Autor Tópico: Mesclar partições de diferentes discos  (Lida 4496 vezes)

Offline diegonunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Mesclar partições de diferentes discos
« Online: 26 de Outubro de 2014, 00:25 »
Olá, boa noite!

Sou iniciante no Ubuntu e o instalei em um notebook com 2 HDs (SDD 22GB - 500GB)

Atualmente possuo esta configuração

/dev/sdb3        21G   14G  6,0G  70% /    SDD de 22GB, onde instalei o Ubuntu
none            4,0K     0  4,0K   0% /sys/fs/cgroup
udev            3,7G   12K  3,7G   1% /dev
tmpfs           744M  1,2M  742M   1% /run
none            5,0M     0  5,0M   0% /run/lock
none            3,7G  260K  3,7G   1% /run/shm
none            100M   24K  100M   1% /run/user
/dev/sdb1        37M  3,4M   34M  10% /boot/efi
/dev/sda1       241G   60M  228G   1% /media/diegonunes/4d4d6327-8532-4d32-88ad-00f1ff914666 Partição do HDde 500GB
/dev/sda2       222G   72M  222G   1% /media/diegonunes/052C64CD5C5BF0A2 Partição do HD de 500GB

O que eu gostaria de fazer é unir/mesclar as partições sda1 e sdb3 sem ter de reinstalar o sistema operacional. Haveria a possibilidade?

Desde já agradeço a ajuda!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2014, 10:59 »
Minha sugestão para o seu caso é alterar o /etc/fstab para que o sistema monte a sda1 como /home.

Veja:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Mudar-o-ponto-de-montagem-home

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2014, 10:38 »
O que eu gostaria de fazer é unir/mesclar as partições sda1 e sdb3 sem ter de reinstalar o sistema operacional. Haveria a possibilidade?


Existe algumas maneiras de fazer isso...mas a maneira que vai ficar melhor é se voce puder formatar o HD, mas para isso vai precisar fazer o backup de tudo antes de formatar!

recomendo utilizar Gparted, é um ótimo gerenciado de HD, onde com facilidade voce vai conseguir excluir e juntar as partições desse HD e ficar somente 1 de 500GB.


Obs: recomendaria montar ele em /home/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2014, 10:50 »
Citar
O que eu gostaria de fazer é unir/mesclar as partições sda1 e sdb3 sem ter de reinstalar o sistema operacional. Haveria a possibilidade?

Em qualquer sistema operacional do planeta, é impossível mesclar ou unir partições de discos diferentes, salvo se em RAID o que não é o seu caso.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2014, 11:25 »
Citar
O que eu gostaria de fazer é unir/mesclar as partições sda1 e sdb3 sem ter de reinstalar o sistema operacional. Haveria a possibilidade?

Em qualquer sistema operacional do planeta, é impossível mesclar ou unir partições de discos diferentes, salvo se em RAID o que não é o seu caso.


O que da pra ele fazer é usar 'mhddfs' que talvez resolva o problema dele!


o que acha  tota?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2014, 15:10 »
É uma solução, parecida com o fusion drive dos Mac. O problema é saber se é confiável. eu nunca usei.

Estou usando o fusion drive no meu mac sem problemas.

Dificil será para um iniciante fazer isto.

Pelo que o  diegonunes postou ele quer algo à la Windows de fazer, ou seja clicar e mover partição.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: Mesclar partições de diferentes discos
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2014, 15:43 »
Realmente não é uma coisa simplesinha de se compreender para iniciantes... mas é uma possibilidade.. . e quanto a questão de confiabilidade, é otimo, eu ja usei por bastante tempo aqui na empresa onde trabalho. é como se fosse um RAID0 só que na realidade o software vai alocando cada arquivo em uma partição diferente, sendo assim é possivel futuramente desfazer sem perder nenhum arquivo, o unico problema é que os arquivos vão ficar um pouco bagunçado, pois não tem como saber em qual partição o arquivo esta, sem antes procurar!..