Autor Tópico: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.  (Lida 8068 vezes)

Offline fhecorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Newbie
    • Ver perfil
Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Online: 18 de Setembro de 2014, 05:03 »
Olá amigos lusófonos :). Me chamo Fhelip Corrêa e esta é a minha participação neste fórum que frequento a um bom tempo. Mesmo que tenha criado minha conta agora pouco – especificamente para este caso – vos acompanho há um bom tempo e posso dizer que aprendi a gostar realmente de SOs Linux aqui, acompanhando os mais diversos debates. Me permitem que eu conte uma pequena introdução no mundo linux, que pode ajudar um pouco a entender meu problema? Obrigado.

Minha primeira distro Linux adquiri em 2010 e a primeira foi justamente o Ubuntu e se não me engano foi uma destas versões entre a 9.04, a 9.10, a 10.04 e a 10.10, e baixei pois eu era menos desenvolvido naquela época e me lembro que navegava na web quando foi parar em um vídeo que tinha como som um ritmo dançante e demonstrava os efeitos Compiz. E então me lembro de te-lo baixado pra ver esses tais efeitos (efeito Chuva por exemplo), que vale ressaltar, rodou no meu PCTV Positivo, com uma Intel integrada, como se estivesse rodando em uma GeForce/ATI, “top-de-linha” ;D.

Mas hoje estou fazendo um curso técnico de informática (área da programação) e precisando de um sistema que na minha modesta opinião, é muito mais amigável que o Windows. Foi então que me lembrei da minha última experiência com um “Open Source” e baixei a versão 14.04 LTS do Ubuntu na esperança que rodasse igual a primeira e única vez que tinha usado Ubuntu até então.

O motivo de eu ter de instalar a SO na minha “maquina” atual era que com rWindows e as célebres telas azuis da morte (BSODs), era impossível começar e terminar uma tarefa proposta pelo profº pois havia dias que ocorriam de 7~10 BSODs. Foi ai que me veio a cabeça a ideia de voltar a usar o Ubuntu. Instalei, usei por quase um mês sem ter quaisquer tipos de problema. Neste período aliás, só me ocorreram de 2~3 travadas de sistema, a maioria relacionado a GeForce GS-8600... mas não sei a causa real até hoje. Fora que nesses erros os programas, como o Bluefish por exemplo, guardavam as alterações feitas durante a ocorrência das falhas.

Foi ai que um dia qualquer, meu PC ficou extremamente instável. O SO da Microsoft não iniciava, e o da Canonical instável até os ossos. Foi nesse período de 3 dias que perdi todos os arquivos de um Pen Drive e de um cartão SD de 32 GB também. Conectava, o sistema travava e so poderia ser desligado apertando o botão Power da máquina. Descobri a causa removendo a GPU, desde então nunca mais deu nem BSODs nem “Travadas” repentinas no Ubuntu.
Até que meu Ubuntu parou, simplesmente não ligava mais. Quer dizer, até iniciava mas só até o grub, depois deste ponto... Esse é o problema que mais me incomoda, até hoje: I/O error” em algo relacionado ao “dev/sda” (perdoem minha ignorância). Hoje esse erro me aparece em todo lugar, ao formatar, ao iniciar em modo de “recovery”, ao iniciar em modo “generic”, ao instalar alguns programas (como o vlc, java-oracle -- Vídeo: http://youtu.be/pwLjCx4m4rE ao inserir qualquer comando como “sudo apt-get upgrade -f”, “dpkg --configure -a. Mas inicialmente, ele só me impedia iniciar o sistema selecionando o SO “Ubuntu” no grub.

Citar
Imagem do erro acima: http://imagizer.imageshack.us/v2/fullsizeq90/674/p8Dkoy.jpg , https://imageshack.us/i/iqp8Dkoyj
Mas “sem” uma placa de vídeo fica impossível usar o Ubuntu com Unity. Leeeeeeeeeeeeento que dói. Foi ai que experimentando outros ambientes gráficos que instalei o Xubuntu. Extremamente rápido, esperto, simplesmente me fez não sentir falta de um GPU. Mas eis que me surge uma série de problemas, problemas esses que me fizeram vir até aqui pedir a ajuda de vocês.

