Autor Tópico: mudei o filesystem com arquivos na partição  (Lida 2989 vezes)

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
mudei o filesystem com arquivos na partição
« Online: 16 de Novembro de 2014, 08:53 »
Caros

Depois de 4 anos, resolvi trocar meu Ubuntu 10.04 por um mais recente, o 14.04 LTS.
Meu HD está particionado da seguinte maneira:

filesystem --> ReiserFS
sda1 --> / (50GB)
sda2 --> swap (9GB)
sda3 --> /home (440GB)


Depois de limpar minha partição /home de todos os diretórios ocultos de configuração de ambiente/programas e de deixar apenas os dados importantes, iniciei um LIVE CD do Ubuntu 14.04 e comecei o processo de instalação por ele.
Entrei no modo de edição manual das partições, para poder manter minha home... indiquei /sda1 como local de instalação do sistema operacional e mandei formatar. Indiquei /sda2 como swap... normal.

Aí cometi meu erro. Ao confirmar /sda3 como minha /home, não achei na lista o filesystem ReiserFS que era o que eu usava. Acabei escolhendo ext4 e marcando a partição com este filesystem. Não marquei formatação dessa partição, já que pretendia manter os dados nela.

Ao reiniciar o computador, percebi que a partição /home ficou vazia, sem nenhum arquivo aparente nela. Pergunta: há maneira de recuperar meus dados que lá estavam? Já busquei informações na Internet, sem muitos resultados. o Testdisk acha a partição, mas não lista nenhum conteúdo. Alguma luz?

Agradeço desde já alguma informação.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: mudei o filesystem com arquivos na partição
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2014, 10:30 »
Experimenta o TestDisk. Download neste link: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: mudei o filesystem com arquivos na partição
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2014, 12:01 »
acredito que não ha meios de se recuperar, devido a mudança do sistema de arquivos.
se você não tem backup, perdeu.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: mudei o filesystem com arquivos na partição
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2014, 12:08 »
POst o conteúdo do seu arquivo /etc/fstab

Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab
E a saida dos comandos blkid e mount

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
mount
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: mudei o filesystem com arquivos na partição
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2014, 13:43 »
Impressionante como ocorrem problemas de perda de arquivos nas instalações. Esse é um ponto que ainda precisa melhorar muito e muito nas distros, é necessário incorporar ainda muita inteligência nesse procedimento, o fato é que os menus não são tão claros quanto deveriam, os alertas contra perda de dados não são tão redundantes quanto deveriam, principalmente tendo em conta um universo de usuários com não tanta prática e até mesmos contra desatenção ocasional.

Bem, se de fato não ocorreu a formatação e apenas a indicação do tipo de arquivos incorretos, então os dados estão lá intocados e é importante não gravar nada na partição antes da recuperação, pois a gravação incorreta pode destruir tudo, logo, antes de mais nada não mexa na partição.

O caminho parece que passa mesmo por alterar o fstab ( /etc/fstab ) indicando lá o sistema de arquivos correto.

É importante fazer uma cópia de segurança do fstab antes de alterá-lo.
Qualquer problema maior com ele fica mais fácil retornar ao estado atual tendo um cópia de segurança dele.

Por exemplo:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab-original
Mas antes de mais nada faça num terminal os comandos como o /selvaking/ indicou acima no post #3 e cole aqui os resultados.

Apenas um detalhe, usando o gerenciador de arquivos (o ícone onde está pasta pessoal), veja se a partição em questão aparece em  Dispositivos e, caso positivo, monte a partição em questão clicando sobre ela,

Com ela assim montada, obtenha também o resultado que aparece no mtab

Código: [Selecionar]
cat /etc/mtab
« Última modificação: 16 de Novembro de 2014, 14:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: mudei o filesystem com arquivos na partição
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2014, 00:01 »
Citar
Não marquei formatação dessa partição, já que pretendia manter os dados nela

Em complemento, apenas mais um detalhe, nesse caso, se realmente a partição em questão não foi em nada alterada, então se iniciar o sistema a partir de um live-pendrivre ou live-cdrom, você deveria estar podendo 'ver' os seus arquivos.
Faça esse teste antes de qualquer alteração.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.