Autor Tópico: Problemas com atualização "novo suporte de hardware"  (Lida 1896 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Problemas com atualização "novo suporte de hardware"
« Online: 01 de Outubro de 2014, 00:02 »
Recentemente, esquentei minha cabeça para corrigir um problema causado pelo fato de eu ter aceitado a sugestão e clicado na opção "New hardware support is avaliable", que aparece logo acima da lista de atualizações recomendadas pelo Gerenciador de Atualizações do Ubuntu 12.04LTS.

Não tenho certeza da causa do problema, mas imagino que seja decorrente do fato de que no desenvolvimento de novas versões do kernel o suporte ao hardware mais antigo tem sido abandonado em favor de espaço para novos recursos (do contrário, a imagem do kernel ficaria com um tamanho muito grande e prejudicaria a inicialização).

O fato é que ao clicar nesse opção, o sistema baixa e instala o kernel (pacotes linux-headers e linux image) da versão 14.04LTS, com todo o suporte gráfico para essa versão atual. Nesse processo, os pacotes relacionados a interface gráfica (mesa-lts e xserver-xorg-video) são substituídos, da versão saucy para a trusty.

Com isso, no meu velho Eee PC, ao reiniciar perdi a interface gráfica.

Para resolver, fiz login pelo terminal de texto, reiniciei (sudo reboot) e durante o carregamento da memoria mantive pressionada a tecla shift, para ter acesso ao menu do grub.

Depois, escolhi a opção recovery e depois, na tela de diálogo, fiz a opção por tentar corrigir pelo terminal puro.

Nesse processo, como contava com outra máquina com ubuntu instalado, pesquisei os pacotes no synaptic e instalei.
Citar
sudo apt-get install linux-headers-3.11.0-26 linux-headers-3.11.0-26-generic linux-image-3.11.0-26-generic linux-lts-saucy-tools-3.11.0-26 -f
 
Depois,
Citar
sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel-lts-saucy -f
O importante é que o -f completa as dependências necessárias e depois de tudo, ao reiniciar, consegui reverter o problema e trazer de volta a interface gráfica.

Então, fica a dica: o novo suporte de hardware parece que não funciona direito com hardware mais modesto ou antigo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Problemas com atualização "novo suporte de hardware"
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2014, 09:28 »
Alem do Ubuntu 14.04, tenho instalado em dual-boot o Precise 12.04. Fui instalar este "novo suporte de hardware" e infelizmente tive que reinstalar o sistema raiz pois não abriu de nenhuma maneira, parece que aqui, como minha placa é uma X 2100 series, não funcionou.Isso no Precise.