Aqui instalei o Xubuntu desktop no meu Ubuntu 14.04 LTS. Segui tudo conforme um tópico de um outro fórum para instalar o Xfce no Ubuntu. Mas ao reiniciar, eis que surge um problema no grub, o que me fez reinstalar o SO novamente. Durante a instalação ocorre um erro de instalação, para ser mais especifico a instalação do “update-notifier-common”, localizado no fim da instalacao. Volto a tentar a instalação do sistema quando me ocorre erros relativos ao grub no andamento da instalação. Nas outras duas vezes seguidas a esta tentativa ocorreram o mesmo erro. Só me “manquei” a tirar fotos dos erros mais tarde.
Citar
Imagem do erro acima: https://imageshack.us/i/pbqSKTkHj  https://imageshack.us/i/idp94lHXj , https://imageshack.us/i/knHu4SS9j

Após várias tentativas consigo instalar na tarde de ontem o Ubuntu na minha máquina e quando vou iniciar... erro acusando falta de grub. Impossível iniciar qualquer coisa no PC, lá vou eu reinstalar novamente o SO. Após vários erros durante as várias instalações (falha na instalação de alguns arquivos, I/O erros...), eis que consigo instalar o SO. Inicio o Ubuntu e... “crash” atrás de “crash” com mais um erro de leitura e escrita nas execuções de conserto via "terminal". O número de formatações que fui obrigado a fazer em razão desses erros irritantes superam, fácil, fácil, doze vezes, só hoje. E toda formatação vem com um erro novo, as vezes inédito, vezes não. São quase uma semana dedicado a única e exclusivamente a descobrir a causa do ............. erro “E: erro de leitura – read (erro de entrada/saída..)” e outros relacionados a este. Tentei instalar o Xubutu limpo, sem ser instalando um “desktop” no Ubuntu o mesmo vive dando erro de “grub” ... Não sei mais o que fazer, literalmente :'(. Só não removi o Windows (SO do qual escrevo este post agora) por razões familiares.

Citar
Imagem do erro acima: https://imageshack.us/i/f0eycB3Rjhttps://imageshack.us/i/p1YH0xhYj e https://imageshack.us/i/iqhVVxeDj

Atualmente estes erros citados acima ocorrem com menos frequência, mas tem outros que são “onipotentes” como o Erro de entrada/saída, que ocorre até mesmo ao iniciar o Ubuntu nos modos “generic” e “generic (recovery mode). Aqui vai algumas imagens dos erros que ocorrem ao iniciar no modo “generic” (https://imageshack.us/i/f0qbJgvPj) e no modo “generic (recovery mode)” (https://imageshack.us/i/pdCHJOiWj). Na ocorrência de ambos os erros, os indicadores “Caps Lock”  e “Scroll Lock” do teclado, piscam de maneira intermitente e infinita. Esses vídeos ilustram bem o que ocorre neste caso: http://youtu.be/HnE1sjxBxQ4, http://youtu.be/zu4K7lBA7Wk.

Não consegui dormir à noite anterior resolvendo esses erros. O TCC (trabalho p/ conclusão de curso) chegando e na instituição em que estudo não possui computadores para alunos usar fora do expediente ( ???) e os que tem os alunos de outros turnos acabam por danificar >:(. Por isso meu desespero.
Sei que o texto está extremamente extenso e cansativo mas vos escrevo tudo isso porque revirei este e outros fóruns, sites, blogs para achar uma solução pro meu caso. Já formatei n vezes minha máquina, já instalei tudo em uma só partição, já formatei criando uma partição individual para “/”,” /home”,e “swap”... Mas afinal, em relação ao problema com a inicialização de do Ubuntu em outros modos e ao onipotente erro de entrada e saída:

   - Há solução para o meu caso? Se sim qual? Como proceder? Ou só outro computador? Usar Ubuntu/Xubuntu sem um adaptador gráfico influencia no aparecimento desses erros?


