Autor Tópico: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.  (Lida 5766 vezes)

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Online: 15 de Novembro de 2014, 23:00 »
Estou com Ubuntu 14.04 instalado desde quando lancaram. Quinta feira, o gerenciador de atualizacao pediu para que eu atualizasse e atualizei. Depois de atualizado continuei usando, desliguei o computador. Hoje eu liguei o computador e so aparece a foto da area de trabalho e o ponteiro do mause. alguem pode me ajudar?

Offline NathaliaGoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:25 »
Você consegue logar na máquina e a barra não aparece ou nem consegue logar?


Se conseguir logar, aperta ctrl + alt + t e digita:


sudo gconftool-2 --recursive-unset /apps/compiz-1
sudo unity --reset



Se não conseguir logar também, tenta com o alt+F2.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2014, 03:54 »
Código: [Selecionar]
sudo gconftool-2 --recursive-unset /apps/compiz-1
sudo unity --reset

Tenho dúvidas de que esses comandos indicados possam de fato resolver a dificuldade existente.

O primeiro deles, como é literal, procura alterar as configurações do GConf, mandando limpar recursivamente todas as chaves em ou abaixo dos nomes de chave/diretório (/apps/compiz-1) na linha de comando, apenas que em uma análise não consegui indentificar mais exatamente o quê é realmente alterado. Ainda que de forma superficial, numa análise por amostragem (pois eram 1392 chaves em apps) pareceu-me que nada é de fato alterado.

O segundo comando, sudo unity --reset, está obsoleto, não mais é utilizado na versão 14.04, que é aqui o caso concreto,
Vai gerar como saída: ERROR: the reset option is now deprecated

A ideia conceitual, neste caso, de fazer o reset do unity parece razoável, embora tenha consequências óbvias, pois ao que parece não se trata de uma instalação limpa, então em tese personalizações podem ser perdidas, entretanto, esse reset não se dará dessa forma, por esse comando, ao menos não na versão 14.04.

Seria interessante verificar a fonte dessa informação, /NathaliaGoes/, para ver se de fato ela se aplica ao caso presente.

Use os comandos a seguir para o reset do Unity e Compiz na versão 14.04 (Trusty Tahr):


Código: [Selecionar]
dconf reset -f /org/compiz/

setsid unity

Isso acima deveria fazer o restart do Unity, mas não o reset.

Para fazer o reset, levando para o default set do Unity:

Código: [Selecionar]
unity --reset-icons
Após a aplicação do comando reinicie o sistema (talvez apenas a sessão resolva, questão de ver)

« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 04:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:30 »
Pessoal, eu não consigo logar, o meu sistema esta para entrar sem pedir senha. Quando ligo o pc, ele da boot normalmente. Só que, quando vai abrir a área de trabalho, só aparece a foto da área de trabalho e o ponteiro do mouse. Se eu espetar um pen-drive aparece o conteudo do pen-drive, só que sem os botões de fechar,espandir e ocultar janela. nenhum atalho do teclado funciona.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:52 »
aperte ctrl + alt + F1 para ir para o console.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2014, 18:41 »
Olá /D-rj/,

Experimente aí indo para o prompt através do acionamento das teclas Ctrl+Alt+F1, como já explicado pelo /sigur/, mas nfelizmente creio que nenhum desses comandos irá funcionar, mesmo aqueles que eu passei.

Além disso, anoto que há um erro no comando "dconf reset -f /org/compiz/", já que o diretório "/org" não existe, então, se esse comando resolvesse algo, seria "dconf reset -f /compiz/", ou talvez "dconf reset -f /org/.compiz/", ou ainda uma variação com "compiz-1". De qualquer forma, acho que não vai funcionar nenhum deles.

Curiosamente, estou aqui com um computador exatamente com o mesmo e idêntico problema que você relatou e nele nada disso funcionou. A versão do Ubuntu nesse computador é também a 14.04, acredito que alguma atualização possa ter ocasionado o problema, já que não fiz nenhuma instalação na máquina em questão.

De toda sorte, repito, nenhum dos comandos mencionados funcionou, mas fui além removendo completamente (purge + remove) o Compiz e o Unity e depois reinstalando novamente, o que igualmente resultou em nada.

Ainda preciso de algum tempo disponível para esgotar outras hipóteses de correção.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2014, 18:58 »
Quando ligo o pc, ele da boot normalmente. Só que, quando vai abrir a área de trabalho, só aparece a foto da área de trabalho e o ponteiro do mouse. Se eu espetar um pen-drive aparece o conteudo do pen-drive, só que sem os botões de fechar,espandir e ocultar janela. nenhum atalho do teclado funciona.

Entre nas opções do grub e escolha modo seguro

Tente uma versão anterior do kernel ou reconfigure seu driver gráfico.

Ao atualizar, é possível que seus drivers da placa de vídeo não foram atualizados, causando este sintoma.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2014, 04:50 »
Olá /D-rj/, de novo,

Conseguiu ir para um terminal puro (tty) usando as teclas Ctrl+Alt+F1?

Caso positivo e se estiver muito difícil de trabalhar a procura da solução apenas no terminal puro, vamos tentar usar uma solução provisória, um 'workaroud', um quebra-galho de ambiente gráfico para te facilitar a vida, enquanto procuramos uma solução para restabelecer o Unity e a normalidade do sistema.

Fazendo o login do seu usuário e estando no terminal tty, digite:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gnome-panel
Ao término do processo de instalação, faça:

Código: [Selecionar]
DISPLAY=:0 gnome-panel
Agora use as teclas

Ctrl+Alt+F7

Você terá pelo menos um ambiente gráfico plenamente operacional para poder trabalhar melhor a procura de solução para o retorno à normalidade.

Funciona o terminal em janela (Ctrl+Alt+T), funciona o Firefox, funciona tudo, apenas que é o sistema clássico de menu, porém dá para ao menos provisoriamente trabalhar melhor, de forma mais confortável na procura da solução.

Ainda não encontrei nada de nada que conseguisse restaurar o Unity, apesar de ter explorado vários caminhos, lamentável, mas vamos insistir na procura da solução. :-(

Um questão para esclarecimento: seu sistema tem qual placa de vídeo?

Aqui no computador que mencionei tem uma nvidia, desinstalei o driver manualmente, voltei para o noveau, fui até mesmo para apenas vga, mas nada de restaurar, o que parece indicar não haver relação com placa de vídeo, mas em todo caso, até para comparação, é interessante saber o que há aí no seu sistema em termos de placa de vídeo.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2014, 04:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2014, 08:42 »
Obrigado pelas dicas, tentei algumas, mas como preciso do pc eu coloquei o live-cd e mandei reintalar (sem formatar) e voltou ao que era antes. só precisei reinstalar uns 5 programas. Muito obrigado pela atenção, vcs são os melhores! sem vcs, nós leigos, estaríamos com sérios problemas. Obrigado e um abraço!

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 problema com atualizacao.
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2014, 21:42 »
atualizou ontem, e adivinha, deu pau novamente. Agora nem abre a area de trabalho, a tela so fica escura,