Autor Tópico: Dual-boot Ubuntu14.10 UEFI x Legacy  (Lida 1553 vezes)

Offline IndridCold

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dual-boot Ubuntu14.10 UEFI x Legacy
« Online: 24 de Novembro de 2014, 00:18 »
Olá pessoal,

Primeiro post meu aqui na comunidade, espero estar no espaço certo e não tocar em assunto repetido, mas dei uma boa olhada antes e não consegui achar a solução em posts anteriores.

Bem, recentemente - após um surto de ódio com o Windows - comecei a pesquisar mais sobre o Linux, e fui adorando esse novo mundo de possibilidades que se abriu em minha frente. Busquei vários fóruns, tutoriais, informações e resolvi botar a mão na massa depois de finalmente escolher qual distro usar, e a escolhida foi Ubuntu.

Como boa parte dos marinheiros de primeira viagem, cometi uma série de imprecisões, e estou aqui para pedir a ajuda de vocês, pois quero realmente adentrar ao mundo Linux.

Bom, vamos ao ocorrido. Eu criei um pendrive bootável, liguei o notbook, apertei f2 e iniciei o pendrive. Abriu a interface do Ubuntu e fui em instalar Ubuntu. A primeira dificuldade que encontrei foi ao particionar o HD e criar as partições necessárias para o Ubuntu. Os materiais que utilizei indicavam a criação de 3 partições: 1-Raiz, para instalar o Ubuntu em si em formato ext4(criei com 15GB), 2-Home, para colocar meus arquivos pessoais (criei com 20GB) 3-uma partição SWAP(deixei 2GB) para troca de arquivos, algo assim. Após criar as partições e clicar em "instalar", o ubuntu dizia que eu precisava criar uma partição para dar boot.Então eu resolvi criar uma nova partição de 300MB, e coloquei formato "/boot". Ao contrário de TODOS os tutoriais e videos que eu vi, quando eu tentava avançar dessa tela de criar as partições SEMPRE dava algo diferente, sempre vinha algum aviso de que precisava de um "boot" ou algo assim, mas depois de muito patinar nessa tela eu resolvi avançar com a instalação assim mesmo. O Ubuntu atualizou sem problemas, pediu para reiniciar e... NÃO DEU CERTO. O notebook reinicia diretamente no windows, como se o Ubuntu nem existisse... durante a inicialização não aparece opção de escolha de sistema nem nada, liga direto no Windows, sozinho.

Depois de muito fuçar nas configurações, resolvi alterar na BIOS a parte de "UEFI" para "Legacy" (não me perguntem pq eu fiz isso, nem sei o que são essas coisas). Mas o fato é que, após modificar a BIOS de UEFI para Legacy, o Ubuntu é que liga automaticamente, sem tela de escolha de sistema nem nada, liga direto no Ubuntu como se o Windows não existisse.

Agora fica a minha dúvida: O que está acontecendo?
Pq com a BIOS em UEFI o notebook liga direto no windows sem acesso ao Ubuntu?
Pq com a BIOS em Legacy o notebook liga direto no Ubuntu sem acesso ao Windows?
Isso é prejudicial de alguma maneira? Pq eu sinto que alguma coisa ta errada....
O sistema não está "fluindo" como deveria. Sempre que troca de SO o note da uma engasgada pra ligar...
Sem contar que é ruim sempre que quiser mudar de um sistema para o outro ter que mexer na BIOS.
Outro problema foi que, logo após instalar o Ubuntu e tal, o Windows deu pau e precisei dar uma formatada nele, e só depois ele passou a funcionar normalmente. Agora tá estável, apesar da sensação de algo errado.
Bom, espero ajuda de vocês para saber o que houve.
Obrigado desde já.

Creto

  • Visitante
Re: Dual-boot Ubuntu14.10 UEFI x Legacy
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2014, 21:43 »
Bem repetido, mas olhe esse abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110722.msg614643.html#msg614643

E apenas uma outra repetição: Dual boot entre W8 e Linux tem que ser Linux 64 bits e ter uma partição /boot-EFI formatada em Fat32

T+