Autor Tópico: Botão desligar  (Lida 9201 vezes)

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Botão desligar
« Online: 28 de Abril de 2016, 11:18 »
Olá, bom dia!
Eu instalei o Cinnamon 2.8 no Ubuntu, pois gosto mais desse ambiente. Não gosto do Linux MInt pois ele não roda de jeito nenhum alguns formatos de vídeo, não importa o player que usava. Então fui pra Ubuntu, mas lá não tem o Cinnamon.
Pois bem instalei o ambiente no sistema e o botão sair, onde sempre abria as opções 'desligar', 'reiniciar'...  abre apenas uma janelinha escrito "cancelar". Eu clico em cancelar e fecha a janelinha. Ridículo!
Então para deligar o pc eu só consigo pelo terminal ou puxando o fio da tomada!
 Alguém tem alguma sugestão para ver se ou resolvo o problema, ou instalo alguma aplicação que sirva para clicar e desligar. Qualquer coisa serve.
Agradeço desde já!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Botão desligar
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2016, 21:09 »
Citar
para deligar o pc eu só consigo pelo terminal ou puxando o fio da tomada!


Olá /pguarnieri/,

Voltamos no ponto já comentado no outro tópico seu: cinnamon é software de terceiros, instalado através de uma ppa, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu não tem como corrigir isso.

Qual ppa Cinnamon você instalou, a do Tsvetkov ou a do Embrosyn?

Aqui, quando cuidamos daquele outro seu tópico (do pendrive), como te falei na ocasião, eu havia instalado a do Embrosyn para poder observar melhor o cenário do que discutíamos e nessa observei também esse mesmo problema que você aponta.

https://launchpad.net/~embrosyn/+archive/ubuntu/cinnamon

Não há uma necessidade absoluta de puxar o fio da tomada ou usar o botão físico de on/off, pois uma vez que funciona reiniciar ou desligar pelo terminal sempre será possível criar dois pequeno scripts de duas linhas cada e deixá-los no desktop onde possa ser facilmente clicado ou em algum lugar e criar um link simbólico para ele no desktop, o que igualmente funcionará, não esquecendo de atribuir a permissão de execução.

Pode salvá-los, por exemplo, com os nomes de reiniciar.sh e desligar.sh

Código: [Selecionar]
#==================
Reiniciar:
#==================

#!/bin/bash

shutdown -r now

#==================

Código: [Selecionar]
#==================
#Desligar:
#==================

#!/bin/bash

shutdown -h now

#==================

Entretanto, no caso da ppa do Embrosyn ele aponta uma possível solução indicando fazer no terminal os seguites três comandos:

Código: [Selecionar]
gsettings set org.cinnamon.desktop.session settings-daemon-uses-logind true

gsettings set org.cinnamon.desktop.session session-manager-uses-logind true

gsettings set org.cinnamon.desktop.session screensaver-uses-logind false

Reinicie o sistema para que a alteração tenha efeito.

Na instalação que fiz aqui do Cinnamon funcionou, passou a exibir corretamente e a funcionar as opções Reiniciar e Desligar, experimente aí.
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 21:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Botão desligar
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2016, 15:34 »
Boa tarde!
A que eu instalei é do Tsvetkov, pois a do Embrosyn eu acredito que vi um aviso de que minha versão do Ubuntu ( 14.04 ) não suportava a mesma. Então fui atras de outra e acabei instalando a do Tsvetkov.
Vou ver isso mais tarte. Obrigado!