Autor Tópico: Pendrive não dá boot  (Lida 6072 vezes)

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Pendrive não dá boot
« Online: 29 de Outubro de 2014, 01:35 »
Galera, essa é bem difícil e sem nenhuma explicação lógica (ao menos para mim).

Seguinte... são 2 notebooks velhos... um com Pentium Dual Core e outro com o Core i5 (1ª geração).
E são 2 dispositivos usb... em algum artigo na Internet sugeriram uma relevância na diferença entre um pendrive "propriamente dito" e um flash drive. Se há, ou não, relevância para o que vamos tratar aqui, eu confesso que não sei. Mas, de fato, um dispositivo é um pendrive "normal" e o outro é um flash drive. O flash de 4 gb e o normal de 8gb.

Enfiei em ambos os dispositivos usb várias imagens de instalação de distro, tais como: lubuntu/kubuntu/xubuntu (todos 14.10); opensuse 13.1 (tanto a imagem do dvd quanto a do KDE). Chequei a integridade de todas as .iso e estava tudo normal.

Na hora de gerar as imagens nos 2 pendrives, eu usei diversas formas: usei o criador de disco de instalação do ubuntu; Usei o netbootin. Usei o comando dd.
O processo de gerar a imagem em qualquer um dos pendrives sempre se deu com 100% de sucesso. Não deu erro em nenhuma vez.

O problema está na hora em que vou usar o pendrive para instalar qualquer uma dessas distros, a partir desses pendrives.

No notebook com corei5, todas as vezes é feito o boot e é iniciada a instalação. Eu só não conclui a instalação porque não quero alterar nada nesse notebook. Só queria ter a certeza de que estava tudo ok com os pendrives. Todas as vezes eu fiz esse teste, em ambos os pendrives e com todas as imagens e não aconteceu nenhum erro.

No outro notebook, que é mais antigo, é que mora o problema!! Eu configuro a bios para dar o boot pela usb (isso é óbvio mas coloquei aqui para que todos tenham certeza de que fiz isso). Em nenhuma vez, com nenhum pendrive, com nenhuma das imagens, funcionou! Nenhuma vez mesmo!!

O que acontece, em 90% das vezes, é absolutamente nada!! O note já tem o xubuntu13.10 instalado e ele simplesmente dá o boot normal pelo hd, como se o pendrive não estivesse espetado, e vai parar na tela normal de login do xubuntu. Quando tentei o opensuse surgiu uma mensagem (algo com o gfxboot). E quando tentei com o xubuntu14.10 surgiu uma mensagem (algo do tipo "not a com32r image").

Detalhe 1: todas as imagens utilizadas foram x86 e não x64, até pq a arquitetura do note é 32bits
Detalhe 2: esse mesmo notebook, como já dito, roda o xubuntu13.10, que foi instalado utilizando um desses dois pendrives.
Detalhe 3: esses mesmos pendrives, quando esvaziados e formatados, são usados normalmente nesse mesmo notebook (o que significa que as portas usb estão ok)

não tentei nada com o syslinux por três motivos: 1) preguiça de seguir os "tutoriais passo a passo" 2)nunca fiz antes  3)sinceramente, não acho que irá resolver, a menos que alguem daqui confirme que resolverá.

Alguem tem alguma ideia?

 
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 01:59 por ryckpassos »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2014, 02:12 »
Citar
Alguem tem alguma ideia?

Passar um scandisk no Windows nestas unidades.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2014, 04:09 »
A mensagem de erro é essa aqui?

" iso image boots to error gfxboot.c32: not a COM32R image boot: "

O workaround sugerido é:

Acione a tecla TAB e então digite ' live ' e em seguinda [Enter]

Vai seguir em frente e instalar.

Na verdade me recordo vagamente de já ter visto esse erro bem lá no passado, talvez na versão 8, talvez no Kurumin, por aí, e era mais ou menos isso mesmo, a tela parava em algo sem sentido, então era dar Tab - digitar algo (live ?) - enter e a subida prosseguia e permitia instalar.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 04:17 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2014, 09:38 »
Druida,

Obrigado pela ajuda. A mensagem era mais ou menos essa que voce postou. Do "gfxboot" em diante, era exatamente essa. Mas o que estava escrito antes eu não me recordo.

Vou testar isso hoje a noite e posto aqui o resultado.

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2014, 09:40 »
Tota,

Desculpe, mas não acho uma boa ideia. Os pendrives funcionam normalmente como mecanismo de armazenagem de arquivos. E, além disso, consigo dar boot e iniciar a instalação no outro notebook (conforme dito).


Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2014, 13:41 »
A mensagem de erro é essa aqui?

" iso image boots to error gfxboot.c32: not a COM32R image boot: "

O workaround sugerido é:

Acione a tecla TAB e então digite ' live ' e em seguinda [Enter]

Vai seguir em frente e instalar.

Na verdade me recordo vagamente de já ter visto esse erro bem lá no passado, talvez na versão 8, talvez no Kurumin, por aí, e era mais ou menos isso mesmo, a tela parava em algo sem sentido, então era dar Tab - digitar algo (live ?) - enter e a subida prosseguia e permitia instalar.


Druida... fiz o teste.

Bem, a mensagem (para kubuntu) no boot era assim: "gfxboot.c32: not a COM32R image boot"
Somente isso e mais nada.

No opensuse a mensagem tinha mais coisas escritas mas não me recordo.

Bem... fiz o teste tentando o boot com o kubuntu e apertei o TAB, como voce sugeriu!

Surgiu outra mensagem.. não me lembro expressamente mas era algo como "procure o manual e a documentação do live cd", mas em inglês.

Eu lembrei que nessas milhões de páginas que visitei tentando resolver esse problema alguem mencionou algo parecido e a pessoa simplesmente digitou "live" e deu enter.

Fiz isso e funcionou tudo!!!!! Instalei o Kubuntu.

Minha duvida é: qual a lógica disso?? Não entendi absolutamente nada!!

De qualquer forma, valeu a dica do TAB.

Agora vou tentar resolver o problema da SIS 672 desse mesmo notebook!! hauahuahua


Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2014, 13:45 »
correção

Foi voce quem me disse para digitar o "live" e só agora eu percebi!! hauahuahau

Obrigado duas vezes, então!!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Pendrive não dá boot
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2014, 15:19 »
Ótimo que deu certo, pelo menos já sabemos de um caminho para ao menos contornar o problema.

Não sei ao certo as razões disso, não investiguei mais a fundo a questão, até mesmo porque não tive concretamente essa ocorrência, era apenas uma vaga lembrança de já ter visto isso no passado (kurumin talvez) então não tenho um pendrive e um sistema com esse erro para que possa aprofundar a investigação.

De toda sorte, parece ser algo relativo ao processo de criação do live-pendrive, alguma coisa lá não está dando certo, tanto assim que uma das recomendações é copiar /usr/lib/syslinux/gfxboot.c32 para dentro do pendrivre para igualar a versão do syslinux mbr atualmente instalado no USB-flash, mas como disse, não me aprofundei nisso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.