessa vez nem encontrou o GRUB, disse que ele tinha erro.

Agora não faço ideia do estado em que isso está e o que posso fazer.
Tenho o Ubuntu em um Pendrive, é possível eu inicializar por ele apenas para recuperar o que está quebrado? Eu quero apenas reparar o erro para manter o Ubuntu do jeito que está, tem dos usuários usando ele.
Eu sabia fazer isso quando era o Windows XP que dava erro, mas no Linux é novidade pra mim, não sei como proceder.

É um problema banal ou "deu derma" mesmo?

EDIT: Encontrei isso - http://www.todoespacoonline.com/post.php?id=2663
Será que esse programa pode resolver?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 14:13 por DeathDoor »

clodoaldops

  • Visitante

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Acho que estraguei minha instalação com o Scandisk do Windows
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2014, 16:17 »
Use pendrive. Ubuntu para recuperar grub

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona

Eu imagino que esse método pode resolver meu problema, porém tive uns contratempos.
O Ubuntu que eu tenho no pendrive é o Gnome, não o Unity. Havia me esquecido disso. Eu preciso usar o Ubuntu Unity não é? Pelo menos de preferência ou não tem problema aqui, ele vai instalar o Grub e ele vai configurar para dar boot no sistema que tiver?

Mas o problema não foi esse na verdade.
Nesse comando "$ sudo mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt " o "ext4" é necessário? É necessário especificar o sistema de arquivos? Porque se me lembro bem eu usei o ext4 quanto instalei o sistema mas parecia estar dando algum erro. Eu não tinha certeza, mas de todo modo eu sabia pelo navegador de arquivos do Gnome que a partição estava montada, então fui para o comando seguinte. Aqui que complica, claramente deu algum erro. Eu abri o utilitário de discos do sistema para ver como estava o disco, as partições, o caminho etc. Por lá eu podia confirmar que eu deveria configurar o grub no sda1, que é a partição aonde o sistema está instalado, porém o sistema de arquivos não estava especificado. Todos os outros sim, mas ele não, estava como formato desconhecido. Não sei qual é o problema, porque pelo navegador de arquivos eu conseguia acessar a partição e as pastas normalmente, porém ali e nas propriedades ele não conseguia identificar o sistema de arquivos. Por acaso eu teria que recuperar o sistema de arquivos de sda1? Se sim ai eu não faço ideia de como fazer isso.

Eu até salvei imagem da telas para trazer aqui, copiei do pendrive para um HD mas as imagens vieram em branco.

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Acho que estraguei minha instalação com o Scandisk + Sistema de Arquivos sumiu
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2014, 14:12 »
Ainda não tenho ideia do que fazer sobre o que escrevi acima, sobre o sistema de arquivos aparecer como "desconhecido".
Se eu fosse reinstalar o Ubuntu, usando o mesmo user e senha para manter os arquivos que estão na partição, provavelmente não daria certo porque eu seria obrigado a formatar a partição para consertar a questão do sistema de arquivos, não é?

Eu estava pensando que talvez mesmo que eu consiga resolver isso, talvez eu instale agora o Ubuntu Gnome.
Nesse caso teria que perder tudo na partição não é? Caso não tenha como recuperar o sistema atual, penso em experimentar o Gnome 3. Ele me parece elegante, quero usar um tempo para ver se me acostumo, ainda mais que o Unity dá bastante bug, o Dash depois de resolver uma cagada que o Unity não carregava está bastante lento, não guarda as minhas configurações, etc. Além de que percebi que o Unity estava danificando meu monitor LCD. Percebi que a barra do Unity e parte da interface do Firefox estava ficando queimada na tela, felizmente sumiu mas demorou, não quero arriscar mais.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Acho que estraguei minha instalação com o Scandisk do Windows
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2014, 14:55 »
O Ubuntu que eu tenho no pendrive é o Gnome, não o Unity. Havia me esquecido disso. Eu preciso usar o Ubuntu Unity não é?

Não faz a menor diferença, o sistema é o mesmo, só muda a interface gráfica.

Pelo menos de preferência ou não tem problema aqui, ele vai instalar o Grub e ele vai configurar para dar boot no sistema que tiver?

sim

Nesse comando "$ sudo mount -t ext4 /dev/sda6 /mnt " o "ext4" é necessário?

sim, se seu formato for ext4, caso contrario especifique o do formato em que criou a partição.


