Autor Tópico: Duvida particao /boot e sistema de arquivo  (Lida 6853 vezes)

Offline cmib90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Online: 18 de Novembro de 2014, 15:31 »
 :)Ola

Gostaria de saber sobre a particao /boot...

Estou fazendo uma instalação de ubuntu 64 14.10 em dual boot com windows 8.1, logo, costumo particionar o hd em:
w8.1 - ntfs
/(raiz)  -ext4 c/ j
/home - ext4 c/ j
/boot  - ext4 c/ j
swap  (4GB)

1)Vi em alguns lugares para colocar EXT2 como sistema de arquivo no /boot sempre... isso procede... existe alguma diferenca? algum problema? posso utilizar EXT4 - J como costumo no resto?

2) 30GB seria um espaco suficiente para instalar o ubuntu e programas? /(raiz)

3) tenho 8GB de ram na maquina seria necessario criar a swap? sendo que nao vou hibernar...

4) a pasta /home pode ficar em fat32 para eu compartilhar com o windows meus arquivos pessoais???

5) desempenho/seguranca do fat32 para ext4 da mutia diferenca?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2014, 15:40 »
1)sempre vi /boot como ext2, apesar de eu não usar partição /boot pq só uso 3 partições "básicas" ,swap + raiz + home, mas eu não uso W8

2) sim, partição raiz de minimo 20gb p/ ter espaço de sobra p/ programas adicionais

3) sim, vc pode abrir mão da swap se tem mais de 2gb/ram e não vai hibernar

4) não, use ext4 p/ partições do linux (/raiz e /home)... se desejar crie uma partição ntfs p/ BKP de arquivos compartilhados com w8

5) ext4 é mais segura que fat32 que é usada basicamente só em pendrives

Veja esta dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2014, 15:42 »
30GB é suficiente sim. Eu também tenho 8GB de ram e não uso hibernação, no meu caso eu criei uma partição bem pequena de 250MB para o swap, só pra dizer que tem. Ouvi dizer que não é bom ficar totalmente sem swap, mesmo com bastate memória ram. Está tudo funcionando bem.

Quanto as outras questões eu vou deixar para algum usuário mais experiente..
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline cmib90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2014, 15:46 »
Obrigado pela resposta satisfatorio e rapida... eu segui esse tutorial a primeira vez mesmo, mais com linux mint se n me engano, e usei ext4 no /boot, mais lendo por ai vi algumas pessoas falando que isso pode dar problema, o grub n reconhecer e coisas assim, entao agora vo por ext2 por seguranca...

Aproveitando, caso eu tenha problemas com o boot algum dia, posso apenas mandar instalar o grub no /boot e pronto (falando de forma basica sem considerar muito os diversos problemas que podem ocorrer), de forma que eu nao tenha problema com o resto do sistema...

se eu usar /boot o grub ficaria nessa area, apenas ele? ou nada haver?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2014, 16:27 »
sim... o grub fica na partição /boot... pelo menos eu entendo assim... recomendam usar ext2 pq parece ser acesso mais rápido que ext4

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Duvida particao /boot e sistema de arquivo
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2014, 10:14 »
:)Ola

Gostaria de saber sobre a particao /boot...

Estou fazendo uma instalação de ubuntu 64 14.10 em dual boot com windows 8.1, logo, costumo particionar o hd em:
w8.1 - ntfs
/(raiz)  -ext4 c/ j
/home - ext4 c/ j
/boot  - ext4 c/ j
swap  (4GB)

1)Vi em alguns lugares para colocar EXT2 como sistema de arquivo no /boot sempre... isso procede... existe alguma diferenca? algum problema? posso utilizar EXT4 - J como costumo no resto?
Não é preciso journalling para a partição /boot, mas se vc usar não estará fazendo nada errado.
Agora ao meu ver vc não precisa da partição /boot


2) 30GB seria um espaco suficiente para instalar o ubuntu e programas? /(raiz)
Se vc usar uma partição /home é mais que suficiente

3) tenho 8GB de ram na maquina seria necessario criar a swap? sendo que nao vou hibernar...
É sempre necessário criar SWAP, pois existem programas mal comportados que a exigem. Mas ela não precisa ser uma partição, ela pode ser um arquivo criado depois, caso haja necessidade.

4) a pasta /home pode ficar em fat32 para eu compartilhar com o windows meus arquivos pessoais???
NO linux vc pode tudo. Vc é ROOT, vc é Deus.

Eu não recomendaria

5) desempenho/seguranca do fat32 para ext4 da mutia diferenca?
fat32 não tem journalling, tem limitação em tamanho de arquivo

A diferença é gigantesca!

Obrigado pela resposta satisfatorio e rapida... eu segui esse tutorial a primeira vez mesmo, mais com linux mint se n me engano, e usei ext4 no /boot, mais lendo por ai vi algumas pessoas falando que isso pode dar problema, o grub n reconhecer e coisas assim, entao agora vo por ext2 por seguranca...

Aproveitando, caso eu tenha problemas com o boot algum dia, posso apenas mandar instalar o grub no /boot e pronto (falando de forma basica sem considerar muito os diversos problemas que podem ocorrer), de forma que eu nao tenha problema com o resto do sistema...

se eu usar /boot o grub ficaria nessa area, apenas ele? ou nada haver?

Nada a ver o que vc está falando!
O programa GRUB fica no primeiro setor (=512 bytes) do HD, chamado de MBR (Master Boot Record), ou caso vc queira, no primeiro setor de uma partição que seja de preferência uma com sistema linux. No GRUB2 este último comportamento é desencorajado. O Grub é um programa pequeniníssimo e a única coisa que fica fora do programa é o seu arquivo de configuração do menu (/boot/grub/grub.cfg) e os arquivos modulares com diversos drivers que são desnecessários caso vc saiba entrar com os comandos manualmente no prompt do grub.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049