Agradecido desde já, tenham um ótimo dia.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2014, 09:26 »
Esse erro aqui http://imagizer.imageshack.us/v2/fullsizeq90/674/p8Dkoy.jpg quer dizer que seu disco rigido esta em vias de morrer, subistitua por outro, se tem arquivos importantes nesse hd e recomendado o backup sem demora.

O disco quando esta nessas condiçoes pode ter uma perda de performance consideravel, ate que ele pare definitivamente. Os erros de entrada e saida e do grub tbm estao relacionados ao disco rigido, mesmo que vc formate o disco defeituoso ele vai apresentar novamente o mesmo sintoma.

Nao force mais nenhuma inicialização, faça backup dos dados, pelo ubuntu se ele ainda bootar nesse hd ou por um live pendrive do ubuntu para vc tentar salvar seus dados importantes.

Antes de continuar testando o Ubuntu e recoemndavel arrumar os problemas de hardware primeiro e fazer uma instalação limpa do sistema, se precisar de qualquer forma, usar o computador, e nao tem dinheiro ou viabilidade de conseguir outro disco rigido novo para subistituir esse com defeito vc pode usar um pendrive de 8gigas com o ubuntu;

1 - criar duas partiçoes com o gparted de 4 gigas e na primeira partição instalar o ubuntu e deixar a outra partição para dos dados, de modo que, toda a vez que reiniciar o ubuntu pelo pendrive todos os arquivos serao perdidos, menos os que vc salvar na partição de dados do pendrive,dar o boot atravez desse pendrive e e usar o seu note/computador sem o HD.

2 - pode criar o live pendrive em modo persistente, ou seja ele vai salvar todos so seus arquivos e vc nao perde a cada inicialização do sistema, porem pode ter problemas se for usar ele em outras maquinas que nao seja a sua.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 09:55 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fhecorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Newbie
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2014, 12:17 »
Obrigado pela resposta! Mas descobri que meu PC não tem suporte a boot via USB, só CD (placa mãe obsoleta :o). Dá pra fazer mesmo assim? Se não teria um modo alternativo de fazer isso?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2014, 12:24 »
Nao tem problema, geralmente os computadores a partir de 89/1990 tem suporte a boot via pendrive usb, se o seu nao tem, ha modos de faze lo, mas que requer um pouco de leitura.

Vc pode no caso, para ser mais simples, usar o live dvd do ubuntu e espetar o seu pendrive para fazer o backup dos dados.

A sua maquina pela idade, deve ter uns 4 a 6 anos e e mais ou menos a via util do HD, dependendo de como ela e utilizada.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fhecorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Newbie
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2014, 12:58 »
Seria possível a instalação de IDEs, ou outros programas que preciso (Bluefish, VLC porque ninguém é de ferro ;D), nesse Live Pendrive?
No mais agradeço novamente. É difícil em um fórum de tecnologia achar usuários atenciosos como tu :).

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2014, 13:11 »
Da para tentar dar uma solução para o seu problema porque vc foi bem descritivo no seu post.

Nao caia na tentação de ficar usando uma instalação live como se fosse definitiva ; ) isso e so um quebra galho(eu usei assim por 4 meses) providencie um HD novo para a sua maquina.

Vc pode com mais calma, fazer uma imagem ISO do ubuntu personalizada com todos os aplicativos que vc mais usa, com vlc,pidgin, crome, skype ou qualquer aplicativo que vc necessite e carregar no bolso para qualquer eventualidade.

Ha de se ressaltar que nao sao todas as maquinas que vc vai espetar esse live pendrive que vai funcionar de primeira, se ela tem um chipset problematico com o linux como a SIS e Via podem ser necessarios ajustes e que no caso vc nao teria tempo para faze lo usando o pendrive. 



