Autor Tópico: Particionamento do HD  (Lida 2445 vezes)

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Particionamento do HD
« Online: 20 de Outubro de 2014, 14:13 »
Estou instalando o Ubuntu 14.04. Tenho dual boot, com o Windows 7 e mais o Ubuntu. Tinha o 12.04, mas preciso redimensionar para o 14.04. Assim, na instalação do 14.04, no redimensionamento estou aumentando a raiz para 50 GB. Comentarios dizem que não preciso mais do swap, é verdade? Bem acontece que no utilitario de particionamneto eu libero toda a parte do Ubuntu e fico com todo o final do disco livre. Ao selecionar 50 GB para a raiz, o restante do disco em veza de aparecer livre fica como inutil em vez de livre. Não consigo utilizar essa partição. O que estou fazendo de errado?



Estou instalando em outro notebook, não tenho como passar a imagem. Mas  a configuração é a seguinte:

/dev/sda1  fat16   41.1 MB
/dev/sda2  ntfs     15.9 GB    Windows 5 (loader)
/dev/sda3  ntfs     141.7 GB
espaço livre   342. 5 GB

como já disse, ao tentar criar a área para a raiz ele dá o restante do disco como inútil

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:17 »
O número máximo de partições em um HD é de 4, se estiver utilizando a antiga tabela de partição msdos (provavelmente está). Crie uma partição extendida nesse espaço livre, aí você conseguirá criar quantas partições lógicas quiser dentro da partição extendida.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Particionamento do HD
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2014, 08:18 »