Autor Tópico: Pc com dual boot win 7 e Ubuntu 12.04. Posso Formatar partição do win7 ???  (Lida 2233 vezes)

Offline fgassistec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Tenho um pc com dual boot. 1 partição para win7 e outra para Ubuntu 12.04.
Posso Formatar a partição do win 7 desde o ubuntu? Quero tirar o win 7 e colocar de novo o XP.
Se pode????? Como faço???

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Pc com dual boot win 7 e Ubuntu 12.04. Posso Formatar partição do win7 ???
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2014, 15:25 »
Claro que pode, embora seja totalmente desnecessário, já que você diz que irá instalar o XP em seguida, então o mais lógico é fazer pelo próprio instalador do XP, mas enfim, se quiser mesmo, de forma muito simples,  a partir do Dash (tecla super) digite lá no quadro "Utilitário de Unidades", ou então diretamente o nome técnico do pacote "palimpsest", que também por esse nome pode ser chamado a partir de um terminal (Ctrl+Alt+T).

Você ainda pode, de forma fácil e igualmente interface gráfica, usar o "Gparted".

O problema na verdade não está em formatar a partição em que se encontra o Windows, mas sim tenha em mente que após instalar o XP você irá perder o acesso ao Ubuntu instalado, pois o instalador do XP irá sobrescrever a área de boot (vai escrever em cima do grub), isso quer dizer que você não mais irá conseguir iniciar o Ubuntu.

Assim sendo, como é certo que isso acontecerá, você deve se preparar para recuperar o Grub perdido, deixando pronto e **testado** um live-pendrive (é melhor), ou live-cdrom, sendo pendrive de preferência já tendo, antes, baixado e instalado alguma ferramenta gráfica de recuperação do grub que possa te facilitar a vida.

No live-pendrive você pode, por exemplo, deixar instalado e pronto o "boot-repair"

Veja esse tópico:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

E de forma mais extensiva, veja esse tópico:

Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Não se esqueça de **antes** de qualquer medida, fazer backup confiável dos seus arquivos pessoais, pois ao formatar a unidade Windows você perderá todo o conteúdo dela e a seguir ficará sem acesso à unidade Linux, então, como boa técnica, faça um backup externo ao seu disco rígido. Se não tiver um hd externo, tipo usb, geralmente é possível fazer um backup copiando os arquivos pessoais para um pendrive ou ainda para um cdrom, bem como para um drive virtual (nas "nuvens"), oferecido por qualquer serviço gratuito existente, mas enfim, sempre e sempre faça um backup, só o backup salva, o resto é tentativa.

Se você postar aqui os resultados do comandos a seguir, a comunidade do fórum fica com melhores meios de avaliar o quadro aí existente e eventualmente passar alguma orientação mais específica:


Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l

sudo blkid

« Última modificação: 19 de Outubro de 2014, 15:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline fgassistec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Pc com dual boot win 7 e Ubuntu 12.04. Posso Formatar partição do win7 ???
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2014, 21:57 »
Obrigado druidaobelix!!!! 

Vou ler melhor sua resposta e assim tomar uma decisão.
Novamente obrigado!