Eu abri o utilitário de discos do sistema para ver como estava o disco, as partições, o caminho etc. Por lá eu podia confirmar que eu deveria configurar o grub no sda1, que é a partição aonde o sistema está instalado, porém o sistema de arquivos não estava especificado. Todos os outros sim, mas ele não, estava como formato desconhecido.

em terminal use
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lassim saberá o que ocorre

Ainda não tenho ideia do que fazer sobre o que escrevi acima, sobre o sistema de arquivos aparecer como "desconhecido".

Só postando o resultado de fdisk -l para o fórum poder saber.

Se eu fosse reinstalar o Ubuntu, usando o mesmo user e senha para manter os arquivos que estão na partição, provavelmente não daria certo porque eu seria obrigado a formatar a partição para consertar a questão do sistema de arquivos, não é?

possivelmente sim, não adiantaria nada.

Eu estava pensando que talvez mesmo que eu consiga resolver isso, talvez eu instale agora o Ubuntu Gnome.
Nesse caso teria que perder tudo na partição não é?

como já dito, tanto faz ser Gnome, Unity, kde, ou o que for. Se a partição está com problemas nada vai adiantar trocando o ambiente gráfico.

Caso não tenha como recuperar o sistema atual, penso em experimentar o Gnome 3.

Gnome e Gnnome3  são a mesma coisa. Hoje em dia o Gnome é a versão 3 (Gnome3)

 
Além de que percebi que o Unity estava danificando meu monitor LCD.

O que diz é impossível. Ambiente gráfico não danifica telas de LCD. Configuração ruim da placa de vídeo até pode ser, mas nunca o ambiente.

Comece do inicio, entre com um dvd/pendrive do Ubuntu, depois do boot em modo "testar o Ubuntu" digite em terminal
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l e poste o resultado.

A partir daí pode-se pensar em consertar seu sistema.

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2014, 15:46 »
Obrigado por responde, eu tinha feito o comando "sudo fdisk -l" e foi assim que percebi que algo estava estranho. Eu tinha tirado print da tela e copiado para o HD para postar aqui mas como disse a imagem ficou corrompida.

Mais tarde vou tentar de novo, tenho que avisar meu irmão que também usava o Ubuntu que talvez eu tenha que reinstalar e vai perder algum arquivo que ele tenha lá. Só pode me adiantar se existe alguma situação onde o sistema não consegue identificar o filesystem e tem como corrigir isso (afinal as outras partições no mesmo HD funcionam perfeitamente bem), ou se quando algo assim acontece é fim da linha?

Sobre o Gnome, é que ficou complicado deixar claro quando eu me referia a interface gráfica e quando a distribuição Ubuntu Gnome.
E sim, parece mentira, mas o Unity estava danificando o LCD. Por causa da forma como a inferface gráfica funciona talvez o navegador fique mais tendo maximizado, mas seja qual for o motivo estava ficando marcado. Não adiantou eu mudar para cores mais escuras, transparência, partes da interface e da barrinha lá no alto estavam ficando marcadas. Eu nunca vi isso aqui acontecer por exemplo com a barra de tarefas do Windows. Estava ficando preocupado já.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2014, 17:19 »
[...] eu tinha feito o comando "sudo fdisk -l" e foi assim que percebi que algo estava estranho. Eu tinha tirado print da tela e copiado para o HD para postar aqui mas como disse a imagem ficou corrompida.

Em principio nao eh necessario fazer print da tela para postar o resultado do comando fdisk -l executado em um terminal, basta que voce copie e cole na tela do navegador tendo acessado anteriormente o forum.

Na sequencia:
- inicie o sistema a partir de um live pendrive (ou live CD, tanto faz);
- abra um terminal, pode ser feito pelo teclado usando -> Ctrl + Alt + T;
- execute o comando fdisk -l
- abra o navegador firefox
- acesse a pagina do forum na qual esta a sua mensagem
- com o mouse, copie o resultado do anterior comando fdisk -l
- cole nesta pagina aqui no forum

Nota: ja que vai fazer, aproveita e execute tambem o comando blkid
Ambos os comandos, fdisk e blkid devem ser precedidos pelo sudo

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2014, 18:00 »
Só pode me adiantar se existe alguma situação onde o sistema não consegue identificar o filesystem e tem como corrigir isso (afinal as outras partições no mesmo HD funcionam perfeitamente bem), ou se quando algo assim acontece é fim da linha?