 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fhecorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Newbie
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2014, 15:36 »
Infelizmente me falta tempo e conhecimento para realizar a confecção de uma .iso personalizada. Até achei um tutorial aqui mas realmente, levaria muito tempo pra fazer tudo aquilo -- aprendo primeiro para depois fazer.
Teria uma dica, de alguma distribuição, que venha com alguns programas quase essenciais como o Java pré-instalados? Pesquisei bastante mas não achei nada. Vi em um site (que não me lembro o nome agora) que ele já vem instalado no Mint Xfce, a informação procede?
E outra, é possível "programar" Java com o Java opensource?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2014, 19:11 »
http://www.diolinux.com.br/2014/04/remastersys-no-ubuntu-1404LTS.html

ate criaram um fork do remastersys;

http://webedy.wordpress.com/2013/12/05/remaster-gtk-fork-do-remastersys-gtk/

E muito mais facil do que vc imagina criar a ISO, chega ser quase terapeutico brincar com esse programa, mas tbm da para complicar se vc quiser. ;D

Para o java http://www.diolinux.com.br/2014/03/como-instalar-java-8-no-ubuntu.html da oracle

vem com o java console,visual vm e web start

Se precisar de apostilas na assinatura abaixo tem para download.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 22:16 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fhecorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Newbie
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2014, 21:16 »
Ok! Vou pegar como faz mas antes uma ultima pergunta. Pra fazer o Remaster é necessária a instalação do Ubuntu no HD ou é possível ser feito por live CD/Pendrive também? No mais acho que pode ser colocado um [resolvido], pois já foi encontrada a causa do meu problema :).
Novamente, muito obrigado pela solução não sabes o quão aliviante foi ter encontrado a real causa do problema, afinal na minha cabeça passou que fosse a GPU, a RAM, até mesmo o Gravador/Leitor de DVD!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Error entrada/saida -- PC em estado crítico.
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2014, 23:13 »
Vc pode fazer o remaster de dentro de uma maquina virtual, por exemplo.

Dentro no windows vc instala o virtualbox e instala o ubuntu, a partir dessa instalação pode fazer o remaster, a partir de uma maquina virtual que vai funcionar sem problema quando for usada em uma maquina real.

Quando vc usa o live pendrive ou live dvd o sistema e carregado na memoria ram, o pendrive ou cd so e usado uma vez para ler os dados e depois vai tudo para a memoria, vai depender de alguns fatores como espaço insuficiente em pastas ou na ISO (ficar maior do que caberia em um DVD) e vc precisa de alguma folga, um lugar que desse para montar o sistema de arquivos raiz, algum pendrive, espaço na nuvem, algum lugar que te de o minimo de espaço para trabalhar com os arquivos de isntalação, alterar os pontos de montagem, etc.

Eu acho que e possivel sim, nunca pensei dessa forma, sei que ha a possibilidade de fazer remasterizaçoes incrementais, mas pelo linux ser um sistema flexivel tudo e possivel, so nao sei se é viavel para o seu caso!

Seria muito mais facil se vc carregar um dvd do ubuntu e um pendrive com os pacotes para isntalação off line dos programas que vc precisa, e deixar um arquivo de texto com os comandos para automatizar a isntalação dos programas.

Dai e so rodar o live dvd e colocar o pendrive com os pacotes na pasta /var/apt/cache/archives e mandar isntalar o programa que vc quer.

http://www.diolinux.com.br/2013/01/omo-instalar-programas-no-ubuntu-sem-internet.html

Ou entao se vc tem internet rapida e tem muitos pacotes para instalar e so fazer um arquivo de texto tipo;

sudo apt-get install vlc pidgin skype caffeine -y

Confirmar e ir tomar um café e quando vc voltar e so usar os programas

« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 23:34 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997