Não, existe o pacote testdisk que recupera estes arquivos.

E sim, parece mentira, mas o Unity estava danificando o LCD. Por causa da forma como a inferface gráfica funciona talvez o navegador fique mais tendo maximizado, mas seja qual for o motivo estava ficando marcado.

Se estão ficando marcados na tela, possivelmente seu monitor está indo para o espaço.

Monitores LCD não deixam "memoria". Efeito memória é comum em dispositivos de Plasma, não LCD.

O funcionamento dos LCD, ou seja os pontos de cristal liquido, só possuem um estado, ligado ou desligado, porém retenção de transientes podem ocorrer em pontos isolados da tela => http://www.ehow.com.br/remover-pixels-retidos-tv-lcd-como_9042/


Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:57 »
Aqui está, percebo que o que disse que antes tinha conseguido acessar a partição sumida era na verdade o pendrive LOL.

Citar
Disco /dev/sdb: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 9729 cilindros, total de 156301488 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xdbe0dbe0

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sdb1   *          63    30668084    15334011   83  Linux
/dev/sdb2        31717376   156301311    62291968    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sdb3        30668800    31717375      524288   82  Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco

Aparece apenas como "Linux" a partição.

Imagem do programa de discos.



Então, a partição sumida do Ubuntu nem aparece mais no navegador de arquivos para eu tentar montar. Ela está lá, se não der para ativer então só formatando mesmo acho, daí aproveito para instalar o Ubuntu Gnome. Mas se tiver um jeito de tentar ativar essa partição e voltar a ter acesso a ela, quem sabe, não custa tentar só pela experiência. É bom aprender um pouco dessas coisas.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2014, 22:08 »
Entre na bios e mude para dar boas pelo hd de 80 para testar. (ou tecle F8 caso sua placa tenha suporte a escolha de.boot)

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2014, 22:12 »
Entre na bios e mude para dar boas pelo hd de 80 para testar. (ou tecle F8 caso sua placa tenha suporte a escolha de.boot)

Foi justamente por ter parado de dar boot que vim para cá.
Como mencionado originalmente, coincidência ou não foi logo depois que eu passei o scandisk pelo Windows nesse HD.

EDIT: tentei bootar o sistema só para vocês verem qual erro aparece:



Filesystem sumiu.
Pois é, acho que é mais fácil formatar e reinstalar logo, meu irmão disse que não tem nada para salvar dali.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 01:25 por DeathDoor »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2014, 13:21 »
Você pode tentar montar a partição mesmo sem especificar o tipo de sistema de arquivos.
O parâmetro -t do comando mount não é mandatório, assim, pode ser usada a forma geral:

sudo mount algumacoisa algumlugar

onde:

alguma coisa é um dispositivo tal como cdrom, floppy ou disco rígido;

algum lugar (diretório onde vai montar) precisa ser pré-existente

No caso concreto:

carregue o sistema com o Ubuntu a partir de um live pendrive ou cdrom;

Certifique-se da designação das partições existentes usando o comando fdisk -l e/ou ainda blkid, ambos precedidos do sudo.

crie um diretório (por exemplo com o nome 'disco' ou qualquer outro nome) dentro de /media

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/disco
Tente montar a partição:

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdb1 /media/disco
Se montar será possível salvar quaisquer arquivos lá existentes, entretanto, se de fato não há arquivos a serem salvos, então tente diretamente a recuperação do grub ou mesmo reinstale, como disse.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Recuperar sistema, sistema de arquivos "sumiu", pensando em trocar para Gnome.
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2014, 09:11 »
No fim desisti de recuperar, até porque eu estava tentando não manter nada de muito importante ali. A culpa de ter estragado foi minha afinal.
Acabei instalando o Ubuntu Gnome e estou usando ele agora. Só estou estranhando um bug logo de cara, tentando fazer logoff no meu usuário não acontece nada, não sai da minha sessão. Se eu trocar de usuário volta para a tela de login, mas se eu tentar encerrar a sessão não.